Menu
Brasília

Nasf em sua Casa: UBS 5 de Taguatinga vai à residência de pacientes

Projeto tira dúvidas e orienta sobre temas escolhidos pela própria população

Willian Matos

22/08/2019 10h07

médicos

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Willian Matos
[email protected]

Visando esclarecer dúvidas da população, a Unidade Básica de Saúde 5 de Taguatinga decidiu criar um meio de ir até o paciente para um bate-papo sobre saúde. Trata-se do projeto Nasf em sua Casa, que permite que as pessoas atendidas pela UBS 5 agendem uma data para receber os profissionais da unidade.

O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), então, vai ao local marcado, em horário comercial ou não, e faz um bate-papo com o paciente. O projeto incentiva as pessoas a juntarem alguns vizinhos para a reunião, para que a maior parcela possível da população fique assistida.

O enfermeiro e gerente da unidade, Wellington Antônio da Silva, um dos idealizadores do Nasf em sua Casa, conta que sempre pensou na ideia de levar saúde à população, baseando-se nos costumes do passado, quando as pessoas se visitavam mais, reunindo-se na casa de uma família da vizinhança para conversar sobre o cotidiano. Wellington fala sobre o projeto. “Na nossa área de abrangência, temos muitos idosos com dificuldade de locomoção. Então, estar mais perto deles, dar orientações sobre como conviver com as enfermidades e melhorar a qualidade de vida, pode ser uma ação mais efetiva do que esperar pela ida desse paciente à UBS”, pondera.

O idealizador acredita que os diálogos poderão orientar sobre a prevenção de acidentes com idosos dentro de casa, mostrando como evitar os riscos de queda, o uso de calçados, cuidados no banheiro, por exemplo. Pode, ainda, orientar sobre o uso de medicações, alimentação e nutrição, bem como levar algumas práticas integrativas, fazendo com que a população aprenda a se exercitar em casa.

Não há um tempo estabelecido para a visita, dependendo de cada tema a ser abordado e das dúvidas a serem sanadas. “Queremos promover saúde de maneira mais próxima e humanizada”, frisa Wellington. “A iniciativa pretende abranger, também, escolas, empresas e organizações. Queremos que a população busque saúde”, conclui.

O projeto conta com o apoio da Superintendência da Região de Saúde Sudoeste. Para a superintendente, Lucilene Florêncio, “iniciativas como essa são de extrema importância para a promoção de saúde da população, para prevenir o adoecimento e, assim, evitar que mais pessoas busquem o atendimento hospitalar. Trabalhamos para ter uma população mais saudável e com qualidade de vida”.

Equipe

A equipe do Nasf em Sua Casa é formada por um farmacêutico, um nutricionista, um fisioterapeuta, uma fonoaudióloga e um assistente social. Os profissionais estão responsáveis pela implementação desse projeto inovador, que é diferente e complementa o trabalho realizado pelos Agentes Comunitários de Saúde.

Serviço

Os interessados em solicitar uma reunião em casa, escola ou empresa devem entrar em contato com a UBS pelo telefone 99107-4230 (falar com Wellington) ou ir até a unidade, que fica na Área Especial 23, Setor D Sul, Taguatinga Sul. O serviço está disponível apenas para a área de abrangência da UBS 5 de Taguatinga.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado