Menu
Brasília

Indígenas lamentam homofobia em aldeias

Para pesquisadora, antes da chegada dos portugueses a homossexualidade era algo comum em comunidades tradicionais

Agência UniCeub

15/08/2019 5h50

Por Geovanna Bispo e Helena Mandarino
Jornal de Brasília/Agência UniCeub

“Se você é indígena, você já vai ter uma luta muito grande a seguir. Você sendo indígena e LGBTQ+, você vai ter uma luta muito maior”. O lamento é do estudante de direito Fetxawewe Tapuya, que é indígena e ativista.  Para ele e outras pessoas na mesma orientação, a homossexualidade é um tabu também em comunidades tradicionais e seculares.

História semelhante também tem o estudante Danilo Ferreira. “Na minha aldeia, o povo tem um pensamento já colonizado pelo machismo e homofobia. Todos os LGBTQ+, que são poucos assumidos nas comunidades. São bem coagidos, num sentido literal da palavra”. O indígena acrescenta que o preconceito era tão grande que, às vezes, preferia não sair de casa para não ouvir comentários. 

Imposições

Os entrevistados fazem parte de dois povos distintos, mas contam como a cultura católica e portuguesa influenciou no pensamento dos indígenas ao longo dos séculos. “Acredito que sim, a colonização veio com muita coisa imposta para os indígenas, entre elas não só a homofobia, mas todo esse contexto de indígena machista”. Fetxawewe aponta que, quando a aldeia se junta para conversar sobre temas como questões de gênero, há um questionamento sobre o que realmente é uma herança dos seus antepassados. 

Danilo tem 19 anos e se surpreendeu com a aceitação da família. Foto cedida por Tony Leão Santana

Danilo também associa esse preconceito à falta de informação. “Eu acho que quando eu entrei na universidade eu recebi várias informações que hoje eu posso me defender. Hoje tenho conhecimento para não abaixar a cabeça quando for tratado assim”. Essas palavras vêm depois de contar que outras pessoas na sua comunidade são pressionados a não se assumir gays ou a se esconder. Os dois jovens ainda contam que seus pais e a família mais próxima lidaram de forma surpreendentemente bem ao aceitarem a novidade.     

“Sexualidade silenciada”

A antropóloga indígena Braulina Aurora afirma que antes da chegada dos portugueses a homossexualidade era algo comum e que o contato com os “não indígenas” fez com que a cultura deles se perdesse, assim como a sua sexualidade, que se tornaram adormecidas e silenciadas “A colonização das igrejas condenou essa prática nas comunidades, pois aprenderam sobre o pecado e não sobre o sentimento”, considera. 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado