Menu
Brasília

Mais que dobram os casos de dengue no DF

Em meio à pandemia de coronavírus, a doença provocada pelo Aedes aegypti continua ativa. Secretaria de Saúde registrou oito mortes e 16 mil casos suspeitos este ano

Pedro Marra

14/04/2020 6h57

Dengue tem aumento de 100,12%

Secretaria de Saúde do DF registrou oito mortes e mais de 16 mil casos suspeitos da doença

Mesmo em meio ao combate à pandemia do novo coronavírus, dengue e a H1N1 têm exigido esforço constante da Secretaria de Saúde do DF . A dengue registrou um aumento de 100,12% no número de casos prováveis em relação ao mesmo período ano passado. A doença transmitida pelo mosquito aedes aegypti deu um salto de 8.110 para 16.230 casos prováveis.

Até a o dia 28 de março, foram confirmadas oito mortes por dengue, 21 casos graves e 269 casos com sinais de alarme. Os números são da mais recente atualização, feita no último dia 7 de abril pela subsecretaria de Vigilância à Saúde do DF.

Já o número de casos confirmados de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) é maior na parte leste do DF. Essa porção totaliza 23 pessoas contaminadas pelo vírus influenza. Sendo São Sebastião a cidade com maior número de casos: 12. Além disso, a única com morte confirmada, ao lado de Ceilândia. No total, o Distrito Federal já conta com 81 casos de H1N1 até o último boletim epidemiológico.

Da semana epidemiológica 01 a 11/2020 — referente a dados da Secretaria de Saúde do DF de 29 de dezembro de 2019 até a data de hoje — foram realizadas 137 coletas. Dessas, 11% deram positivo para vírus respiratórios, 8% negativas e 81% aguardam resultado laboratorial. Entre os casos positivos, 20% foram por influenza A; 20% por influenza B; 40,0% por rinovírus; 6,7% por vírus sincicial respiratório (VSR); 6,7% por metapneumovírus; e 6,6% por para influenza 3.

Pessoas atendidas

A Secretaria de Saúde do DF (SES-DF) já recebeu do Ministério da Saúde 584 mil doses de vacina contra influenza para rede pública de saúde no Distrito Federal. Com isso, mais de 339 mil pessoas já foram vacinadas no DF até o momento. Para as pessoas do grupo de risco, o Distrito Federal atingiu 100% da meta de vacinação de idosos e 70% dos profissionais de saúde.

Segundo a SES-DF, as coletas de pessoas com síndrome gripal foram realizadas nas seguintes unidades públicas de saúde (por ordem crescente no número de coletas): Hospital Regional de Taguatinga (HRT); Hospital Regional de Santa Maria (HRSM); Hospital Materno e Infantil de Brasília (Hmib); Hospital Regional do Gama (HRG); Hospital Regional da Asa Norte (Hran). As cinco unidades totalizam 137 coletas realizadas na Semana Epidemiológica 11/2020.

Iges-DF

As estruturas especiais para casos suspeitos de dengue, montadas pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF), já atenderam 8.841 pacientes de 17 de fevereiro a 12 de abril. Do total, 4.138 foram positivos para a doença.

“Temos acompanhado o número de casos. Nossas tendas estão preparadas para oferecer o atendimento, fazer o diagnóstico e dar o encaminhamento para esses pacientes”, garantiu o diretor-presidente do Iges-DF, Sérgio Costa.

As unidades estão funcionando ao lado do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) e das seis Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), sendo que, no Núcleo Bandeirante, a estrutura deixou de atender casos de dengue e passou a atender exclusivamente, desde 23/3, casos suspeitos da Covid-19.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado