Menu
Brasília

Nesta sexta será liberada nova pista da descida do Colorado

Esta é mais uma etapa da obra do LTC que será liberada para a população e visa desafogar o trânsito da saída norte do DF

Redação Jornal de Brasília

26/09/2019 15h54

Agenda Capital

Da Redação
[email protected]

Nesta sexta-feira (27) o  Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER/DF) vai liberar a partir das 10h, mais um trecho pronto da obra de Ligação do Torto-Colorado. Trata-se de 5,2 km de extensão da via marginal entre o Torto e o Colorado, sentido Sobradinho/Brasília.

O objetivo com a liberação do fluxo para esta nova via é desafogar o trânsito de aproximadamente 50 mil veículos que passam por esta rodovia todos os dias. Com a liberação, a operação de faixa reversa na descida do Colorado, que é operada pelos agentes do DER/DF pela manhã nos dias úteis, entre 6h e 9h30 não será mais necessária. A partir da próxima segunda-feira (30/9), a operação não será mais realizada no período matutino.

Trechos que já foram liberados

Em abril deste ano foi liberado o primeiro trecho pronto: o acesso à DF-150 por dois novos viadutos. Aproximadamente 30 dias depois, conforme previsto pelo departamento, foi liberado o acesso do balão do Colorado ao Lago Oeste. A previsão é de que o 4º trecho a ser liberado seja a subida do Colorado, porém ainda sem data definida.

A obra do LTC

A Ligação Torto-Colorado (LTC) foi iniciada em 2014. Esta grandiosa obra, de R$90 milhões, integra junto com o Trevo de Triagem Norte (TTN) a obra que visa desafogar o trânsito de toda a saída norte do DF.

O LTC engloba os serviços de Implantação da 3ª pista entre o Torto e o Colorado, duplicando a capacidade de fluxo da via, a implantação de ciclovias, a construção de viaduto de acesso ao Bairro Taquari, Núcleos Rurais e DF-150.  O trabalho total está com 90% de execução e a previsão de conclusão da obra é dezembro de 2019.

As obras do LTC, especificamente, são fundamentais para livrar a saída norte do DF dos infindáveis engarrafamentos que diariamente ocorrem nos horários de pico (de 6h as 9h30 e de 17h30 as 19h45), que tanto prejudicam os usuários da DF-003 e das cidades de Planaltina, Sobradinho I e II e diversos condomínios do Grande Colorado, da DF-150. A população média nessas cidades é em torno de 370 mil pessoas.

Com informações da Agência Brasília.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado