Menu
Brasília

No Conic, a esperança está na beleza das luzes

Empresários do tradicional centro comercial acreditam que os painéis de LED recentemente fixados, como o do Jornal de Brasília, darão maior visibilidade a seus negócios, além de embelezarem a “Times Square brasiliense”

Vítor Mendonça

28/09/2020 6h21

Esperança de luz para o Conic

Empresários acreditam que o ambiente “Times Square” revitalizará o setor antes abandonado

Os painéis de LED fixados no polo comercial Conic, localizado no Setor de Diversões Sul (SDS), área privilegiada no centro do Plano Piloto, estão enchendo de esperanças os empresários do comércio local.

Eles acreditam que a maior visibilidade trazido para o que já ganha o apelido de “Times Square brasiliense” poderá ajudar a revitalizar o setor. A referência é a famosa confluência de duas das principais ruas de Nova York, a junção da Broadway com a Sétima Avenida, mundialmente conhecida por seus grandes painéis luminosos.

Para eles, as luminosas empenas servirão para reverter as impressões que o setor acumulou com o passar dos anos pela população como uma área esquecida em Brasília. Quem trabalha no local está confiante de que a inovação pode significar novos tempos ali.

Mais segurança

Assim acredita Marco Antônio, 65 anos, dono da Marco Antônio Óticas, localizada logo abaixo do novo painel luminoso inaugurado no fim de agosto. “Melhorou para o setor todo porque essa iluminação à noite é muito importante”, opinou. “O setor era muito mal visto antigamente, mas melhorias como essas trazem mais segurança também”, completou.

O comerciante está no local há 30 anos e entende que a novidade serve como instrumento para a revitalização da área. “Valoriza bastante, apesar de agora na pandemia não demonstrar grandes resultados quanto à clientela, mas com certeza ele vai atrair mais pessoas para o Conic”, continuou.

Para Maria Conceição, 53, proprietária do salão de beleza Raycon, o visual deu uma boa aparência para os prédios comerciais. “Ficou muito mais bonito e clareou bastante a área. Ficou muito bom, chama mais atenção. Esperamos que traga vida ao Conic [com mais pessoas circulando]”, disse.

Ela acredita que o setor é mal falado injustamente, uma vez que nenhuma situação de risco lhe aconteceu nos 22 anos que frequenta e trabalha no local.

“Mas acho que foi só o início daquilo que precisamos”, afirmou a dona do negócio de beleza que está ali há 19 anos. Maria acredita que a segurança também será maior. “Com certeza também está mais seguro. Estamos em um momento complicado [pela pandemia], mas que vai fazer uma diferença muito boa, com certeza vai”, finalizou.

Muitos benéficos

O frequentador assíduo da praça econômica, André Ribeiro, 58, roda os meandros do Conic há mais de 30 anos. Ele é amigo de longa data do dono de uma loja de discos de vinil no local. Para ele, os painéis “foram muito benéficos e muito bem colocados”, uma vez que a claridade e iluminação dão “muito mais segurança”.

“Já percebi que está tudo mais limpo também. Agora está ‘top’. Com certeza vai mudar tudo e trazer muito mais gente. A iluminação traz vida”, considerou.

A expectativa é que, a curto prazo, toda a mentalidade sobre o Setor de Diversões Sul seja mudada para aquilo que o urbanista Lúcio Costa já pensara quando, com Oscar Niemeyer criou Brasília: um centro como referência de inovação e vanguarda – não apenas para o Brasil, mas também para o mundo. Os paineis luminosos são apenas o começo da transformação da nossa Times Square.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado