Menu
Brasília

Ministério Público requisita informações a Ibaneis sobre atos de corrupção na Saúde

Para iniciar as investigações, a Prosus requisitou informações e documentos ao governador do DF, Ibaneis Rocha; ao secretário de Saúde, Osnei Okumoto

Redação Jornal de Brasília

03/03/2020 19h40

A Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde (Prosus) quer ter acesso a todas as informações sobre irregularidades na gestão da Secretaria de Saúde do DF que motivaram as declarações do governador do DF, Ibaneis Rocha, nesta terça-feira, 3 de março, à imprensa local.

Para o promotor de Justiça Clayton Germano, o chefe do Executivo tem a obrigação e o dever de repassar às autoridades competentes informações sobre ilicitudes de que tenha conhecimento.

Para iniciar as investigações e responsabilizar os envolvidos, a Prosus requisitou informações e documentos ao governador do DF, Ibaneis Rocha; ao secretário de Saúde, Osnei Okumoto; e ao controlador-geral do DF, Paulo Martins. O Ministério Público pede o envio de documentos, relatórios e processos administrativos, em meio eletrônico, no prazo de dez dias úteis, a contar do recebimento do ofício.

Entrevista

Para Ibaneis, alguns problemas registrados na capital são decorrentes de corrupção instalada na gestão da Secretaria de Saúde.

“Eu não sei onde é que está o Ministério Público que não prendeu os criminosos que estão lá dentro.”

O chefe do Executivo local aproveitou a entrevista para falar sobre as unidades de pronto atendimento (UPAs) a serem entregues até o fim do ano. São sete UPAs, previstas para Brazlândia, Ceilândia, Gama, Riacho Fundo II, Planaltina, Paranoá e Vicente Pires. Segundo Ibaneis, a primeira ficará pronta em até três meses.

A declaração foi dada durante bate-papo no programa DF1, da TV Globo.

Desde que assumiu o GDF, Ibaneis promoveu mudanças importantes na Saúde-DF. Uma delas foi conceder as gestões do Hospital de Base e do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) ao Instituto de Gestão Estratégica em Saúde (Iges-DF). O Iges-DF também cuida das seis UPAs existentes na capital, devendo ficar responsável, também, pelas sete novas UPAs.

Com informações do MPDFT

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado