Menu
Brasília

MPDFT e MPMG deflagram operação “Páginas Históricas”

A Operação tem como objetivo recuperar documentos históricos que foram retirados do Arquivo Público Mineiro, em Belo Horizonte

Aline Rocha

18/07/2019 13h28

Aline Rocha
[email protected]

Nesta quinta-feira (18) o Ministério Público do Minas Gerais (MPMG) recebeu o apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) para deflagrar a operação “Páginas Históricas”.

A Operação tem como objetivo recuperar documentos históricos que foram retirados do Arquivo Público Mineiro, em Belo Horizonte. A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) e os Ministérios Públicos do Rio de Janeiro (MPRJ), do Rio Grande do Sul (MPRS) e Militar (MPM) também deram apoio à operação.

De acordo com as apurações feitas pelo MPMG, centenas de arquivos foram subtraídos, como decretos e editais do período imperial que foram vendidos, principalmente, por meio de leilões pela internet. Apenas em Brasília, dois documentos históricos foram apreendidos.

Mandados de apreensão foram cumpridos em Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), Quatis (RJ), Pelotas (RS) e Campo Bom (RS), além do mandado de prisão do principal suspeito da prática do crime. Após análise dos documentos e, comprovada a autenticidade, eles serão devolvidos ao local de origem.

 

Com informações do MPDFT 

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado