Menu
Brasília

Mais de 2 mil pessoas serão contratadas para área de saúde no DF

Aline Rocha

14/05/2019 16h05

Foto: Reprodução

Aline Rocha
[email protected]

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, anunciou, nessa segunda-feira (13), que o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF) contratará mais de dois mil profissionais por processo seletivo.

Os contratados serão lotados no Instituto Hospital de Base de Brasília (IHBDF), no Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) e nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), que serão entregues após reforma.

O governador afirmou que a licitação para mudar a logística dos hospitais e melhorar o sistema de ponto já está sendo feita e que tudo deverá estar finalizado em cerca de cinco meses “Peço um pouco mais de paciência para a população”, reforça Ibaneis.

Seleção

A seleção será feita por equipe própria do Iges-DF e conta com três etapas. A primeira é a de recrutamento de candidatos. A segunda para avaliações técnicas, podendo ser feitas avaliações específicas de conhecimentos. E a terceira é destinada a avaliações de competência comportamentais. As etapas serão realizadas de acordo com o perfil do cargo que o candidato está concorrendo.

As inscrições poderão ser feitas até domingo (19/5) pelo site do Iges-DF. Todas as informações sobre os cargos, incluindo salários, estão disponíveis na página.

O anúncio da abertura de inscrições foi feito em coletiva de imprensa com diretor-presidente do Iges-DF, Francisco Araújo, e o secretário de Saúde, Osnei Okumeto, nesta terça-feira (14), na Escola de Governo (Egov).

O diretor-presidente do Iges-DF, Francisco Araújo, disse que “após essa contratação, nós vamos dar a resposta para população, que é oferecer serviço de qualidade e atendimento humanizado. Não adianta ter equipamentos e não ter pessoal. Por isso, agir de maneira rápida é uma determinação do governador Ibaneis Rocha”.

Ele afirmou que os serviços estavam desestruturados e exemplificou o estado das seis UPAs, que estão desabilitadas para receber recursos do Ministério da Saúde. Para ele, o foco dos serviços é na gestão desses espaços, focando na infraestrutura, abastecimento e contratação de pessoal.

Para Osnei Okumoto, secretário de Saúde, a contratação ampliará o acesso à população aos serviços de saúde no DF. Ele destaca que o contrato de gestão já está firmado entre o Iges-DF e a Secretaria de Saúde. “Estamos trabalhando para atender a população da melhor maneira possível, com eficiência e segurança”, afirmou.

Oportunidades

Para o Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) são 1190 oportunidades. Dessas, estão disponíveis 280 para técnico de enfermagem, 190 para enfermeiro e 127 para médico plantonista.

Para o Hospital de Base, são 701 vagas, sendo a maioria para técnico de enfermagem (255), enfermeiro (55) e clínico médico (36).

Já para as UPAs, são 529 oportunidades, sendo o maior volume para técnico de enfermagem (152), enfermeiro (76) e médico plantonista 53).

As contratações dos aprovados será feita por meio da Consolidação de Leis do Trabalho (CLT). A meta é convocar, ainda em maio, os profissionais para o IHBDF. A prioridade de contratação é para médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem.

Em junho deste ano devem começar a ser admitidos os profissionais atuar nas UPAs e no HRSM. As convocações dependem de assinatura do contrato de gestão com a Secretaria de Saúde do DF, assim que a administração de todas as sete unidades for transferida em sua totalidade para o Iges-DF.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado