Menu
Brasília

Mutirão quer plantar um milhão de árvores na cidade

O mutirão de plantio faz parte do movimento Tempo de Plantar, idealizado pelo ambientalista Paulo César Araújo e conta com a participação voluntária da sociedade brasiliense

Marcus Eduardo Pereira

06/12/2019 5h00

Atualizada 05/12/2019 23h32

Tempo de Plantar –crédito: reproducao/ Instagram

Larissa Galli
[email protected]

Junto com a época das chuvas chega também o tempo de plantar. Pensando nisso – e também na reconexão com a natureza – moradores de várias regiões do Distrito Federal vão para os parques e ruas da capital com a missão de plantar um milhão de árvores nativas do Cerrado no próximo domingo.

O mutirão de plantio faz parte do movimento Tempo de Plantar, idealizado pelo ambientalista Paulo César Araújo e conta com a participação voluntária da sociedade brasiliense. Ao todo, 13 unidades de conservação do DF serão cenários do plantio, entre elas o Parque Urbano e Vivencial do Gama; Parque Ecológico e Vivencial Bosque dos Eucaliptos e Parque Ecológico Ezechias Heringer, no Guará; Parque Urbano Bosque do Sudoeste; Parque da Asa Sul; Parque Olhos d’Água, na Asa Norte; Parque das Garças e Parque Vivencial I, no Lago Norte; Parque Ecológico Águas Claras; Parque Recreativo do Setor O, em Ceilândia; Parque Ecológico Veredinha, em Brazlândia; Parque Ecológico Saburo Onoyama, em Taguatinga, e Parque Três Meninas, em Samambaia.

“Queremos que as pessoas tenham a experiência de regeneração da terra. Esse é um convite da Mãe Terra para que todos se conscientizem e se reconectem com a natureza. A terra nos dá tudo que precisamos, então por que não cuidamos dela?”, indaga Paulo. “Lançamos esse desafio para a sociedade. Se todo mundo plantar várias árvores diversas, acredito que nós conseguiremos conter o desmatamento”, completa.

Organizado desde março, o Tempo de Plantar criou comitês de plantio em várias regiões administrativas do DF. A meta de um milhão de árvores é ambiciosa. Por isso, Paulo está contando com o engajamento da sociedade. O movimento conseguiu arrecadar algumas mudas, os voluntários vão comprar outras e o Instituto Brasília Ambiental (Ibram) vai disponibilizar 4 mil mudas divididas entre os 13 locais de plantio administrado pelo órgão.

O Ibram também vai dar apoio para abertura dos berços, com a atuação dos agentes na definição dos espaços de plantio e das espécies de mudas e com o acompanhamento do trabalho dos voluntários no domingo.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado