Menu
Brasília

No Museu, Brasília comemora o Dia Internacional da Ioga

Aula pública reuniu mais de 500 instrutores no centro da capital federal. Data é comemorada desde 2014

Willian Matos

21/06/2019 14h06

Foto: José Cruz/Agência Brasil

Da redação
[email protected]

Hoje, 21 de junho, é comemorado o Dia Internacional da Ioga. A prática, considerada uma dos maiores a favor da saúde pública do país, foi celebrada em vários lugares do mundo. Em Brasília, uma aula pública com mais de 500 instrutores marcou a data.

O aulão aconteceu no pátio do Museu Nacional da República, no centro da capital federal. A Embaixada da Índia promoveu o evento. Em 2014, ano da demarcação da data, a Assembleia da ONU aprovou uma proposta feita pelo primeiro-ministro da India, Narendra Damodardas Modi.

A Embaixada da Índia celebra o Dia Internacional da Ioga com uma grande sessão de ioga na área externa do Museu Nacional da República, na Esplanada dos Ministérios.
A Embaixada da Índia celebra o Dia Internacional da Ioga com uma grande sessão de ioga na área externa do Museu Nacional da República, na Esplanada dos Ministérios. – José Cruz/Agência Brasil

O encarregado de Negócios da Embaixada da Índia, em Brasília, A. Koventhan, falou dos benefícios da ioga para as pessoas. “A ioga oferece inúmeras recompensas, melhora nossa saúde, auxilia nosso desempenho no local de trabalho e nos assegura paz de espírito”, afirmou Koventhan. Ele abriu a aula pública

São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Piracicaba e Atibaia (ambas em São Paulo), entre outras, também realizam solenidades comemorativas hoje.

A secretária de Turismo do Distrito Federal, Vanessa Mendonça, quer fazer de Brasília seja a capital brasileira de ioga. “A ioga já é o maior movimento de massa do país [que atua em favor] da saúde pública”, afirmou o diplomata. Ele observou que o Ministério da Saúde já aprovou a realização de 10 ações integrativas no Sistema Único de Saúde (SUS), com base na prática da ioga. Com isso, conforme disse Koventhan, será possível oferecer para todos, “seja para um filho esperançoso, um jovem aspirante, um pai ou idosos [uma prática] que permita a harmonia com o ambiente em que vivemos”.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado