Menu
Brasília

Itapoã tem retirada de entulho, operação tapa-buraco e recuperação de vias rurais

Coordenador do Polo Leste conta que trecho estava intrafegável, levando transtorno a cerca de 200 famílias que vivem no local

Redação Jornal de Brasília

24/04/2020 9h15

O programa GDF Presente está realizando obras de revitalização no Itapoã há uma semana. As equipes estão trabalhando na recuperação de estradas rurais que foram danificadas em decorrência das chuvas. Também está sendo realizado o recolhimento de entulho, além da operação tapa-buracos. Até a quinta-feira (23) foram revitalizados 800 metros de vias vicinais.

A recuperação das estradas vicinais da DF-330 é realizada com material mais grosso do que o cascalho. E por meio de compactação com rolo, para aguentar as precipitações. É o que explica o coordenador do Polo Leste do programa, Júnior Carvalho. Ele conta que o trecho estava intrafegável, levando transtorno a cerca de 200 famílias que vivem no local.

“Em época de chuva, precisamos arrumar essa estrada a cada 15 dias porque o acesso fica inviável. O trecho leva aos comércios essenciais da cidade, além de ser rota de ônibus”, conta o administrador do Itapoã, Valdemar Medeiros. Para essa recuperação, 12 caminhões de rachões de concreto reciclado foram doados pelo Serviço de Limpeza Urbana (SLU).

O GDF Presente intensifica o trabalho da administração regional. O balanço de ações desde que as equipes do programa voltaram à cidade, na quinta-feira (16), ainda inclui a adequação da rotatória na marginal da rodovia DF-250, a retirada de 160 toneladas de entulhos e resíduos sólidos e o uso de quase 30 toneladas de massa asfáltica para cobertura e manutenção de buracos nas pistas.

“Quando o programa está na cidade, conseguimos adiantar os trabalhos necessários, já que são descentralizadas as máquinas que não temos disponíveis na administração”, revela Valdemar Medeiros. “A semana foi boa porque também conseguimos evolução na retirada de lixo, com volume muito significante, o que ajuda no combate ao Aedes aegypti, além de atender demandas necessárias para a região.”

Na sexta-feira (24), o Polo Leste do GDF Presente dará início ao cronograma de ações no Paranoá.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado