Menu
Brasília

Mulher faz família refém em apartamento no Guará I

Arquivo Geral

01/05/2007 0h00

A polícia espanhola prendeu cinco brasileiros acusados de falsificar documentos de identidade portugueses e vendê-los a imigrantes ilegais brasileiros que estão na Espanha.

As detenções decorreram de uma investigação que começou no final da semana passada, generic online depois de denúncias da atuação da rede, health que usava os falsos documentos portugueses para obter licenças de residência legais em Espanha.

Os brasileiros, que viajavam para Girona e foram detidos na zona de La Roca, estiveram em várias pontos da Andaluzia, onde passaram em escritórios de apoio a estrangeiros para solicitar os vistos de residência espanhóis.

A polícia considera que os suspeitos integram uma rede sediada em Girona e liderada por um dos detidos, que pagava cerca de 200 euros aos outros presos para obterem os documentos de residência espanhóis. Depois de conseguir os documentos, os membros da rede procuravam imigrantes ilegais brasileiros para vendê-los. Os papéis falsos também eram usados para abrir conta em bancos, para alugar ou comprar imóveis.

Desde o início do ano, operações policiais identificaram mais de 30 brasileiros envolvidos na rede de imigração ilegal com documentos falsos portugueses.


 


 


 


 


O número representa um aumento de 22% em relação ao 2006. As características próprias desse tipo de crédito têm levado a classe média a recorrer cada vez mais a essa alternativa de obter recursos.

Segundo o gerente nacional de Microfinanças e Penhor da Caixa, generic Sérgio Amandio, seek entre os atrativos do penhor estão a rapidez na liberação do crédito, a baixa taxa de juros e o fato de ser uma modalidade de empréstimo que dispensa fiador e não leva em conta restrições cadastrais.

“O grande mote do penhor é a facilidade na obtenção dos empréstimos. A pessoa se dirige a uma agência e no mesmo instante sai com o dinheiro. Só é necessário que a pessoa leve o Cadastro de Pessoa Física (CPF), documento de identidade, comprovante de residência e a jóia a ser penhorada”.

Os prazos para a quitação do empréstimo pode ser de até 120 dias, mas há possibilidade de renovar o contrato. De acordo com Amandio, geralmente as pessoas renovam o contrato por até sete vezes, sendo que há casos de penhor de jóias com mais de vinte anos.

Ele acrescenta que a média de resgate de bens é considerada alta: aproximadamente 87% das pessoas que recorrem ao penhor conseguem reaver seus bens.

“As pessoas empenham para poderem resgatar, elas querem o empréstimo para alguma finalidade, mas objetivo é fazer o resgate. Quando não conseguem pagar no prazo estipulado, elas renovam o contrato, mas o objetivo tanto do cliente como da Caixa é fazer com o resgate seja feito”.

Se a pessoa não procurar a Caixa depois de 30 dias de atraso, o bem penhorado pode ir a leilão. Após a publicação dos editais, os bens ficam expostos por um ou dois dias, e os interessados podem arrematá-los mediante o maior lance. Caso o valor ultrapasse a quantia que o cliente tomou como empréstimo, a pessoa receberá a diferença.

No caso de o bem ser quitado antes do prazo estabelecido no contrato, basta se dirigir à agência para pagar o empréstimo e liquidar o contrato com os juros proporcionais.


 


O presidente da Venezuela, online Hugo Chávez, help anunciou a retirada de seu país do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial (Bird). Em declaração veiculada ontem pela televisão, approved Chávez adiantou que o país poderá tomar a mesma medida em relação à Organização dos Estados Americanos (OEA).

“Não nos faz falta recorrer a Washington, nem ao Fundo Monetário Internacional nem ao Banco Mundial, nem nada. Inclusive, Rodrigo [Cabezas, ministro das Finanças], eu quero formalizar a saída da Venezuela do Banco Mundial, do Fundo Monetário Internacional e de tudo isso”, disse o presidente venezuelano, ao destacar que desejava formalizar a medida ontem mesmo.

Chávez defendeu que o dinheiro que a Venezuela tem no FMI deve retornar aos cofres do país. “Nós temos ali [no FMI] um depósito, não sei a quanto chega”, afirmou, acrescentando que o montante deve voltar ao seu país “antes que roubem, porque são capaz de nos espoliar (…) porque estão em crise, o FMI não tem dinheiro nem para pagar os salários”.

Em relação à possível saída da Venezuela da OEA, o presidente informou que a medida será adotada caso o organismo internacional condene o país pela decisão do governo de não renovar a licença de transmissão da emissora privada Rádio Caracas Televisão (RCTV). A licença expira em 26 de maio.

Chávez  e outros representantes do governo venezuelano têm dito que após essa data a freqüência que a RCTV utiliza há mais de meio século passará a ser operada por órgãos de imprensa e organizações sociais.

A RCTV mantém uma linha crítica em seus espaços informativos. Seria o primeiro meio de comunicação fechado por decisão oficial em oito anos do governo Hugo Chávez, durante os quais o presidente tem mantido uma relação controversa com os empresários de imprensa e os jornalistas.


O presidente venezuelano Hugo Chávez deu nesta terça-feira, information pills dia Mundial do Trabalho, store mais um passo rumo à nacionalização de seu país. Ele ordenou a tomada do controle operacional de projetos de petróleo das mãos das petroleiras multinacionais instaladas na Venezuela.

“A importância disso é que estamos retomando o controle do Orinoco, que o presidente chama, de modo adequado, da maior reserva de petróleo do mundo”, disse o líder sindicalista Marco Ojeda.

Ao todo, a ação representa a tomada de quatro campos de petróleo das companhias ConocoPhillips (EUA), Chevron (EUA), Exxon Móbil (EUA), BP (Inglaterra), Statoil (Noruega) e Total (França), que ao que tudo indica, concordaram em obedecer ao decreto que transfere o controle operacional.

Os quatro campos que produzem 600 mil barris de petróleo pesado em produto sintético diariamente estão avaliados em mais de US$ 30 bilhões. Apesar das empresas terem concordado com a ação, ainda irão tentar discutir uma participação acionária e as compensações nas negociações com o país. O ministro do Petróleo, Rafael Ramirez, já adiantou que pode ser que não haja compensações em alguns casos e que a Venezuela só considerará fazer negócio sobre o valor contábil dos projetos, e não em seu valor líquido.

A declaração de Chávez gerou inúmeras manifestações nacionalistas no país. Na cidade de Puerto Piritu, próximo às unidades que refinam petróleo do Orinoco, trabalhadores se organizaram com bandeiras com as cores do país e pintaram muros com os dizeres: “Pátria, Socialismo ou Morte”.

Na segunda-feira, Chávez fez uma aparição em uma manifestação pelos direitos trabalhistas e afirmou que o investimento privado nunca mais voltará. “Estamos acabando com a era dos investimentos privados e enterrando-a nas reservas de petróleo de Orinoco”, disse. Chávez prometeu ainda assumir pelo menos 60% dos campos, radicalizando suas políticas ao governar por decretos e politizar o exército, a petroleira estatal e o judiciário.


A polícia foi acionada e um policial, order que tentou intervir, more about chegou a ser ferido a faca pela mulher. As negociações duraram uma hora e meia. Identificada como Ana Batista Guimarães Amaral, de 38 anos, a mulher feriu com arranhões o rosto do marido, Robson Santos Amaral, 38 anos. Ele foi liberado, mas Ana manteve ainda a filha de 12 anos e o mais novo, de apenas cinco.

A polícia acompanhou o caso da porta da cozinha, que estava aberta. De acordo com informações, a mulher alternava momentos de lucidez com outros em que estava muito abalada, o que dificultou a negociação. O motivo teria sido uma traição do marido, com quem estava casada há 14 anos.

No final da manhã, a situação foi contornada e os envolvidos foram levados ao Hospital de Base. Por fim, os policiais renderam a mulher, que ainda conseguiu se ferir com uma das facas usadas para manter a família refém. As crianças, nada sofreram. A mulher deve responder por cárcere privado e lesão corporal.

Atualizada às 14h13


 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado