Menu
Brasília

Mais segurança para quatro mil ciclistas

Em ação promovida no Eixão, DER distribuiu coletes refletivos para os amantes de bikes e kits educativos e máscaras para pedestres

Marcus Eduardo Pereira

20/09/2020 21h08

Em ação realizada neste domingo (20) pela equipe de Educação de Trânsito do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER/DF), quatro mil ciclistas receberam coletes refletivos para pedalar com mais segurança pelas vias do DF.

O evento ocorreu na altura da 108 Norte do Eixo Rodoviário (DF-002) e além dos coletes também foram entregues dois mil kits com materiais educativos de trânsito aos pedestres e máscaras faciais em parceria com a Secretaria de Governo do DF.

A distribuição estava prevista para ocorrer por três horas, entretanto, devida a grande procura pelos materiais e a presença maçica dos ciclistas de todos os cantos da cidade logo nas primeiras horas do dia, os itens esgotaram com uma hora e meia de ação.

“A presença de tantos ciclistas e de tantos grupos superou nossas expectativas! Planejamos a entrega de 4 mil coletes e na verdade esta quantidade foi insuficiente. Para uma próxima vamos aumentar essa quantidade”, disse a diretora de Educação de Trânsito do DER/DF, Jucianne Nogueira.

O diretor- geral do órgão, Fauzi Nacfur Júnior esteve presente na ação e presenciou a entrega do material ao público. “A melhor parte do nosso trabalho é ver a satisfação no rosto de cada ciclista que pegou um colete e agora vai pedalar com mais segurança e a alegria dos pedestres, principalmente das crianças, ao pegarem seus kits educativos. Eles são o futuro e a consciência de um trânsito mais seguro amanhã começa com a instrução deles hoje”, destacou.

Segurança nas vias e nas bikes

O ciclista Mario Gonzales, de 45 anos, recebeu o colete refletivo e pegou dois kits educativos para os filhos gêmeos Marcelo e Matheus, de 6 anos. Ele relata que soube da ação através das redes sociais e chegou cedo para não perder a entrega do material.

“Quando eu fui informado que haveria essa distribuição, já me programei para vir cedo com meus filhos. Pedalo há dois anos e um colete como este vai me tornar mais visível no trânsito, e isso me dá segurança. E meus filhos estavam ansiosos para pegarem os kits porque vem muitos itens legais pra idade deles”, disse.

Já para a enfermeira Margarida Albuquerque, de 25 anos e ciclista há uma década, além de pegar um colete ela também se beneficiou com um reparo no pneu da bike, serviço oferecido pelo parceiro Shis Bike.

“Quando cheguei aqui percebi que meu pneu dianteiro estava um pouco murcho e até me preocupei que teria que subir o Colorado com a bike mais pesada por conta disso. Mas depois que peguei meu colete percebi a tenda com os serviços e rapidamente fui atendida. Muito bacana essa iniciativa!”, comemorou.

Cuidados com a pandemia

Devido os cuidados com a pandemia do novo Coronavírus, a ação aconteceu no sistema drive-thru, seguindo todas as recomendações de higiene e distanciamento entre as pessoas. Foram formadas filas separadas por tamanho de coletes, onde havia pontos de álcool em gel e entregue máscaras faciais em parceria com a Secretaria de Governo do DF.

O evento contou com o apoio do Programa Brasilia Vida Segura, Rappi Brasil, dos Coordenadores de Grupos DF e Entorno e dos grupos de pedal Pedala Planaltina, Mixirica Bike Culture, Shis Bike.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado