Menu
Brasília

Laboratório da UnB descarta morte de macaco por febre amarela

Arquivo Geral

30/01/2018 17h17

Reprodução

Gabriel Lima
[email protected]

O macaco encontrado morto em uma fazenda no Novo Gama, Região Metropolitana do Distrito Federal, não morreu por febre amarela. A informação foi confirmada após uma análise do Laboratório de Patologia Veterinária, da Universidade de Brasília (UnB). O laudo, divulgado na última sexta feira (26), não aponta a causa da morte do animal, mas descarta qualquer possibilidade da doença. “Foi realizada a necrópsia desse macaco e não foi constatada nenhuma alteração compatível com febre amarela e o resultado foi negativo também”, disse Márcio Botelho de Castro, responsável pelo laboratório do diagnóstico de febre amarela da UnB.

Segundo o especialista, o laudo de todos os animais que já passaram pelo local descartaram a contaminação pela doença. “Até o momento nenhum animal morreu devido a febre amarela. Podemos ficar tranquilos porque nós não temos nenhum indício de febre amarela aqui no Distrito Federal”, concluiu.

Leia mais: Morte de macaco no Entorno é investigada e DF descarta surto de febre amarela

De acordo com Márcio, os animais são recolhidos pela Dival e, em seguida, levados para o laboratório da Universidade de Brasília (UnB).
A SES reforça que não há surto de febre amarela no DF e orienta a comunidade: “A população do Distrito Federal deve informar imediatamente à Vigilância Ambiental pelo número 99269-3673 e não permitir que o Primata não humano seja manipulado ou retirado do local. Todas as medidas de avaliação e de controle, na área que compete ao DF, serão realizadas pela equipe da Dival”, diz a pasta em nota.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado