Menu
Brasília

Mudanças no trânsito: viaduto da EPTG/EPCT está na lista

Equipes de fiscalização farão intervenções para a realização de caminhadas no Recanto das Emas e Samambaia e para bloco pré-carnavalesco na Orla da Ponte JK e Jardim Botânico

Redação Jornal de Brasília

31/01/2020 21h24

Nas próximas segunda (3) e terça-feiras, em função da fase final dos serviços de pavimentação do alargamento do viaduto da Estrada Parque Taguatinga-Guará (EPTG) com a Estrada Parque Contorno (EPTC), o trânsito no local sofrerá algumas alterações  para recapeamento de quatro faixas da EPTG. Os serviços serão realizados das 9h às 18h e os motoristas que circulam pela região devem ficar atentos a desvios e interdições.

Na segunda-feira, as equipes irão atuar no recapeamento de duas faixas da via EPTG, no sentido Taguatinga/Plano Piloto. Um desvio de 200 metros, na altura do tabuleiro do viaduto, será criado para que o trânsito tenha fluidez em três faixas, sem prejuízo aos condutores. Além disso, as alças do viaduto, para quem circula nesse sentido da EPTG, serão totalmente interditadas.

Já na terça-feira (04), a mesma logística de trânsito será aplicada aos veículos que circulam pela EPTG no sentido Plano Piloto/Taguatinga. Será criado um desvio de 200 metros com três faixas, e outras duas alças do viaduto serão interditadas para recapeamento das duas faixas restantes da EPTG.

“Recomendamos aos motoristas atenção total com os desvios e interdições. Tudo estará sinalizado para que o impacto seja o menor possível. Principalmente para aqueles que precisam utilizar as alças dos viadutos, recomendamos procurar alternativas para não serem pegos de surpresa”, recomenda o subsecretário de Acompanhamento e Fiscalização de Obras, Ricardo Terenzi.

Essencial para a mobilidade do trânsito próximo de Taguatinga, o alargamento do viaduto da EPTG com a EPTC está próximo de ser entregue à população local. Já em fase final, as obras se concentram, no momento, nos serviços de pavimentação.

“Tecnicamente não é recomendada a execução de pavimentação asfáltica em piso molhado. Isso porque a massa asfáltica que utilizamos nesse tipo de serviço precisa ser trabalhada a uma temperatura de 180 graus”, explica o secretário de Obras, Luciano Carvalho. “Para que consigamos dar continuidade ao trabalho precisamos de, pelo menos, dois dias de estiagem”, complementa.

A obra do alargamento do viaduto da EPTG e da EPCT foi retomada nesta gestão. Os viadutos foram unificados e, agora, contam com 41,8 metros de largura com 11 faixas, entre 3,5 e 4,0 metros, para circulação de veículos, sendo cinco faixas no sentido Plano Piloto e quatro faixas no sentido Taguatinga, além de duas faixas centrais para ônibus com largura de quatro metros. As obras custaram R$ 5,1 milhões.

Eventos alteram trânsito neste fim de semana

Devido a eventos esportivos e de pré-carnaval que ocorrerão no Fim de semana, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal fará intervenções no trânsito em algumas vias do Recanto das Emas, Samambaia, na Orla da Ponte JK e no Jardim Botânico.

  • Sábado (1)
Caminhada contra o Feminicídio

Em Samambaia, entre 6h e 12h, ocorrerá a “Caminhada contra o Feminicídio”. O evento terá a concentração em frente ao CEM 414 e o deslocamento pela 1ª Avenida Norte, até o encerramento e dispersão prevista para ocorrer no canteiro central, entre a 206/406. Equipes de fiscalização acompanharão o deslocamento das pessoas, realizando fechamentos eventuais ao longo do trajeto.

Caminhada Roda Azul

No Recanto das Emas haverá o evento “Caminhada Roda Azul”, das 08h às 10h. O trajeto prevê a concentração na quadra 103 da cidade, o deslocamento pela avenida central, até a rotatória próxima ao Restaurante Comunitário, e o retorno ao ponto de concentração, com apoio das equipes do Detran em todo o trajeto.

X Desfile Anual do Bloco Virgens da Asa Norte

Na Orla da Ponte JK ocorrerá o evento de pré-carnaval “X Desfile Anual do Bloco Virgens da Asa Norte”, com previsão de 30 mil pessoas. A via próxima à orla localizada no Trecho 02 do Setor de Clubes ficará interditada entre 14h e 21h, para a segurança dos foliões. O Detran realizará controle de tráfego e orienta que os participantes estacionem em locais corretos, e que em razão da pouca oferta de vagas, procurem dar preferência a um transporte alternativo. Haverá fiscalização da Lei Seca nas proximidades.

  • Domingo (2)
1º Desfile Pré Carnaval do Jardim Botânico

O evento ocorrerá na Avenida Comercial do Jardim Botânico, com concentração na Feira do Produtor, a partir das 13h. O desfile está previsto para iniciar às 16h, com deslocamento até o bar e restaurante Sai da Toca e retorno ao local de origem. O Detran realizará o fechamento das vias e fará o controle de tráfego.

Com informações da Agência Brasília. 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado