Menu
Brasília

Mutirão de Limpeza em São Sebastião combate dengue

Arquivo Geral

22/01/2010 0h00

A cidade de São Sebastião passará por uma grande faxina. A Administração Regional de São Sebastião, em parceria com SLU, está promovendo o Mutirão da Limpeza. O objetivo da ação é prevenir a dengue na cidade, que no passado foi um problema na região. Com isso, ação será intensificada em todos os bairros da cidade.


O trabalho do mutirão, que começou na última terça-feira, é acompanhado por um carro de som. Todos os dias pela manhã, o carro avisa os moradores para a retirada de lixo dos lotes. Em seguida, será a vez da ação dos trabalhadores, que passam recolhendo os entulhos depositados nas portas das casas. Entre as ações, serão realizadas atividades como: conserto de pequenos trechos de calçadas, roçagem, retirada de lixo e entulho e pintura de meios-fios.


Além da Administração Regional e do SLU, o mutirão envolve o trabalho da Força Tarefa e da Novacap.



Saiba Mais


A dengue é transmitida principalmente pelo Aedes aegypti. O inseto é encontrado principalmente em locais de grande concentração humana. Vive dentro das casas (sob mesas, cadeiras, armários etc.), alimentando-se da seiva das plantas. Somente a fêmea transmite a doença, quando pica o homem em busca de sangue para amadurecer os ovos. Ela ataca durante o dia, principalmente ao amanhecer e no final da tarde, preferencialmente nas pernas.


Controle do mosquito


O controle é feito basicamente através do combate ao mosquito vetor, principalmente na fase larvar do inseto. Deve-se evitar o acúmulo de água em possíveis locais de desova dos mosquitos. O mosquito da dengue coloca seus ovos em lugares com água parada limpa. É importante tratar de todos os lugares onde se encontram as fases imaturas do inseto, neste caso, a água. Quanto à prevenção individual da doença, aconselha-se o uso de janelas teladas, além do uso de repelentes.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado