Menu
Brasília

Laboratório doa 300 mamografia

No Distrito Federal foram registrados 1.020 casos de cancêr de mama, cerca de 1,76% do total nacional

Marcus Eduardo Pereira

18/09/2019 5h29

Foto: Agência Brasil

Larissa Galli e Lucas Neiva
[email protected]

De acordo com um levantamento realizado pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca), 57,9mil mulheres foram vítimas do câncer de mama em 2018- número que representa quase um terço dos casos de câncer em pacientes do sexo feminino.

No Distrito Federal foram registrados 1.020 casos, cerca de 1,76% do total nacional. Para ajudar a combater esses números, o laboratório Exame doou 300 mamografias ao SUS para pacientes com suspeita de câncer de mama.

Essa doação é parte do Outubro Rosa, campanha mundial de prevenção ao câncer de mama que já completa dois anos.

De acordo com a Dra. Lorena Amaral, radiologista especializada em imagem da mama do laboratório Exame, o objetivo da doação de exames é “ajudar a conscientizar e ajudar a população sem acesso”. O exame deve ser feito por mulheres ao menos anualmente a partir dos 50 anos.

Os pedidos de exame podem ser agendados na sala da Rede Feminina, no Instituto Hospital de Base. São requisitados apenas documento de identificação e pedido médico do SUS, e os exames são realizados na Mega Unidade do Laboratório Exame, em Taguatinga. Lorena Amaral afirma ainda que casos inconclusivos ainda serão encaminhados à ultrassonografia, por precaução.

Sintomas

O câncer de mama existe em duas variações: benigna e maligna. Os principais sintomas podem ser inchaço na mama, dor, vermelhidão sem motivos aparentes e/ou a sensação de haver um nódulo.

A mamografia é o principal exame realizado para identificar a presença do tumor, mas outros podem ser feitos para obter resultados mais precisos ou mais profundos, como o ultrassom mamário ou a biópsia.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado