Menu
Brasília

Milhares de mulheres participam da maior ação feminina da América Latina

Marcha das Margaridas mobiliza mulheres de todo o Brasil e de outros 26 países para a grande caminhada na quarta (14)

Willian Matos

13/08/2019 11h51

1ª Marcha das Mulheres Indígenas – Luakana Fotos: Pedro Marra data : 11-08-2019

Da redação
[email protected]

Nesta terça-feira (13), milhares de mulheres de todo o Brasil e de outros 26 países chegam a Brasília para a Marcha das Margaridas 2019. As Margaridas chegam de ônibus, de avião, de carro, fazendo parte do trajeto de barco… Seja da forma que for, todas trazem nas bagagens a força e a coragem para lutar por um Brasil com soberania popular, democracia, justiça, igualdade e segurança.

As caravanas começaram a chegar ainda durante a madrugada no Pavilhão do Parque da Cidade. Às 9h, foi realizada uma Sessão Solene no Plenário Ulysses Guimarães, na Câmara dos Deputados, em homenagem às Margaridas. A partir das 14h, serão realizadas atividades simultâneas no Pavilhão: oficinas, plenárias, painéis, Mostra das Margaridas, rodas de conversa, lançamento de Cartilha, entre outras. A abertura oficial será às 19h, seguida de noite cultural.

A “grande marcha” será no dia 14 (quarta-feira). A concentração será a partir das 6h, também no Pavilhão do Parque da Cidade. Às 7h, está prevista a saída em direção à Esplanada dos Ministérios, onde será feito o encerramento por volta de 11h nas proximidades do Congresso Nacional.

Para as Margaridas, marchar em Brasília reúne grande valor político e simbólico. Em marcha, fazem ecoar a importância do trabalho exercido pelas mulheres — ainda invisibilizado — e afirmam a necessidade de um país que assegure direitos capazes de promover justiça social e igualdade ao povo, principalmente às mulheres e às populações negras, que vivem de forma mais intensa os efeitos das desigualdades, da fome e da violência.

A coordenadora-geral da Marcha das Margaridas e secretária de mulheres da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura, Mazé Morais, convida todas a participar da manifestação. “Diante da importância da Marcha das Margaridas, construída em seus 20 anos de história, a CONTAG e organizações parceiras convidam todas e todos a estarem conosco, principalmente no dia 14 de agosto, em defesa dos direitos e dos interesses das mulheres do campo, da floresta e das águas”, convoca.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado