Menu
Brasília

Natal Monumental: Torre de TV será a maior árvore iluminada do Brasil

O evento vai acontecer entre 7 de dezembro de 2019 a 6 de janeiro de 2020, e conta com uma megaestrutura que estará montada ao lado da Torre de TV

Aline Rocha

11/09/2019 15h01

Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília

Da Redação
[email protected]

O Governo do Distrito Federal (GDF) e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF) vão lançar, em dezembro deste ano, um novo evento para colocar Brasília no calendário natalino do país, o Natal Monumental. 

Bolas de Natal de 8 metros de diâmetro no canteiro central do Eixo Monumental; carretas com corais circulando por regiões administrativas, uma vila do Papai Noel e a Torre de TV como maior árvore de Natal iluminada do país.

O evento vai acontecer entre 7 de dezembro de 2019 a 6 de janeiro de 2020, e conta com uma megaestrutura que estará montada ao lado da Torre de TV, no Eixo Monumental. Nela, espetáculos como a Orquestra Filarmônica de Brasília e atrações natalinas envolvendo bailarinos, cantores, músicos e atores – além de uma área de gastronomia. O evento será gratuito. 

Diariamente, às 20h, a iluminação especial será acesa, transformando a Torre de TV na maior árvore de Natal do Brasil. Umshow pirotécnico de três minutos de duração ocorre em seguida e será só na noite de abertura da festa, em 7 de dezembro.

O evento tem o apoio do Banco de Brasília (BRB) e do Serviço Social do Comércio do DF (Sesc-DF) e será inspirado no Natal de luzes de Gramado (RS) – que atrai todos os anos cerca de 2 milhões de turistas à cidade gaúcha nos meses de dezembro.

O lançamento oficial está marcado para 7 de dezembro de 2019. Nesta quarta-feira (11), um termo de cooperação técnica foi firmado entre o GDF e a Fecomércio-DF criando o Natal Monumental. O governador do Distrito Federal Ibaneis Rocha e o presidente da entidade, Francisco Maia, assinaram o documento.

Visitantes

“A cadeia hoteleira, o comércio e setor de entretenimento da cidade precisam de estímulos e é isso que estamos fazendo. Além de criar um evento único para quem mora na cidade”, afirma o governador Ibaneis, para quem a geração de empregos e o fomento ao turismo no DF são pontos a serem bastante explorados.

“Brasília, historicamente, nos finais de ano, as famílias daqui saem para encontrar seus parentes em outros estados. O que queremos é trazer esses familiares dos moradores para cá”, aposta Francisco Maia.

Responsável por iluminações como a da festa de réveillon do Rio de Janeiro, da árvore de Natal da Lagoa Rodrigo de Freitas, também do Rio, e da abertura dos Jogos Olímpicos em 2016, diretor geral do projeto, Abel Gomes fará a iluminação da Torre de TV.

A projeção poderá ser vista a uma distância de 5 quilômetros. A Vila do Noel e um coreto para a apresentação de corais – com calendário específico de apresentações – complementarão o cenário.

Regiões administrativas

Como parte das atividades do SESC-DF, um caminhão e duas vans levarão artistas, músicos e materiais cênicos para 12 regiões administrativas, onde serão realizadas apresentações de artistas locais para moradores e visitantes.

No Eixo Monumental, um espaço climatizado de 3 mil metros quadrados será montado para atividades recreativas e educativas. Um planetário e um oceanário infláveis também vão para entreter crianças e adultos.

Também participaram da assinatura do termo de cooperação o presidente do BRB, Paulo Henrique Rodrigues, e os secretários de Turismo, Vanessa Mendonça, e de Desenvolvimento Econômico, Ruy Coutinho.

 

Com informações da Agência Brasília

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado