Menu
Brasília

Novacap desobstrui 96% das bocas de lobo do DF

Número até surpreendeu a diretoria da companhia. Diretor faz recomendações à população para evitar entupimentos

Redação Jornal de Brasília

18/02/2020 10h13

87 mil das 91 mil bocas de lobo do Distrito Federal foram desobstruídas pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) em 2019. O órgão designou 13 equipes para o serviço.

As equipes foram oriundas de oito empresas, contratadas por licitação. As oito se juntaram às cinco da própria Novacap, totalizando 130 funcionários.

O número surpreendeu o o diretor de Urbanização da Novacap, Sérgio Antunes. “Não foram 72 mil. Foram 87 mil. Ou seja, quase todas, uma vez que temos 91 mil bocas de lobo em todo o DF”.

Descuidos humanos

Segundo Sérgio Antunes, os principais obstáculos da passagem da água mais comuns são provocados pela ação humana. No ano passado, as equipes da Novacap recolheram cerca de duas mil toneladas de lixos das bocas-de-lobo.

Quando não são entulhos jogados irresponsavelmente nas bocas-de-lobo é a decisão errada de alguns moradores que também compromete o funcionamento das bocas. Entre os casos mais corriqueiros identificados pela Novacap, estão a construção de residências sobre a rede de águas pluviais e o plantio de árvore sobre as galerias de águas pluviais.

“Plantar árvores perto da rede pode atrapalhar, porque as raízes de algumas são muito grandes e invadem as bocas”, explica.

Neste caso, o diretor de Urbanização, Sérgio Antunes, orienta para que os moradores entrem em contato com a Novacap e agenda uma visita ao local para ver se a árvore é compatível com a área onde se pretende plantá-la.

Com informações da Agência Brasília

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado