Menu
Brasília

Mais duas tesourinhas são liberadas na Asa Norte

Estrutura das quadras 5/6 e 11/12 Norte foram reformadas e estão liberadas para tráfego de veículos

Redação Jornal de Brasília

27/08/2020 10h29

Duas tesourinhas, das quadras 5/6 e 11/12 Norte, foram reformadas e estão liberadas para o tráfego de veículos. Ao todo, cinco conjuntos já foram reformados. A próxima obra a ser entregue será a da 15/16 Sul. O GDF tem gerado quase 300 empregos diretos e indiretos com a execução das revitalizações. Com informações da Agência Brasília.

A primeira reforma entregue foi a das quadras 15/16 Norte, em 17 de abril. Após isso, as quadras 7/8 Norte passaram pela revitalização em 7 de maio. Nas entrequadras 3/4 Sul, a liberação ocorreu em 26 de junho. Na 15/16 Sul, a reforma estrutural já foi executada e, agora, recebe nova pavimentação e urbanização direta pela Companhia Urbanizadora da Capital (Novacap).

Projeto

As intervenções compreendem a revitalização dos viadutos que passam sob o Eixo Rodoviário (Eixão) e os eixinhos W e L, ligando as quadras 100 e 200. Os pontos têm recebido pintura antipichação e padronização da fachada. As equipes também atuam na recuperação das estruturas de concreto, reconstrução dos guardas-rodas – muretas de proteção fixadas nos eixinhos – e na substituição e recuperação de ferragens enferrujadas.

Também passam palas obras os conjunto com duas tesourinhas e um túnel de ligação em cada uma das 16 entrequadras que cortam os quase 15 quilômetros do Eixão, ligando as asas Sul e Norte. Boa parte desses viadutos era revestida por tijolos vermelhos. Como esse material acabava escondendo eventuais problemas na estrutura, o padrão foi alterado para concreto aparente. Essa mudança foi aprovada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

As estruturas viárias não corriam risco de desabamento, mas, em função do natural desgaste do tempo e da falta de manutenção ao longo desses anos, a obra de recuperação virou prioridade para o governo.

https://www.youtube.com/watch?v=uCweHYpRPfw&feature=youtu.be

Com informações da Agência Brasília

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado