Menu
Brasília

MPDFT cumpre mandados da Operação Chorume, do MPGO

A ação contou com o apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas, do Centro de Inteligência do MPDFT e da PCDF

Aline Rocha

18/09/2019 12h51

Foto: Divulgação/MPDFT

Da Redação
[email protected]

A operação Chorume do Ministério Público de Goiás (MPGO) contou com o apoio do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT). A ação contou com o apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco/MPDFT), do Centro de Inteligência do MPDFT e da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF).

De acordo com o MPDFT, a operação busca investigar uma organização criminosa que teria atuado durante a gestão do ex-prefeito de Planaltina de Goiás, David Alves Teixeira Lima, em 2017. O grupo investigado seria responsável por um esquema de contratação ilegal de empresas por meio da dispensa de licitação, para a prestação de serviços de coleta de lixo e limpeza urbana do município. As investigações mostram desvios de recursos público com cerca de R$ 1,5 milhões.

Em Brasília, buscas foram realizadas em dois endereços. Foram presos o ex-prefeito de Planaltina de Goiás David Alves Teixeira Lima, o empresário e ex-chefe de gabinete do prefeito, André Luiz Teixeira Kerber, e a procuradora jurídica de Planaltina de Goiás e companheira de André, Anelise de Paula Batista.

As investigações indicam que a associação criminosa tinha envolvimento de agentes públicos e empresários que fraudaram a celebração de dois contratos administrativos entre o município e as empresas Rode Bem Locação de Máquinas e Equipamentos Ltda. e G.J. Construções e Serviços Ltda.

Foram cumpridos também quatro mandados de busca e apreensão, três mandados de prisão temporária e um mandado de prisão preventiva, em Planaltina (GO), além de três mandados de busca e apreensão contra duas empresas e um mandado de prisão temporária, cumpridos na cidade de Barreiras (BA).

Com a coordenação da 4ª Promotoria de Justiça de Planaltina (GO), a operação contou, ainda, com o auxílio da Polícia Civil do DF, dos Centros de Inteligência (CIs) do MPGO, do Centro de Segurança e Inteligência do Ministério Público da Bahia (MPBA), das Polícias Civil de Goiás e do DF, e da Promotoria de Justiça da Comarca de Barreiras (BA).

 

Com informações do MPDFT

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado