Menu
Brasília

Inspeção passa a ser obrigatória para frequentadores do Fórum de Brasília

O controle pessoal e de bagagem irá ocorrer em qualquer horário que o servidor ou advogado adentrar no Fórum de Brasília

Aline Rocha

29/07/2019 13h04

Da Redação
[email protected]

O Fórum de Brasília e os prédios do Complexo, a partir de 1º de agosto, ficarão ainda mais seguros. A partir desta data, a inspeção pessoal (porta giratória) e de bagagem (esteira de raio-x) passarão a ser obrigatórias para ingresso nos prédios, de acordo com a Resolução 16/2013.

A medida pretende ampliar e padronizar a segurança nas dependências do Tribunal e passa a alcançar o Fórum de Brasília após a aquisição de equipamentos modernos que irão agilizar o fluxo na entrada das pessoas.

O controle pessoal e de bagagem irá ocorrer em qualquer horário que o servidor ou advogado adentrar no Fórum de Brasília. No caso do ingresso de gestantes, será aplicado o que diz o artigo 2º da Lei 13.363/2016: “Entrada em tribunais sem ser submetida a detectores de metais e aparelhos de raios x”, mesmo não existindo qualquer radiação na porta giratória do TJDFT.

O Tribunal segue o que determina a Resolução 16/2013 e as regras da ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil para fiscalização das entradas dos fóruns. Dessa forma, de acordo com o que diz o artigo 5º da Resolução, é proibida a entrada de “pessoa ou objeto que represente potencial ameaça à integridade física ou moral da instituição, de magistrados, servidores ou de terceiros”. Segundo a ANAC, explosivos, líquidos inflamáveis e objetos perfurocortantes estão na lista de itens proibidos na bagagem de mão.

Seguindo as mesmas normas, é vedado ingresso nas dependências do Tribunal com materiais perfurocortantes. Assim, não será permitido entrar com qualquer tipo de objetos que se enquadrem nas opções acima descritas, tais como: chave de fenda, faca pontiaguda, estilete, tesoura pontiaguda e bico de pato.

 

Com informações de TJDFT

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado