Menu
Brasília

Noite violenta resulta em três assassinatos no DF

Arquivo Geral

08/09/2006 0h00

Aposentados e pensionistas chamados a partir de abril e maio para o Censo Previdenciário tem até hoje para atualizar seus dados. Caso não o façam, treat here terão o pagamento suspenso em outubro. A atualização do cadastro tem o objetivo de combater fraudes e acabar com pagamentos indevidos.

De acordo com Ministério da Previdência Social, 283 mil pessoas estão nessa situação. Os dados podem ser atualizados na própria agência bancária onde o beneficiário recebe o pagamento.

Para participar do censo, são exigidos o CPF e um documento de identificação com foto, que pode ser a carteira de Identidade, de Trabalho ou de Habilitação. O aposentado ou pensionista deve levar também  um comprovante de residência e o Número de Inscrição do Trabalhador (NIT).

A segunda etapa do Censo Previdenciário começou em abril e prossegue até janeiro de 2007. Foram convocados 14,7 milhões de aposentados e pensionistas. Até 30 de agosto, 8,5 milhões de convocados para essa fase já haviam atualizado os dados cadastrais.

 

Uma greve regional na Bolívia movida por uma disputa em torno dos poderes de uma assembléia constituinte foi iniciada hoje de maneira parcial, shop não chegando a afetar as vitais exportações de gás natural do país.

A greve que atingiu quatro dos nove departamentos (estados) bolivianos, o maior desafio contra o presidente Evo Morales desde sua chegada ao poder no início do ano, está sendo observada "pela metade" e é contundente apenas na cidade oriental de Santa Cruz, um bastião da direita, segundo estações de rádio e televisão.

No restante do país a situação é de normalidade, e segundo a imprensa, as atividades econômicas chaves, como as exportações de gás natural à Argentina e ao Brasil, continuavam sem alterações.

A greve declarada pelos comitês cívicos dos distritos de Santa Cruz, Tarija, Beni e Pando representa o maior desafio às reformas iniciadas por Morales, que, entretanto, não atribuiu maior importância ao protesto, afirmando que já foi aberto um diálogo.

A disputa foi provocada principalmente em torno de quanto poder deve ter a assembléia constituinte instalada há um mês, que se declarou "originária e plenipotenciária" por iniciativa da maioria governista, o que, segundo a oposição, lhe confere tanto poder que ela poderia até mesmo fechar o Congresso.

Evo Morales quer que a assembléia defina questões delicadas, tais como a propriedade da terra e dos recursos naturais, além das reivindicações de autonomia regional no país mais pobre da América do Sul.

Dentro de seu plano de infundir vida nova ao país, o governo lançou em maio uma nacionalização dos recursos energéticos que vem tropeçando em obstáculos por falta de recursos para levá-la adiante.

"A greve é pacífica e contundente. Esta é uma demonstração da vontade democrática do povo de Santa Cruz", disse a jornalistas o presidente do Comitê Cívico do departamento de Santa Cruz, Germán Antelo, convertido em líder do protesto.

Apesar disso, em pelo menos quatro cidades menores de Santa Cruz a greve não estava sendo acatada, e essa situação se repetia nos outros distritos convocados para participar da greve, segundo as estações de rádio católicas.

A rádio Fides destacou um anúncio do chefe do setor moderado da oposição, o empresário do setor do cimento Samuel Doria Medina, segundo o qual, numa longa negociação feita ontem, as bancadas constituintes chegaram a um acordo sobre 100 dos 104 artigos do regulamento interno da Assembléia Constituinte, outro dos pontos que provocam divergências.

"Estamos a um milímetro do consenso. A greve não se justifica", disse Doria Medina, revelando que a bancada governista pode concordar em rever o regulamento polêmico.

Quase a mesma coisa foi dita ontem pelo presidente Morales, quando afirmou que "depois que foi aberto o diálogo, a greve deixou de ter importância. Ela é desnecessária".

Morales desmentiu rumores sobre a decretação de um "estado de emergência", embora tenha insistido que o protesto é sobretudo um ato político provocado pela aliança direitista Podemos, do ex-presidente Jorge Quiroga.

 

A noite no DF foi violenta, website like this com pelo menos três homicídios e quatro tentativas de assassinato registrados. Por volta da 0h10, cialis 40mg Ismael Vieira da Silva, seek de 23 anos, morreu na QR 210 em Santa Maria, depois de receber golpes de facas de Charles de Oliveira Ribas, de 18 anos. Preso em flagrante, o autor, que já respondia por uma tentativa de homicídio, está detido.

Na Estrutural, por volta das 23h20, o jovem Leandro Cunha de Jesus, de 19 anos, morreu após ser baleado na cabeça. O crime aconteceu na Quadra 1, em frente à Igreja Universal. Ele chegou a ser resgatado, mas morreu antes de chegar ao hospital. O autor do crime ainda não foi identificado.

Outra morte aconteceu por volta das 17h20, na AR-14, em Sobradinho II.. Roniere Johnne Silva Diniz, 24 anos, foi atingido por disparos de arma de fogo e morreu no local. O autor do crime está sendo investigado pela 25ª DP.

Bruno Ricardo de Souza Figueiredo, de 19 anos, foi atingido às 22h por disparos de arma de fogo em uma das mãos e na coxa esquerda, quando passava próximo a QR-425, em Samambaia. A vítima foi socorrida ao Hospital Regional de Samambaia e a autoria do crime está sendo investigada pela 26ª DP.

Em Ceilândia Norte, em frente ao Bar Zero, na EQNP 11/15, Webert Cabral de 30 anos foi atingido por vários golpes de faca após reagir a um assalto, por volta das 21h40 de ontem. Webert foi levado ao Hospital Regional da Ceilândia e a 19ª DP investiga o caso.

Josué Abraão da Silva, de 20 anos, foi atingido no ombro por um disparo de arma de fogo, por volta das 19h de ontem, na QR-317 em Santa Maria. No mesmo horário, o jovem Eder Monteiro da Assunção, de 19 anos, foi preso em flagrante entre as QRs 213/215, em Samambaia, depois de tentar atingir com arma de fogo, Ernandes Rodrigues Batista, que não ficou ferido.

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado