Menu
Brasília

Minidoc: Folia de Reis, como distrito goiano se prepara para a celebração

O evento acontece em janeiro e pode ser uma programação interessante para o começo do ano que vem

Agência UniCeub

19/10/2019 18h00

Atualizada 18/10/2019 18h47

Por Leonice Rezende
Jornal de Brasília/Agência UniCEUB

O distrito de Messianópolis, em Goiás, prepara-se o ano inteiro para a celebração da folia de reis. Uma festa que envolve a comunidade da região com a participação de famílias de pelo menos nove cidades. O evento acontece em janeiro e pode ser uma programação interessante para o começo do ano que vem.

Assista ao filme

Antes do evento, é possível conhecer a comemoração pelo filme “Folia de Reis: uma tradição cultural em Goiás”, de Leonice Rezende. O filme  mostra os festejos da manifestação cultural.  O trabalho explica do ritual dos foliões, tipicamente presente numa festa folclórica. A festa religiosa é uma comemoração com destaque para a forte influência da música e seus instrumentos, perpetuado desde o período colonial.

Ainda hoje, os foliões entoam os mesmos versos e cânticos dedicados aos santos católicos. Como resultado, este é um projeto realizado com gravações feitas em Goiás, tendo como intuito trazer elementos de identidade cultural, como a divulgação e o fortalecimento da memória histórica da tradição e o folclore que liga o presente ao passado de um povo.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado