Menu
Brasília

Leia a decisão que libera material apreendido para hospitais e policiais de SP

Decisão atende parcialmente pedido do secretário de Saúde do governo Doria, José Henrique Germann Ferreira, que alegou as dificuldades de importação dos equipamentos

Redação Jornal de Brasília

16/04/2020 15h33

A juíza Patrícia Álvares Cruz, do Departamento de Inquéritos Policiais (Dipo), autorizou o envio de equipamentos de proteção individual (EPI) sem origem comprovada confiscados com o empresário Marcos Zheng, preso durante operação da Polícia Civil contra quadrilha suspeita de furtar 15 mil testes para o novo coronavírus. Nesta quinta, 16, agentes deflagraram buscas e apreensões em 22 endereços ligados à quadrilha e localizaram mais de 7 mil aventais.

A decisão atende parcialmente pedido do secretário de Saúde do governo Doria, José Henrique Germann Ferreira, que alegou as dificuldades de importação dos equipamentos e a contribuição que a destinação do material apreendido teria para “minimizar a ameaça à incolumidade física dos médicos, enfermeiros e demais servidores das equipes de saúde”.

Apesar da gestão estadual buscar o envio dos 15 mil testes para covid-19 apreendidos com Zheng, a juíza Patrícia Cruz apontou que os exames já foram entregues à empresa D&A Comercial Serviços Importação e Exportação, e não seria possível remetê-los aos hospitais.

A Secretaria de Saúde deverá receber 20.040 frascos de álcool-gel, 1.443 óculos de segurança, 21 mil máscaras de proteção, 1.200 macacões, 52.900 toucas sanfonadas, 450 máscaras de proteção triplas, 200 termômetros, 1.000 máscaras de proteção dupla e 139 galões de cinco litros de álcool-gel.

A Delegacia Geral de Polícia receberá 6.384 frascos de álcool-gel, 7500 máscaras de proteção e 139 galões de cinco litros de álcool-gel.

A decisão também mantém na prisão Fu Zihong, Cleber Marcelino da Silva, Marcelo Martins da Silva, Hilmar José Duppre Júnior e Kawe Mycon Brito dos Santos – presos pela polícia Civil. Zihong foi quem assumiu ser o dono e a compra dos equipamentos de proteção. Ele é amigo de Marcos Zheng, presidente da Associação Shangai no Brasil, vice da Associação Chinesa no Brasil e suspeito de liderar a quadrilha.

Além dos materiais relacionados à prevenção e detecção do novo coronavírus, os policiais apreenderam armas de grosso calibre, como uma carabina calibre 40, uma espingarda calibre 12 e três pistolas calibre 38.

Estadão Conteúdo

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado