Menu
Brasília

OAB-DF convoca protesto em frente à delegacia em Planaltina

Ato é em repúdio à prisão de um advogado, que foi algemado pelas mãos e pelos pés e posto em uma cela da 16ª DP

Redação Jornal de Brasília

30/09/2020 13h38

16a DP. Foto: Reprodução/YouTube

A Ordem dos Advogados do Brasil no DF (OAB-DF) prepara uma manifestação em frente à 16ª Delegacia de Polícia (Planaltina) na próxima sexta-feira (2), às 10h. O ato é em repúdio à detenção de um advogado no último dia 24 de setembro.

Na ocasião, o advogado teria sido algemado pelas mãos e pelos pés e posto em uma cela enquanto trabalhava. Um representante da Subseção de Planaltina-DF da OAB tentou contato com a delegacia assim que soube do caso e, segundo o órgão, o delegado se recusou a atendê-lo.

Desta forma, o ato é em defesa das prerrogativas dos profissionais. Na visão da OAB-DF, o advogado teve as prerrogativas violadas ao ser preso no exercício da profissão.

Leia, abaixo, nota conjunta assinada pelo presidente da OAB/DF, Délio Lins e Silva Jr., e os presidente de Subseções do DF:

Em razão do ocorrido no dia 24/09/2020, na 16ª Delegacia de Polícia de Planaltina-DF, onde um advogado, no exercício de sua profissão, teve suas prerrogativas violadas, foi algemado pelas mãos e pelos pés e posto na cela, e diante da postura de um Delegado de Polícia de desligar o telefone, repentinamente, esquivando-se de atender o representante da OAB local, que ligou institucionalmente para tratar sobre a prisão de advogado, a OAB/DF em conjunto com todas as Subseções do Distrito Federal CONVOCA todos os advogados para um ATO EM DEFESA DAS PRERROGATIVAS no dia 02/10/2020, as 10 horas em frente à 16ª Delegacia de Polícia de Planaltina-DF.

Esclarecemos que violar prerrogativas de advogados é desrespeitar os direitos dos cidadãos e não se trata de um privilégio da classe, mas de uma garantia de Direitos Constitucionais.

Os advogados presentes em atos praticados na delegacia respaldam o trabalho dos policiais. Tolher as suas atuações é temer à legalidade.

Exigimos respeito e uma pronta RESPOSTA por parte da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal e da Direção Geral da PCDF.

Atenciosamente,

OABDF, Presidente Délio Lins e Silva Jr;

OAB- SUBSEÇÃO de PLANALTINA-DF, Presidente Dalton Ribeiro Neves;

OAB- SUBSEÇÃO DO PARANOÁ E ITAPOÃ, Presidente Paulo Alexandre;

OAB- SUBSEÇÃO DE SOBRADINHO-DF, Presidente Márcio Caixeta;

OAB- SUBSEÇÃO DE BRAZLÂNDIA-DF, Presidente José Dias;

OAB – SUBSEÇÃO DE SAMAMBAIA e RECANTO DAS EMAS, Presidente Joana D’arc;

OAB – SUBSEÇÃO DE ÁGUAS CLARAS/DF, Presidente Eric Gustavo

OAB – SUBSECAO GAMA E SANTA MARIA, Presidente Amaury Andrade

OAB – SUBSECAO DE CEILÂNDIA, Presidente Leonardo Rabelo

OAB – SUBSEÇÃO DE TAGUATINGA, Presidente Cleider Fernandes

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado