Menu
Brasília

Não há provas de fraude envolvendo idade de ginastas chinesas, diz COI

Arquivo Geral

22/08/2008 0h00

Giselle Davies, porta-voz do Comitê Olímpico Internacional (COI), disse hoje que “não há provas até o momento” de que as ginastas chinesas He Kexin, Jiang Yuyuan e Jang Yilin sejam menores de 16 anos, idade mínima permitida para que um atleta possa competir em Jogos Olímpicos.


A Federação Internacional de Ginástica (FIG) desenvolve uma investigação após inúmeras fontes terem levantado suspeitas sobre a idade real das ginastas chinesas.


“O COI cumpre com sua obrigação para que sejam esclarecidas todas as dúvidas. Estamos à espera do relatório final da FIG, mas por enquanto não há evidência de um descumprimento das normas de elegibilidade por idade”, avaliou a porta-voz do COI.


“Também foram disponibilizadas certidões de nascimento que são corretas”, disse Giselle em entrevista coletiva habitual realizada no centro internacional de imprensa dos Jogos.


Wang Wei, porta-voz do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Pequim (Bocog, em inglês), afirmou que a “China apresentou todos os documentos que comprovam a idade das ginastas e que estas estavam aptas a competir, tanto que a própria FIG havia dado a elas sinal verde para isso”.


Normas da ginástica estabelecem que o atleta deve completar 16 anos pelo menos dentro do ano em que serão realizados Jogos Olímpicos.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado