Menu
Brasília

Número de desempregados no DF chega a 308 mil, aponta pesquisa da Codeplan

Arquivo Geral

29/11/2017 12h38

Foto: Reprodução/Agência Brasil

Matheus Venzi
[email protected]

Dados da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) mostram que o número de desempregados no Distrito Federal chegou a 308 mil em outubro, havendo um aumento de 3 mil pessoas em relação a setembro deste ano, período que apontava 305 mil desempregados. Os dados foram divulgado na manhã desta quarta-feira (29), durante coletiva de imprensa.

De acordo com a pesquisa feita pela Codeplan, em parceria com Secretaria de Estado do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos (Sedestmidh) e o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), jovens, mulheres e negros são os mais atingidos, além das classes mais baixas. A população feminina representa 53,5% dos desempregados, enquanto os afrodescendentes equivalem a 74,1% e os jovens com idades entre 16 e 24 anos representam 40,8%.

A precarização do mercado de trabalho também chamou a atenção. Segundo a pesquisa, a taxa de ocupação de pessoas que trabalham no setor privado sem carteira de trabalho assinada cresceu 6,3%. Por outro lado, o número de empregos domésticos cresceu 9,8%. As administrações públicas e o setor privado, por sua vez, registraram queda de 1,6% e 0,5%, respectivamente.

Diferentemente do primeiro semestre do ano, quando foi apontado um crescimento no número de empregos, o aumento de 31 mil posto de trabalho no DF não foram suficientes para atender aos desempregados.

Coletiva de divulgação da  Pesquisa de Emprego e Desemprego no DF (Foto: Matheus Venzi/Jornal de Brasília)

Coletiva de divulgação da Pesquisa de Emprego e Desemprego no DF (Foto: Matheus Venzi/Jornal de Brasília)

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado