Menu
Brasília

MPDFT reforça uso da ciência de dados em suas atividades

O objetivo é padronizar e personalizar o tratamento de grandes volumes de informações, além de garantir mais agilidade e ampliar a capacidade de atuação

Redação Jornal de Brasília

30/06/2020 15h16

MPDFT

Foto: Vítor Mendonça/Jornal de Brasília

Nesta terça-feira (30) o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) oficializou a criação do Programa de Estruturação da Plataforma de Ciência de Dados (Prodados). Dessa forma, a instituição começa a trabalhar com a estrutura de mineração de dados e recursos do Business Intelligence.

O objetivo é padronizar e personalizar o tratamento de grandes volumes de informações, além de garantir mais agilidade e ampliar a capacidade de atuação dos promotores de Justiça.

Segundo a procuradora-geral de Justiça, Fabiana Costa, que assinou portaria que institui o programa nesta segunda-feira, dia 29, o Prodados é parte de um projeto mais amplo, que visa ao aprimoramento do trabalho do Ministério Público por meio da inteligência de dados.

“Vamos regulamentar o uso de plataformas, otimizar nossos sistemas de informação e utilizar a inteligência de dados para potencializar o trabalho do Ministério Público tanto na parte de investigação quanto no acompanhamento da eficiência de políticas públicas”, destaca.

O novo protocolo norteará o uso dos sistemas da instituição para viabilizar um cenário de mineração capaz de fornecer informações segmentadas, oriundas de diversas fontes, inclusive de instituições parceiras.

O vice-procurador-geral de Justiça, André Vinícius, explica que será possível democratizar dados que podem ser úteis aos órgãos públicos e beneficiar diretamente a sociedade. “Com essa nova metodologia, será possível aprofundar análise de dados e acompanhar os resultados das iniciativas de governo, cotejar informações de crimes de entorpecentes e posse/porte de armas de fogo e realizar cruzamentos com dados alusivos a facções criminosas, por exemplo. Isso permite o aprimoramento da atuação da instituição e dos entes públicos em diversas áreas”, completa.

Do ponto de vista da gestão, o Prodados institucionaliza a execução de políticas e planos voltados ao controle, proteção e modernização dos ativos de informação durante todo o ciclo de vida dos arquivos digitais. Também será um importante aliado do processo de tomada de decisão em questões relevantes para a sociedade.

Com informações do MPDFT

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado