Menu
Brasília

Mais de 80% dos servidores aprovam Samu durante pandemia

Conforme o levantamento, 58% dos servidores que responderam o questionário consideraram estar satisfeitos e 24% deles muito satisfeitos com a imagem do Samu

Redação Jornal de Brasília

01/06/2020 12h18

Foto: Breno Esaki/Saúde

Em tempos de coronavírus, saber como os profissionais de saúde estão se sentindo é importante para melhorar os processos de trabalho. Uma pesquisa feita recentemente pela Secretaria de Saúde, respondida voluntariamente por 300 servidores do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mostrou que 82% deles estão satisfeitos ou muito satisfeitos com a imagem da unidade de saúde no cenário da pandemia.

Conforme o levantamento, 58% dos servidores que responderam o questionário consideraram estar satisfeitos e 24% deles muito satisfeitos com a imagem do Samu neste momento. A soma dos dois itens avaliados sinaliza resultado positivo para a instituição.

“Em meio às preocupações gerais dos servidores com relação a adoecimento ou outras questões, eles sabem que temos feito de tudo para garantir que o trabalho de todos seja executado da forma mais segura e eficiente possível durante a pandemia”, avalia o diretor o Samu, Alexandre Garcia.

Ações eficientes

Entre as questões formuladas, destacou-se um trecho que pergunta se os profissionais já tiveram contato com algum paciente com Covid-19: 52% responderam que sim. Perguntados se recomendariam o serviço do Samu a algum familiar ou amigo que necessitasse de atendimento de saúde, 100% dos entrevistados se manifestaram positivamente.

A coordenadora da pesquisa e chefe do Núcleo de Educação do Samu, Letícea Moraes, ressalta mais bons números. “Vimos que a maioria está satisfeita ou muito satisfeita com outros quesitos também, como apoio recebido pelo supervisor (86%), orientações sobre a Covid-19 (86%), viabilidade de paramentação (81%), privacidade do paciente (82%), humanização no atendimento (88%), o que mostra um alto grau de aprovação das ações”, detalha.

Das categorias profissionais que participaram da pesquisa, 44% foram técnicos em enfermagem, 23% condutores, 19% enfermeiros, 11% médicos, 1% psicólogo, 1% assistente social e 1% técnico administrativo.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado