Menu
Brasília

Mais cinco escolas dão início à Gestão Compartilhada nesta terça (20)

No primeiro momento, fase é de adaptação. Decisão causou burburinho no GDF, uma vez que há desentendimento quanto à decisão em algumas escolas

Willian Matos

20/08/2019 8h16

Willian Matos
[email protected]

Mais cinco escolas da rede pública do Distrito Federal recebem a intervenção da Polícia Militar (PMDF) nesta terça-feira (20). A Gestão Compartilhada passa a atuar nos colégios Centro de Ensino Fundamental 19 de Taguatinga (CEF 19), do CEF 407 de Samambaia, do CEF 1 do Núcleo Bandeirante e do Centro Educacional 1 do Itapoã (CED 1) — no CED Condomínio Estância III de Planaltina as conversas estão em andamento.

A mudança é feita em etapas. Depois dos alinhamentos internos que envolvem as alterações administrativas da gestão, agora compartilhada, as novas formas de funcionamento são repassadas aos professores e servidores – como maior rigidez no horário e formação de entrada. Por fim, começa a adaptação junto aos alunos e tem início, de fato, o novo modelo. 

Como explica o secretário de Segurança, Anderson Torres, apesar de ter início nesta terça (20), a Gestão Compartilhada começa pela fase de alinhamento e reconhecimento. “Há todo um processo de adaptação”, afirma Torres.

O modelo de Gestão Compartilhada busca uma educação de excelência para os estudantes da rede distrital, o enfrentamento à violência no ambiente escolar, a promoção da cultura de paz e o pleno exercício da cidadania. A parte pedagógica continua a cargo dos professores, dos diretores e dos orientadores.

A segurança, incluindo a entrada e a saída dos estudantes, fica com a Polícia Militar, que também trabalha no dia-a-dia dos estudantes com conceitos de ética e de cidadania, além de promoverem atividades esportivas e musicais nos chamados contraturnos.

Outras escolas

Quatro instituições já vivem sob a intervemção da PM. São elas: Centro Educacional (CED) 3 de Sobradinho, CED 1 da Estrutural, CED 7 de Ceilândia e CED 308 do Recanto das Emas. O critério de escolha tem como parâmetro o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), assim como ocorrências criminais nas regiões das instituições de ensino.

Desentendimento

Nós últimos dias, alguns colégios passaram por votação para decidir se a Gestão Compartilhada (em divisão com a Polícia Militar) passaria ou não a ser o modelo de administração. Duas escolas, CED 407 de samambaia e Gisno, da Asa Norte, foram contrárias à intervenção da PM.

No entanto, Ibaneis passou por cima da votação e disse que implementaria, sim, a militarização nas instituições, e que a votação tem apenas caráter consultivo.

A decisão causou desentendimento entre o chefe do Palácio do Buriti e o ex-secretário de Educação, Rafael Parente, exonerado na noite de segunda-feira (19).

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado