Menu
Brasília

Ministério da Justiça doa viatura à SSP/DF

Essa doação tem como objetivo valorizar, dar qualidade de vida e proteger os profissionais que atuam na linha de frente do Susp

Redação Jornal de Brasília

29/06/2020 16h20

Nesta segunda-feira (29), o Ministério da Justiça e Segurança Pública entregou 108 veículos utilitários aos estados e ao Distrito Federal (DF). Essa doação tem como objetivo valorizar, dar qualidade de vida e proteger os profissionais que atuam na linha de frente do Sistema Único de Segurança Pública (Susp). 

Os carros serão enviados às ouvidorias do Susp e aos centros de reabilitação e atenção aos profissionais de segurança pública locais. A entrega, simbólica, foi feita por André Mendonça, o ministro de Segurança Pública. 

O secretário-executivo da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP/DF), delegado Júlio Danilo Ferreira, participou da entrega, nesta segunda-feira (29. O secretário Nacional de Segurança Pública do MJSP, Carlos Paim e ouvidor-geral da pasta, Ronaldo Bento, também estiveram presentes na solenidade.

Para o secretário-executivo da SSP/DF, a entrega demonstra a importância que o MJSP vem dando ao Susp e ao plano Nacional de Segurança Pública. “Estamos sempre buscando novos equipamentos e tecnologia para monitoramento e inteligência, mas a entrega de hoje mostra também a importância que deve ser dada aos profissionais da área”.

No âmbito do Programa Nacional de Qualidade de Vida para Profissionais de Segurança Pública (Pró-Vida), cada estado será contemplado com três veículos – totalizando 81 veículos. Eles serão destinados aos centros de reabilitação e readaptação e de atenção biopsicossocial, ou a unidades similares, da Polícia Civil, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.

“Trabalhamos para atender o pleito dos estados e se aproximar da realidade dos policiais”, afirmou o secretário Nacional de Segurança Pública, Carlos Paim.

Ouvidorias
Parte dos veículos (27) serão utilizados exclusivamente para as unidades de ouvidoria de Segurança dos estados e do Distrito Federal. É a primeira vez que o governo federal investe em governança pública, priorizando os mecanismos de controle da atividade policial.

“A entrega vai contribuir para reforçar o monitoramento permanente de atividade policial, dar agilidade no recebimento e na apuração das denúncias por práticas indevidas cometidas profissionais de segurança pública e defesa social”, afirmou o ouvidor-geral do MJSP, Ronaldo Bento.

Ainda de acordo com ele, será mais fácil prestar serviços para a sociedade oferecendo, aos gestores públicos, retornos, apontamentos e avaliações permanentes sobre políticas públicas implementadas.

O ministro André Mendonça reforçou o papel fundamental das ouvidorias como um canal de proteção àqueles que são, indevidamente, submetidos à uma situação de risco além da que já exerce em sua própria atividade. “Procurem ajuda, é importante para você, para sua família e para a sociedade pois precisamos de vocês com total capacidade de exercer seu dever e sua força policial”, afirmou Mendonça.

Para a compra dos veículos, o MJSP destinou R$ 6,8 milhões para o fortalecimento das ouvidorias e do Pró-Vida. Ainda este ano, cerca de R$ 245 milhões serão investidos neste último. Instituído pela Lei nº 13.675, que criou o Susp, o Pró-Vida tem, entre seus objetivos, a elaboração, a implementação, o apoio e o monitoramento de projetos de atenção psicossocial, saúde e segurança no trabalho dos profissionais de segurança pública e defesa social.

Com informações da Agência Brasília

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado