Menu
Brasília

Novos ônibus para mais cinco regiões administrativas 

Com motor capaz de reduzir em até 80% a emissão de partículas poluentes, nova frota beneficiará Recanto das Emas, Samambaia, Riacho Fundo (I e II) e Núcleo Bandeirante

Redação Jornal de Brasília

20/11/2019 17h10

Da Redação
[email protected]

Nesta quarta-feira (20) começaram a circular em Recanto das Emas, Samambaia, Riacho Fundo I e II e Núcleo Bandeirante, 25 dos 133 novos ônibus que irão renovar a frota da Bacia 3, responsável pelo transporte público dessas regiões. A entrega dos veículos foi feita na manhã de hoje pela Secretaria de Transporte e Mobilidade do DF (Semob-DF).

A renovação dos veículos estava prevista em licitação realizada em 2011 pela Semob. Os ônibus da Urbi estão sendo renovados após oito anos de uso, antes do prazo de dez anos previsto em contrato.

De acordo com o diretor executivo da Urbi, Lucas Santos, a nova frota tem motor capaz de reduzir em até 80% a emissão de partículas poluentes em relação ao modelo anterior. Os veículos contam ainda com suspensão pneumática e freio ABS, o que proporciona mais conforto para motoristas e usuários.

“Hoje é a data oficial para iniciarmos a renovação da frota em busca de qualidade dos nossos serviços. Iniciamos nossas atividades, em 2013, com o sonho de melhorar a qualidade de vida das pessoas por meio do transporte público. Aqui na Bacia 3 o DF se destaca das grandes cidades brasileiras em condições da renovação da frota. Temos orgulho de ter um contrato que nos permite renovar a frota e manter a preservação de serviço público de qualidade”, exalta Lucas.

Nesse processo de renovação, 46 dos 133 veículos têm porta de acesso dos dois lados, que serão usados na faixa exclusiva da Estrada Parque Taguatinga (EPTG).

Administrador regional de Samambaia, Gustavo Aires fala da satisfação em receber os veículos. “São ônibus novos, mais confortáveis, oferecendo mais conforto e comodidade para os moradores de Samambaia. A população terá um transporte de qualidade, com mais eficiência”, destaca.

Para o diretor de Projetos e Manutenção da Semob, Ricardo Sérgio de Oliveira, a ação significa que a iniciativa privada está correspondendo às expectativas do setor público.

A frota de ônibus do Distrito Federal é composta por 2.822 veículos, com tempo médio de uso 5,5 anos. Ao longo de 2019, 258 ônibus já foram renovados e, até o final do ano, outros 470 serão substituídos, totalizando 728 coletivos novos.

Com informações da Agência Brasília. 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado