fbpx
Siga o Jornal de Brasília

Cidades

Lixão desativado em Samambaia vira área de lazer

Semanalmente, a administração retira, em média, 100 toneladas de entulho que são descartados irregularmente na quadra 403

Avatar

Publicado

em

Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília
PUBLICIDADE

Depois de 30 anos, os moradores de Samambaia viram o fim do lixão na área. A administração da cidade e o GDF Presente estão trabalhando na limpeza e recuperação do espaço para transformá-lo em área de lazer. Uma quadra de areia será construída no local. Por semana, a administração retira, em média, 100 toneladas de entulho que são descartados irregularmente na quadra 403.

“A gente nem acredita, principalmente em tempo de pandemia. Demorou 30 anos para fazerem alguma coisa. Estou muito feliz por ganhar um novo espaço em frente a minha casa”, afirmou a professora aposentada, Fátima Coelho. Antes era só lixo, ratos, pombos e lugar ideal para o desenvolvimento do mosquito da dengue. Os moradores relataram que são frequentes os flagrantes de descarte irregular, a exemplo a quantidade de toneladas recolhidas por semana pela administração. A área pública tem aproximadamente 20 mil metros quadrados, destinada a área verde da cidade.

A partir de hoje (22), o espaço começa a ser revitalizado. De acordo com a Diretoria de Obras da RA, essa é a quarta erradicação de lixões clandestinos na cidade. “Temos bons resultados com as recuperações dos locais. Quando os moradores veem a mudança ajudam na conservação e manutenção”, esclareceu o gerente de obras da administração, Flávio Lopes.

O administrador, Gustavo Aires, explicou que a para solucionar o problema existia duas opções: cercar a área ou reutilizar para lazer. “Como já temos exemplo de sucesso em transformação de lixões em áreas de convívio, optamos pela segunda opção”, afirmou Aires. Outra vantagem é que a administração não precisou realocar orçamento, por meio do GDF Presente, o reaproveitamento de pneus materiais foi possível concretizar a demanda dos moradores que tanto esperam por benfeitorias.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Tem algo para descartar?

Atenção morador de Samambaia. Sabe aquela cadeira que não te serve mais, aquela televisão de tubo ou até mesmo o sofá velho. Não jogue em qualquer lugar, a administração de Samambaia busca para você e dá a destinação correta.

Para solicitar o recolhimento é fácil, basta agendar pelo número: (61) 99147-5814.

Apesar da administração fazer o trabalho de conscientização e mapeamento de pessoas que jogam entulho em locais proibidos, é fundamental que a população faça sua parte colaborando para uma cidade mais limpa e segura.

Com informações da Agência Brasília

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Leia também
Publicidade
Publicidade
Publicidade