Menu
Brasília

Justiça decreta prisão preventiva para pai de Bernardo

Paulo Osório é suspeito de sequestrar e assassinar o filho na última sexta-feira (29), após buscar a criança na creche que estudava na Asa Sul

Aline Rocha

04/12/2019 16h08

Foto: Reprodução

Aline Rocha, Vítor Mendonça e Willian Matos
[email protected]

O suspeito de sequestrar e assassinar o próprio filho, de 1 ano e 11 meses, Paulo Osório, teve a prisão em flagrante convertida para prisão preventiva na tarde desta quarta-feira (4). 

No início da audiência do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), a escolta foi consultada se seria possível retirar as algemas de Paulo. A solicitação foi “categoricamente” negada, dada a inviabilidade de garantir a segurança daqueles que estavam presentes, pois o espaço da sala de audiência era pequeno e o homem estava perto de uma janela com apenas dois agentes realizando a custódia. 

O juiz responsável pela audiência decidiu por homologar a prisão preventiva de Paulo Osório seguindo os seguintes pontos:  

I) relaxar a prisão, caso a considere ilegal;
II) converter o flagrante em prisão preventiva, quando presentes os requisitos constantes do art. 312 deste Código, e se revelarem inadequadas ou insuficientes as medidas cautelares diversas da prisão;
III) conceder liberdade provisória ao autuado, com ou sem fiança, ou, ainda, cumulada ou não com medidas cautelares diversas da prisão. Na hipótese vertente, constato, inicialmente, que a prisão em flagrante levada a efeito pela autoridade policial não ostenta qualquer ilegalidade, uma vez que, atendidas as disposições constitucionais e legais atinentes à espécie (art. 5º da Constituição Federal de 1988 e arts. 301 a 306 do Código de Processo Penal), o flagrante mostra-se formal e materialmente válido. 

Entenda o caso

Paulo Roberto Osório havia combinado de pegar o garoto e devolver à mãe, Tatiana da Silva, 30 anos, no mesmo dia. No entanto, momentos depois, ele entrou em contato afirmando que iria sumir com Bernardo. “No que depender de mim, você não vê mais [a criança]. Quis tirar de mim, então eu tiro de vocês”, disse o suspeito na mensagem.

“Eu te avisei que se você aprontasse na minha vida não ia ser a saia da sua mãe que iria te proteger. […] Achou o quê?! Que eu ia ficar quieto no meu canto?!. […]. Pode ir na polícia, porque eu não vou mais voltar. Abandonei tudo e larguei minha vida. Adeus para vocês duas. Espero que agora entendam o que é ficar sem ele”, disse Paulo.

Foto: Divulgação/PCDF

Desde então, Bernardo não foi mais visto. Paulo foi encontrado em Alagoinhas-BA na última segunda (2), mas sem o garoto. Aos policiais, ele disse que dopou o filho, matou e jogou o corpo à beira de uma estrada que liga Formosa-GO a Luis Eduardo Magalhães-BA. A Polícia Civil (PCDF) conta que ele atentou contra a própria vida após ser preso.

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado