Menu
Brasília

Melhorias: Hospital de Santa Maria é reformado e tem acesso gratuito à internet

A Sala Vermelha teve pinturas, troca de instalação de gases medicinais, camas e respiradores e a ampliação de seis para oito o número de leitos

Aline Rocha

17/10/2019 12h52

Foto: Renato Alves/Agência Brasília

Da Redação
[email protected]

O tempo de atendimento e os serviços prestados no Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) vão ficar melhores. Nesta quinta-feira (17), o hospital inaugurou melhorias na Sala Vermelha e instalou a conexão gratuita à internet por meio do programa do Governo do Distrito Federal (GDF), Wi-Fi Social. As novidades foram anunciadas durante cerimônia que contou com a presença do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, do vice-governador, Paco Britto e de parte do secretariado de governo.

Em menos de 60 dias, a reforma da Sala Vermelha foi feita com pinturas, troca de instalação de gases medicinais, camas e respiradores e a ampliação de seis para oito o número de leitos. O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF) foi o responsável pelas mudanças. 

De acordo com o governador do Distrito Federal, as obras na unidade de saúde continuam. “As melhorias na Saúde do Distrito Federal vão ser constantes. O trabalho que temos feito na Saúde é sério, com inúmeras reuniões de manhã, de tarde e de noite.”

Foto: Renato Alves/Agência Brasília

Sala Vermelha

A Sala Vermelha atende pessoas com complicações clínicas, como acidente vascular cerebral (AVC), infarto e doenças respiratórias agudas, entre outros quadros graves. No local, os pacientes recebem assistência de dois médicos emergencistas, dois enfermeiros e seis técnicos de enfermagem, além de médicos residentes.

Esse espaço do hospital conta com aparelhos de ar-condicionado, computadores novos e mobiliários planejados. Além disso, foi criada uma sala de isolamento e um banheiro especial que permite a entrada da equipe de enfermagem com pacientes em macas ou cadeiras de roda, facilitando o banho de quem está com a mobilidade reduzida.

“Aqui a gente não vem só inaugurar a Sala Vermelha”, informou o diretor-presidente do Iges-DF, Francisco Araújo. “Aqui nós colocamos mais de 900 pessoas para trabalhar, abrimos leitos, reformamos e estamos investindo R$ 1,5 milhão. Vamos fazer muito mais nesse hospital.”

A reforma da Sala Vermelha faz parte de um pacote de obras anunciado em 4 de setembro. Os trabalhos contemplam também a cozinha, já inaugurada, além do bloco de emergência e o ambulatório, esses ainda em fase de obras.

Acesso à internet

No mesmo evento, o governador Ibaneis Rocha e o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Gilvam Máximo, anunciaram a criação de mais um ponto do programa Wi-Fi Social no DF, para os pacientes e funcionários do HRSM.

“O wi-fi gratuito é uma maneira de amenizar o sofrimento das pessoas que muitas vezes não têm dinheiro para comprar o pacote de dados e precisam mandar mensagens para a família”, lembrou Gilvan Máximo.

Em fevereiro deste ano, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) lançou edital para fornecimento de internet gratuita em mais de 150 pontos do DF. A intenção é levar o sinal a locais de grande concentração de pessoas, como hospitais, unidades de pronto atendimento (UPAs), terminais rodoviários, feiras e estações de metrô.

 

Com informações da Agência Brasília

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado