Menu
Brasília

Medalha confirma evolução do badminton brasileiro

Arquivo Geral

20/07/2007 0h00

Eram oito atletas inscritos e uma missão: conquistar a primeira medalha do badminton brasileiro em Jogos Pan-americanos. Para tentar chegar lá, o país tinha Guilherme Pardo, Guilherme Kumasaka, Paulo Scala, Lucas Araújo, Mariana Arimori, Paula Beatriz Pereira, Fabiana Silva e Thayse Cruz.

E a medalha acabou vindo com a chegada de Pardo e Kumasaka às semifinais da chave masculina de duplas. Sem disputa pelo terceiro lugar na modalidade, o Pan do Rio acabou premiando os dois com a medalha de bronze, comemorado com muito entusiasmo por atletas e dirigentes do esporte.

A dupla havia sido eliminada nas quartas-de-final do Pan de Santo Domingo, e comemorou a conquista em casa como se fosse um ouro. “Pegamos a medalha e agora não largaremos mais. Sabíamos que o jogo contra os americanos (Howard Bach e Bob Malaythong, nas semifinais) seria muito difícil, mas para nós este bronze tem muito valor”, afirmou Pardo.

Seu parceiro também deu seu aval positivo para a participação do Brasil. Apesar de não contar com o forte apoio das outras modalidades, Kumasaka acredita na possibilidade de popularizar um pouco mais o esporte. “Jogos Pan-americanos é uma competição que dá muita ênfase aos esportes e tenho certeza que esta medalha vai ajudar a desenvolver ainda mais o badminton no Brasil”, afirmou o atleta, que não atuou no torneio individual.

Técnico da seleção brasileira, Luiz de França já havia antecipado a possibilidade de medalhas de seus jogadores antes do Pan, mas não deixou de comemorar a subida dos dois ao pódio. “Para nós, esta medalha de bronze tem valor de ouro. Conseguimos este resultado com nada e agora quem sabe a coisa mude para melhor no futuro”, espera o treinador.

Mas apesar do bom desempenho do Brasil, conquistado principalmente pelo esforço dos atletas, quem dominou o badminton no Pan foram os canadenses. No total, foram três medalhas de ouro e duas de prata nas cinco chaves, dentre as quais Mike Beres conquistou três – apenas uma em segundo lugar.

O país subiu no degrau mais alto do pódio entre as duplas masculinas e nas categorias individual masculina e feminina, perdendo a final das duplas femininas e mistas para os EUA. Mesmo assim, os norte-americanos perderam a disputa particular contra os vizinhos do norte, levando “apenas” dois ouros e duas pratas.

E mesmo com a hegemonia da América do Norte no torneio, o Brasil pôde comemorar uma evolução em sua participação em Jogos Pan-americanos. A exemplo do que havia acontecido há quatro anos, o país colocou atletas nas quartas-de-final do badminton, com chances de brigar por mais vagas na semifinal e por mais medalhas.

Foi o caso de Paula Beatriz Pereira. Estreante em Pans, a carioca de apenas 18 anos chegou bem perto do pódio em duas categorias. Na chave feminina individual, ela perdeu nas quartas para a norte-americana Eva Lee (medalha de prata); já nas duplas femininas, ao lado de Thayse Cruz, Paula foi derrotada pelas peruanas Jie Meng Jin e Valeria Rivero.

Nas demais categorias, o Brasil teve resultados discretos, mas que se enquadram no contexto do badminton no país. Nas duplas mistas, Lucas Araújo e Thayse Cruz caíram nas oitavas-de-final frente aos canadenses William Milroy e Fiona McKee (também medalhas de prata), enquanto Paulo Scala deu azar e foi batido logo na estréia pelo agora bicampeão da chave individual masculina, o já citado Mike Beres.

De medalha no peito, os dois Guilhermes do badminton querem aproveitar o bom momento da modalidade para tentar alavancar projetos posteriores ao Pan. “Temos o Mundial da Malásia agora no mês de agosto e, se conseguirmos o apoio de patrocinadores, deveremos participar desta competição. Também nossa meta é conseguir uma vaga para as Olimpíadas de Pequim em 2008”, garante Kumasaka.

Confira os resultados do badminton do Brasil no Pan:

Individual masculino
Primeira rodada: Paulo Scala
Oitavas-de-final: Guilherme Pardo e Lucas Araújo

Individual feminino
Oitavas-de-final: Mariana Arimori e Fabiana Silva
Quartas-de-final: Paula Beatriz Pereira

Duplas masculinas
Oitavas-de-final: Paulo Scala/Lucas Araújo
Semifinais: Guilherme Pardo/Guilherme Kumasaka

Duplas masculinas
Oitavas-de-final: Fabiana Silva/Mariana Arimori
Quartas-de-final: Paula Beatriz Pereira/Thayse Cruz

Duplas mistas
Primeira rodada: Guilherme Kumasaka/Fabiana Silva
Oitavas-de-final: Lucas Araújo/Thayse Cruz





    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado