Menu
Brasília

Mais de metade de infectados por coronavírus no sistema prisional do DF se recuperaram

Do total de 820 contaminados (212 policiais e 608 presos), 440 estão recuperados, sendo 119 policiais e 321 presos

Redação Jornal de Brasília

25/05/2020 13h56

Na última quinta-feira (21), a comissão provisória instituída pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) se reuniu para avaliar o balanço das ações em curso que visam evitar e minimizar os efeitos de contaminação pelo novo coronavírus na capital. 

Mesmo com o falecimento de um policial penal e de um custodiado, os números apontam alta taxa de recuperação entre agentes penais e internos contaminados pelo novo coronavírus. Do total de 820 contaminados (212 policiais e 608 presos), 440 estão recuperados, sendo 119 policiais e 321 presos.

Apesar dos falecimentos noticiados, lamentado por todos os membros da comissão, foi registrado que a letalidade em casos de contaminação pelo coronavírus no Distrito Federal, tanto dentro como fora do sistema prisional, é considerada baixa. Outro dado apontado, segundo estudos, é que dentro das unidades prisionais a taxa de letalidade seria cinco vezes maior que a da população fora dos presídios, sendo que no sistema prisional do Distrito Federal a taxa está bem aquém da letalidade da população em geral.

O encontro foi realizado por videoconferência e reuniu os juízes assistentes da Presidência e Corregedoria do TJDFT, a juíza da VEP/DF e representantes do MPDFT, da Defensoria Pública, da SESIPE e da PCDF. O Presidente da comissão iniciou a reunião agradecendo o empenho de todos e lamentando o falecimento do Policial Penal Francisco Pires de Souza e de um interno devido à COVID-19, apesar de todos os esforços em conter a contaminação, bem como em dispensar o melhor tratamento disponível na rede de saúde do Distrito Federal.

A comissão também discutiu a adoção de novas ações, como a mobilização conjunta para implantação de equipamentos de videoconferência no sistema prisional – medida que propiciará a realização de audiências e julgamentos, bem como possibilitará sua utilização para visitas virtuais e parlatório entre internos e seus advogados.

Ainda nesse sentido, também serão ampliadas as visitas virtuais entre internos e familiares, o que será viabilizado por meio de 40 tablets doados pelo DEPEN à SESIPE. A regulamentação para a implementação dessas visitas virtuais ficará a cargo da SESIPE, VEP, Ministério Público e Defensoria.

Ao término da reunião, constatou-se que apesar da continuidade dos trabalhos para amenizar as consequências advindas pela pandemia gerada pela COVID-19, são necessários novos investimentos no sistema prisional, bem como melhorias no sistema de informações de internos contaminados. Também se discutiu a inclusão de representante da Secretaria de Saúde do Distrito Federal como membro da comissão, convite que será formalizado pela Presidência do TJDFT.

 

Com informações do TJDFT

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado