Menu
Brasília

Mais de 1,1 mil feirantes testados para Covid-19 no DF

Trabalhadores que apresentarem sintomas gripais podem realizar o teste na UBS mais próxima da feira, caso seja necessário

Redação Jornal de Brasília

03/07/2020 9h28

Como medida de diagnosticar uma possível contaminação ainda na fase inicial, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal está promovendo testes de Covid-19 em feirantes e produtores ruais da região. A classe entra em contato direto com várias pessoas diariamente. As equipes de Saúde da Família se dirigem até as feiras para testar os trabalhadores. Até o momento, 1.151 feirantes já foram testados e 68 diagnosticados com Covid-19. Com informações da Agência Brasília.

Os trabalhadores que apresentarem sintomas gripais podem realizar o teste na UBS mais próxima da feira, caso seja necessário. O diagnóstico antecipado irá impedir que o vírus se prolifere ainda mais. Com o intuito de evitar aglomeração, a ação de testagem ocorre um pouco afastada das feiras. 

Nesta quinta-feira, as equipes estiveram na Feira Permanente da QNL/QNJ e no Shopping Popular, em Taguatinga. No primeiro local, dos 55 feirantes triados cinco apresentaram sintomas de síndromes gripais. Quatro foram encaminhados para fazer o teste na UBS e nenhum testou positivo para o coronavírus. No shopping, 190 trabalhadores foram avaliados, 80 referenciados para fazer o teste e, em apenas três exames, o vírus foi detectado.

Ação

A ação começou de forma piloto em 18 de junho, na Feira Permanente do Cruzeiro. Foram avaliados 11 trabalhadores com sintomas da Covid-19. Eles foram encaminhados para a UBS e, em nenhum exame, o resultado foi positivo. A feira do Gama foi a que mais teve trabalhadores levados para fazer o teste rápido, com 220 encaminhamentos e nove resultados positivos. Na Feira Permanente da QN 202 de Samambaia, 213 feirantes foram testados e nove foram diagnosticados.

Os outros locais que receberam a ação foram:

– Feira do Produtor de Vicente Pires: 175 testes – 4 positivos;
– Feira Permanente QN 210 de Samambaia Norte: 87 – 5 positivos;
– Feira Modelo da Quadra 510 de Samambaia: 138 – 10;
– Feira do Produtor da Ceilândia: 151 – 22;
– Feira Permanente do Paranoá – 14 – 0;
– Feira Permanente de São Sebastião – 100 – 6;

Na Feira dos Importados e na Feira Permanente do Núcleo Bandeirante, assim como na Feira de Sobradinho e na Feira da Torre, após a triagem dos profissionais da Secretaria de Saúde, nenhum feirante precisou ser testado.

Rodoviários

Em dois dias, 207 rodoviários fizeram o teste rápido. Em 45 exames o resultado foi positivo. Nesta ação, as empresas de transporte coletivo foram comunicadas sobre a testagem e selecionaram os rodoviários para fazer o teste rápido.

Outra categoria que também faz parte do transporte público do Distrito Federal, e que participou da ação, é a dos metroviários. Nos dias 29 e 30 de junho, 250 profissionais do Metrô-DF, que trabalham nas áreas de operação, manutenção, pilotos, centro de controle, segurança e estações fizeram o teste.

A escolha dos profissionais levou em consideração critérios como: sintomas e ter tido contato com alguém infectado pelo novo coronavírus. Dos 250 metroviários testados, somente cinco foram positivos e afastados imediatamente.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado