Menu
Brasília

Inmet diz que volume de chuva está dentro do previsto

Até a manhã de sexta-feira (8), o órgão manterá o aviso especial de estado de atenção, já que ainda pode chover forte em todo a região

Aline Rocha

07/11/2019 13h32

Foto: Vítor Mendonça/Jornal de Brasília

Da Redação
[email protected]

O maior volume de água acumulado no temporal que caiu em todo o Distrito Federal no início da manhã desta quinta-feira (7) caiu na região central de Brasília, mais especificamente no Sudoeste. 

Até 10h da manhã de hoje foram registrados 23,2 milímetros de águas pluviais – 16,6 milímetros só entre 8h e 9h. Para se entender melhor essa quantidade, seria como se 23 litros de água fossem despejados durante o período em uma área de 1 metro quadrado.

Mesmo com o temporal, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o acumulado está dentro do previsto para todo o mês de novembro, que é de 226,9 milímetros. Até a manhã de sexta-feira (8), o órgão manterá o aviso especial de estado de atenção – que é o amarelo e o primeiro deles –, já que ainda pode chover forte em todo a região. Os outros dois são o de alerta (laranja), e o de emergência (vermelho).

“O volume foi intenso, mas ainda dentro do previsto para o período no Distrito Federal. Nada fora do comum, já que novembro é um mês considerado chuvoso”, explica a meteorologista do Inmet, Naiane Araújo.

O Gama e Águas Emendadas (no Noroeste do DF) foram, na sequência, as regiões onde mais choveram nesta manhã – 15,8 milímetros e 14,4 milímetros, respectivamente.

No Paranoá foram registrados 4,8 milímetros de chuva no período, enquanto em Brazlândia foi 1,4 milímetros. Além do Sudoeste, essas são as regiões onde há estações meteorológicas de medição pluvial do Inmet.

Além de ser onde mais choveu, a região Central foi também onde se registrou a rajada máxima de ventos: 68 km/h no Sudoeste.

 

Com informações da Agência Brasília

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado