Menu
Brasília

Motociclista xinga policial militar do DF e é absolvido por desacato

Arquivo Geral

24/11/2018 11h41

Motociclitas em via do DF. Foto: João Stangherlin/Cedoc/Jornal de Brasília

Da Redação, com informações do TJDFT
[email protected]

A 2ª Turma Recursal do Tribunal de Justiça do DF e Territórios (TJDFT) negou o pedido do Ministério Público para condenar um homem por desacato, devido a xingamentos proferidos a policial militar durante apreensão de sua motocicleta. Por unanimidade, a Turma manteve decisão do Juizado Especial Criminal de Ceilândia.

Conforme consta nos autos, o motociclista foi parado por policiais militares enquanto conduzia sem habilitação. Durante a abordagem, foi constatado que o lacre da placa estava rompido e a documentação do veículo estava vencida. Ao ser informado de que a moto seria levada para o depósito do Detran, o réu resistiu à apreensão do bem e foi rendido pelos policiais com o uso de spray de pimenta, ocasião em que xingou os agentes.

Como em 1ª Instância o réu foi absolvido, o Ministério Público recorreu da decisão sob a alegação de que haveria provas para a condenação, tendo em vista o depoimento das testemunhas e a confissão do denunciado. No entanto, ao julgar o recurso, a Turma ponderou que, para a consumação de crime de desacato, “deve haver prova do pronunciamento de insultos ou palavras de baixo calão que atinjam o prestígio do servidor e da Administração Pública”, o que não foi configurado na ocasião.

Para a Turma, os xingamentos foram proferidos pelo réu em um momento de desabafo ao ser rendido com o uso de spray de pimenta, sem intenção de denegrir ou menosprezar o poder estatal. Dessa forma, ao manter a decisão, entendeu que “dada as circunstâncias em que o réu xingou os policiais, ao ver seu veículo apreendido, taxar tal conduta de desacato é privilegiar o excesso de sensibilidade de quem está lidando com o público”.

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado