Menu
Brasília

Maravilhosas do Gigi

Arquivo Geral

26/09/2016 10h39

Um close da bonita e charmosa arquiteta Flávia Nasr (Foto: Alan Santos)

Perda de visão…

No mundo inteiro, a perda de visão por causa do diabetes tem aumentado assustadoramente. Entre 1990 e 2010, a quantidade de pessoas com perda de visão parcial ou total devido à doença subiu de 27% para 64%. Em 2010, uma em cada 52 pessoas teve perda de visão e uma em cada 39 pessoas ficou cega por causa da retinopatia diabética – desdobramento da doença que danifica a retina.

…cresce entre diabéticos

No Brasil, 12 milhões de pessoas sofrem de diabetes e muitas nunca fizeram acompanhamento oftalmológico. Como a retinopatia diabética costuma atingir três em cada dez portadores da doença, pode levar à perda total da visão se não for tratada a tempo. O paciente diabético deve dilatar a pupila todos os anos e se submeter a um exame ocular bastante minucioso. Quando esse controle é feito regularmente, costuma prevenir 95% da perda de visão relacionada ao diabetes.

Buriti dourado

Tons de dourado iluminam o Palácio do Buriti. A cor é uma forma de conscientização na luta contra o câncer infantojuvenil e faz parte da campanha nacional Setembro Dourado. A ação é uma realização da Confederação Nacional das Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer com o apoio de 49 entidades filiadas, como a Abrace. A ideia é reforçar o diagnóstico precoce e alertar a população sobre os sinais e sintomas mais comuns da doença. A iniciativa será mantida até 30.

Queda no faturamento

O Polo de Manaus faturou 40,4 bilhões de reais no período de janeiro a julho deste ano. Números que mostram um decréscimo de 8,4 em relação ao faturamento no mesmo período de 2015. Em dólares, o resultado também aponta retração de 22,7% – 11,4 bilhões faturados nos sete primeiros meses de 2016, contra 14,7 bilhões no mesmo período de 2015. Dados são da Suframa.

Ikebana

A Galeria de Arte do Templo da Boa Vontade sedia a bela exposição de 90 anos da Escola Sogetsu de Ikebana. Além da mostra, a Escola Sogetsu de Brasília participa ativamente dos eventos comemorativos à data, ainda com demonstrações e workshops sobre a arte.

Velho Chico

O Espaço Cultura Codevasf apresenta a mostra “Velho Chico Ilustrado”, do pintor Otoniel Fernandes, até 30. Além da exposição de pinturas, o público poderá adquirir o livro de arte e o vídeo “Velho Chico Ilustrado” e assistir ao vídeo documentário que leva o mesmo nome. O artista produziu dezenas de quadros ao longo de 15 anos de viagens pelo rio São Francisco.

Gastronomia transgênica

A compra do grupo americano Monsanto pela alemã Bayer não deixou os chefs de cozinha indiferentes. Um coletivo de estrelados da gastronomia francesa denuncia as consequências desta fusão entre os fabricantes de agrotóxicos e sementes transgênicas para a saúde do consumidor. Cyril Lignac, Yannick Alléno, Olivier Roellinger, Mauro Colagreco e outros 100 chefs assinaram uma carta aberta fazendo um apelo à tomada e de consciência coletiva.

Amazônia

Em Paris, nesta próxima quarta-feira, uma conferência para divulgar a flora amazônica terá lugar no Espace Krajcberg. Na ocasião, a naturopata Rafaela Tillier vai falar sobre as virtudes do nosso guaraná. Uma visão holística do ser humano.

Energia

O embaixador Paulo César de Oliveira Campos abriu em Paris a 15ª Reunião do Comitê Executivo da Parceria Internacional para a Cooperação em Eficiência Energética (IPEEC), consagrada pelo G20. Também presente o diretor da ANEEL, Tiago Correia. O objetivo é facilitar o intercâmbio de informações sobre políticas e novas tecnologias no setor energético.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado