Menu
Brasília

Ministério Público lança campanha contra o abandono de animais

O número de abandono teve um aumento substancial durante a pandemia do novo coronavírus

Marcus Eduardo Pereira

17/07/2020 16h37

Com o aumento dos casos de abandono de animais durante a pandemia da Covid-19, a Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente (Prodema) lançou um vídeo chamado “MP Solidário: Impacto da pandemia no abandono de animais” para alertar sobre os efeitos da ação na sociedade.

Para a promotora Luciana Bertini, uma das preocupações é a falta de alimentação e as possíveis zoonoses que os animais abandonados podem sofrer. “É importante que aquelas famílias que já têm experiência com guarda responsável se sensibilizarem agora com esses animais que precisam de cuidados”, afirma.

Uma dessas pessoas solidárias foi a comerciante Andréia Tomé. Ela optou pela adoção de um cachorro para sua filha, que está com as aulas paralisadas por conta da pandemia. Para elas, além de o momento proporcionar mais tempo para se conhecer, a adoção foi uma oportunidade de ajudar um animal que estava sem um lar e alegrar a rotina da criança.

A promotora de Justiça destaca que animais exóticos e silvestres, que tem sido frequentemente encontrados no DF, não são pets. “Eles não são animais de companhia. Apenas cães e gatos são”, enfatiza.

MP Solidário

O projeto busca informar a sociedade sobre seus direitos nas diversas áreas de atuação do MPDFT para fortalecer a cidadania e prevenir a violência. As iniciativas estão voltadas para a gestão positiva dos conflitos e foram idealizadas para atender o atual contexto de pandemia, mas continuarão após o fim da situação de emergência.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado