Menu
Brasília

Letícia Curado: viúvo participa de audiência contra feminicídio

“Hoje não tenho projetos, não tenho sonhos, não tenho Letícia”, disse Kaio Curado de Melo, bastante emocionado

Aline Rocha

10/09/2019 15h20

Da Redação
[email protected]

Na manhã desta terça-feira (10), o viúvo da advogada Letícia Curado, Kaio Fonseca Curado de Melo, participou de audiência pública de enfrentamento ao feminicídio no plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal. 

Letícia Curado foi assassinada por Marinésio Olinto, que afirmou ter matado a jovem por ela ter se recusado a manter relações sexuais com ele. “Hoje não tenho projetos, não tenho sonhos, não tenho Letícia”, disse Kaio Melo, bastante emocionado.

“Quantas vezes uma mãe vai chorar, um pai, um filho?”, indagou a mãe da assistente social Pedrolina Silva, morta a facadas neste mês em um matagal perto do Lago Paranoá.

Apenas em 2019, 19 mulheres já morreram vítimas de feminicídio no Distrito Federal. Os deputados Fábio Felix (PSOL) e Arlete Sampaio (PT), mediadores da audiência, querem a instalação de uma CPI na Casa para tratar sobre o tema.

“Ou nos articulamos e adotamos políticas de prevenção ou perderemos mais mulheres”, alertou o juiz de Violência Doméstica do Núcleo Bandeirante e coordenador do Núcleo Judiciário da Mulher, Bem-Hur Viza. Segundo o magistrado, o trabalho nas varas especializadas implica o aprofundamento da matéria. “Precisamos desconstruir os estereótipos de gêneros”, considerou Viza. Do mesmo modo, a coordenadora dos núcleos de direitos humanos do Ministério Público do DF, Mariana Távora, citou a raiz brasileira do patriarcado e defendeu a prevenção primária nas escolas por meio do conceito de igualdade de gêneros e divulgação da Lei Maria da Penha.

Também o deputado Leandro Grass (Rede) argumentou pela ampla mobilização e educação no enfrentamento ao feminicídio, principalmente nas escolas. Nesse sentido, a procuradora da Mulher da CLDF, deputada Júlia Lucy (Novo), anunciou a realização da Semana da Lei Maria da Penha nas escolas do DF, com palestras de conscientização, distribuição de cartilha e vídeos no YouTube. O evento acontecerá na última semana de novembro.

Ainda em apoio à questão, o presidente da Comissão de Economia, Orçamento e Finanças (CEOF), deputado Agaciel Maia (PR), comprometeu-se a acatar as sugestões de fortalecimento das políticas públicas de mulheres. 

Atos

Várias representantes de movimentos, comissões e coletivos de mulheres se manifestaram contra os índices crescentes de violência e feminicídio no DF, como a coordenadora do CFEMEA, Joluzia Batista. Ela protestou contra o discurso machista que se refere a esses casos como “mimimi de mulher”. Para ele, o monitoramento contra a violência precisa ser constante. Com o pleito “Pela vida das mulheres exigimos segurança já!”, o Fórum em Defesa dos Direitos das Mulheres do DF e Entorno fará ato em frente ao Palácio do Buriti hoje à tarde.

Ainda durante a audiência, sob os gritos de “fora daqui”, o fundador do Instituto Homem, Luiz Gonzaga de Lira, foi expulso do plenário. A associação apoia homens enquadrados na Lei Maria da Penha.

 

Com informações da CLDF

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado