Menu
Brasília

Novo. Sempre e ainda mais de Brasília

O Jornal de Brasília lança amanhã nova marca, que amplia conexão com a cidade que completa 60 anos sendo bem mais que mera capital administrativa

Marcus Eduardo Pereira

20/11/2019 5h05

Lançamento nova Id Visual JBr foto : Vitor Mendonca data : 19/11/19

Rudolfo Lago
[email protected]

De Brasília. Por Brasília. Para Brasília. A partir da edição de amanhã, esse mantra se consubstancia visualmente no Jornal de Brasília em todas as suas plataformas. “É uma cara nova, para marcar um ritmo novo, um tempo novo, como parte desse conjunto de energia renovada”, explica o diretor de marketing do Jornal de Brasília, Guilherme Lombardi.

“Somos um jornal com Brasília na veia”.

A nova marca reúne uma série de referências que reforçarão a identificação do JBr com a capital federal que o abriga. Literalmente, um Jornal de Brasília. A nova tipologia da marca remete às famosas letras das placas de identificação da cidade, tão inovadoras e icônicas que fazem parte do acervo do Museu de Arte Moderna de Nova York (Moma). Cobrindo a palavra Brasília, um quadrado, que ao mesmo tempo remete à faixa colorida das placas e ao nosso “quadradinho”, o formato das linhas que demarcam o Distrito Federal nas suas fronteiras com Goiás e Minas Gerais. Amarelo, buscando na escala de cores Pantone o tom mais próximo possível ao das flores do ipê amarelo, símbolo da capital.

Ao lado da marca, ícones de diversos marcos representativos não apenas do Plano Piloto, mas das outras cidades que formam o Distrito Federal. A Torre de TV, o Palácio do Planalto, o Relógio de Taguatinga, a Torre Digital… A cada dia, esse ícone mudará na capa, reforçando a diversidade e a força de uma Brasília que há muito ultrapassou o Plano Piloto, que há muito ultrapassou a característica de mera capital político-administrativa. Uma capa viva para representar uma cidade viva e vibrante.

Nas páginas internas, as cores variam de acordo com cada editoria, como já acontece no atual projeto gráfico do jornal. E, igualmente, em cada página, uma mudança dos ícones.

“Um jornal conectado com a cidade. Uma cidade que se identifica no seu jornal. Aliado o jornal impresso com o portal na internet, com sua versão digital. Um jornal que se pretende mais do que mero veículo de comunicação, mas um produtor de conteúdo”, explica o diretor-superintendente, Renato Matsunaga.

Dez etapas

A chegada à nova marca percorreu um longo percurso baseado no perfeccionismo. Para que ela, de fato, fosse a tradução de duas coisas. Ao mesmo tempo, reforça o que sempre foi tradição no Jornal de Brasília, sua maior identificação com a cidade. Ao mesmo tempo, a marca precisava traduzir um grande reforço nesse compromisso, somado à renovação do trabalho moderno e integrado entre o tradicional e importante veículo impresso com o novo formato digital, que já é hoje acompanhado por 4,8 milhões de visitantes únicos. No total, a discussão até a chegada do visual escolhido teve dez etapas.

A ideia da marca visa unir as duas características de Brasília. Ao mesmo tempo, a cidade identificada com o poder, onde as decisões que refletem em todo o país são tomadas. Mas também uma cidade que, prestes a completar 60 anos, adquiriu vida própria. Tudo baseado numa certeza: Brasília é mais do que hoje aparece. E isso precisa ser mostrado.

Começa amanhã a nova era de um jornal dedicado e comprometido com sua cidade.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado