Menu
Brasília

O engraxate que se fez doutor

O multifacetado advogado e veterinário goiano Ennio Bastos atravessou oceanos internos e externos para desaguar em sua atual paixão: a milenar Medicina Chinesa e suas terapias naturais

Lindauro Gomes

12/07/2019 6h40

Ennio Bastosfoto : Gleyce Perpetuo

Grace Perpetuo
[email protected]

O mundo está mudando para melhor, caro leitor. Eu sei: não parece verdade – mas olhe em volta e perceba: de forma insuspeita, mas inegável, uma delicada brisa de transformação sopra entre as tristes figuras de um mundo que não mais suporta a degradação.

A transformação é pessoal, local, social, econômica, ambiental e – acredite – global. Manifesta-se em todas essas esferas e brota de um único lugar: da consciência de pessoas que insistem em evoluir rumo a uma vida mais simples, plena, livre. Elas criam ao redor de si e do mundo pequenas bolhas de discernimento a serviço do eterno sonho coletivo de um mundo novo. E o fazem de forma pragmática. (“Seja você a mudança que quer ver no mundo”, disse o mestre da revolução pacífica, Mahatma Gandhi.) Pode-se dizer que o [antes] advogado, veterinário e [hoje] terapeuta de Medicina Chinesa Ennio Ferreira Bastos é um exemplo dos que percorrem esse caminho.

Inquieto, multifacetado, o goiano Ennio – pai de seis, avô de quatro – começou como engraxate e jornalista enquanto estudava para se tornar advogado. Formou-se em Direito em 1982 e lançou-se à profissão com o vigor que é sua marca.

A grande revolução pessoal de Ennio veio 20 anos depois – em meio à carreira como advogado -, quando começou a sentir no corpo e na alma o peso da profissão. “O universo é perfeito e vai te alertando; fui então em busca de minha saúde”, sorri.

Nesse processo, formou-se em Medicina Veterinária em 2006 e, num salto [quase quântico], com a formação em Saúde, conseguiu uma bolsa de pós-graduação em Acupuntura na Universidade de Nanjing, China. (Ennio explica: “eu tratava os bichos com acupuntura, mas percebia que a origem de suas doenças eram seus donos; tudo é energia; somos um todo e os animais são nossos irmãos.”)

Ennio passou dois anos na China. A transformação foi profunda: ”Aprendi a me curar ao mesmo tempo em que ajudo o próximo”. Deu certo: hoje, enquanto administra uma meningite virótica que sucumbe à sua vida saudável – ”durmo cedo e me alimento bem” -, Ennio ajuda as pessoas a reencontrarem a própria saúde.

Um espaço de paz, luz, harmonia e milenares terapias naturais

No momento, em meio a tantas atividades – eventualmente, ainda advoga – , Ennio aguarda a data da defesa pública de sua tese de doutorado em Ciências Veterinárias pela Universidade de Évora, em Portugal. A tese Comunicação de Risco em Cisticercose: Estudo de caso no Norte e Nordeste do Brasil recebeu em maio parecer favorável. Trata-se de um estudo de qualidade e segurança alimentar em torno da cisticercose, doença tropical negligenciada (DTN), que em geral acomete populações que vivem à margem.

Mas não é só: o apaixonado terapeuta acaba de inaugurar o Espaço Terapêutico Zen Jus – Medicina Chinesa e Terapias Naturais no Clube da OAB/DF. “Aqui exerço medicina complementar em humanos”, explica, mostrando o espaço claro, leve, limpo e silencioso onde ele e outros dois terapeutas oferecem terapias milenares como a ventosaterapia; a auriculoterapia; a reflexologia; a quiropraxia; a cromoterapia; a moxaterapia; e, claro, a acupuntura (aqui com agulhas ou a laser).
Reunidas – e em sua abordagem holística – essas terapias milenares da tradicional Medicina Chinesa oferecem respostas despertadas e colhidas no interior dos próprios pacientes; respostas profundas aos males que acometem quem vive mergulhado no desvario do mundo contemporâneo.

Não cabe aqui descrevê-las em profundidade, pois cada uma é, em si, um universo. A ideia inerente a todas é abordar o corpo e a mente como um todo, desobstruindo canais físicos e sutis, harmonizando-os; integrar corpo e mente e emoção; desintoxicar; permitir que o corpo e a mente tenham a oportunidade de fazer o que sabem fazer: a autocura. Sem medicamentos, nem intervenções cirúrgicas. “As pessoas estão morrendo pela boca – e, não por acaso, as indústrias de alimentos são as mesas que produzem os medicamentos”, observa, com propriedade.

Espaço Terapêutico Zen Jus Medicina chinesa e terapias naturais

  • Ventosaterapia
  • Auriculoterapia
  • Reflexologia
  • Quiropraxia
  • Moxaterapia/moxabustão com moxas elétricas
  • Acupuntura com agulhas ou a laser, sem agulhas
  • De segunda a sexta, das 8h às 20h
  • Clube dos Advogados do Distrito Federal, na SCES SHIS Trecho 2, ao lado da Ponte JK

Informações e agendamentos: 98410-4040/99985-5588

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado