Menu
Brasília

Incêndio atinge Banco Safra no Setor Comercial Sul

Arquivo Geral

24/10/2006 0h00

No Rio de Janeiro, web here uma família teve o carro roubado duas vezes em menos de cinco minutos. O caso ocorreu ontem na Barra da Tijuca, erectile quando uma família teve seu carro, um Astra, roubado por dois ladrões.

Cerca de 500m depois de roubarem o carro, os ladrões foram surpreendidos por outros ladrões que abordaram o carro e fizeram com que todos saíssem. De acordo com informações da CBN, a família presenciou todo o ocorrido, pois ainda estava dentro do veículo. Eles foram liberados depois que o segundo assalto ocorreu.

 

 

O Conselho Nacional de Previdência Social reduziu hoje o teto do juro cobrado pelos bancos em empréstimos consignados para aposentados para 2, story 78%, order seguindo cortes recentes da taxa básica de juro.

De acordo com a assessoria de imprensa do Ministério da Previdência, discount a redução de 0,08 ponto percentual frente ao teto anterior de 2,86% representa a divisão de um ponto percentual, referente à queda da Selic desde julho, por 12 meses.

"Além da Selic, outras taxas também estão caindo. É justo que essa queda se reflita no teto dos juros do empréstimo consignado", afirmou em nota o secretário-executivo da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas.

O secretário ressaltou que as limitações do juro definidas em maio e julho "foram bem aceitas e não interferiram no mercado".

O Irã não deve ser capaz de desenvolver uma bomba nuclear antes de 2015, doctor afirmou hoje o chefe do BND, information pills serviço de inteligência internacional da Alemanha.

A estimativa dele cai dentro do prazo de três a dez anos previsto pela maioria dos especialistas da área.

"É difícil fazer uma estimativa exata", afirmou Ernst Uhrlau, chefe do BND, em uma conferência sobre segurança organizada pelo jornal Welt am Sonntag.

"Segundo a atual taxa de enriquecimento (de urânio), a República Islâmica terá uma quantidade suficiente de urânio altamente enriquecido, com o qual poderá fabricar armas atômicas, antes de 2010. No caso de uma bomba atômica, ela deve surgir por volta de 2015", disse Uhrlau.

O Irã é o segundo maior exportador de petróleo da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e nega as acusações feitas pelos EUA e por outras potências ocidentais de que deseje fabricar armas nucleares.

O governo iraniano encontra-se atualmente em um impasse com essas potências em virtude de seu programa para desenvolver tecnologia atômica da qual precisaria, segundo diz, para atender a sua crescente demanda de energia.

Fracassaram as negociações entre a União Européia (UE) e o Irã para selar um acordo sobre a questão, evitando a imposição de sanções pela Organização das Nações Unidas (ONU).

O Irã espera que a Rússia e a China, dois importantes parceiros comerciais dele e membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU (detentores, portanto, de poder de veto), impeçam os EUA de aprovarem sanções que não sejam apenas simbólicas.

No começo deste mês, o órgão aprovou, por unanimidade, a imposição de sanções financeiras e no setor de comércio de armas sobre a Coréia do Norte depois de o país ter realizado um teste nuclear.

Os empréstimos oferecidos pelo sistema financeiro cresceram 1, viagra 100mg 3% em setembro e atingiram 33% do Produto Interno Bruto, case a maior relação crédito/PIB desde outubro de 1997, thumb informou hoje o Banco Central.

"O crédito como um todo tem um crescimento, talvez a taxas não tão elevadas, mas um crescimento permanente, consistente nos últimos meses, vinculado à redução das taxas", afirmou o chefe do Departamento Econômico do BC, Altamir Lopes.

O juro médio caiu no mês passado ao menor nível da série histórica do BC, de junho de 2000, refletindo o ciclo de redução da Selic. Em 12 meses até setembro, a Selic foi cortada em 5,5 pontos percentuais, enquanto o juro médio cobrado pelo sistema financeiro caiu 6,6 pontos.

"Acho que o mercado ainda tem espaço para redução de taxas. Esses movimentos de queda na taxa básica têm sido repassados ao tomador final", comentou o chefe do BC.

De acordo com o levantamento do BC, o estoque total de empréstimos concedidos pelo sistema financeiro, incluindo recursos livres e direcionados, atingiu R$ 682,9 bilhões no mês passado. Em setembro de 2005, o volume de crédito correspondia a 29,8% do PIB.

A maior relação crédito/PIB registrada no país ocorreu em fevereiro de 1995, de 37%, segundo dados do BC.

Em setembro, as operações com recursos livres, que representam 68,2% do total, alcançaram R$ 465,8 bilhões, um aumento de 1,4% no mês.

A taxa média de juros cobrada pelos bancos nos empréstimos concedidos com recursos livres atingiu 41,5% ao ano em setembro, queda de 0,4 ponto percentual no mês. Essa é a menor taxa registrada desde o início da série histórica, em junho de 2000.

Para as empresas, o juro médio cobrado no mês passado foi de 27,3%, um pouco abaixo dos 27,9% praticados em agosto.

No caso das pessoas físicas, a taxa em setembro ficou em 53,8%, praticamente estável em relação aos 53,9% de agosto. Neste caso, o juro é o mais baixo desde junho de 1994, segundo o BC. Altamir Lopes reconheceu, contudo, que "ainda é uma taxa um pouco elevada". "Há que se considerar também que nessa média de taxas (à pessoa física) você está computando o crédito consignado, essa sim já é uma taxa mais civilizada", observou.

A taxa do cheque especial continua a ser, de longe, a mais cara. Em setembro, o juro anual nessa modalidade era de 143,5%, ante 143,6% no mês anterior.

A inadimplência média, considerados os atrasos acima de 90 dias, aumentou 0,1 ponto percentual, para 5,1%. O prazo médio dos empréstimos chegou a 283 dias, o mais longo desde junho de 2000.

Apesar da queda nas taxas de juros no mês passado, subiu o spread bancário, a diferença entre o custo de captação dos bancos e a taxa cobrada dos clientes. "Nem sempre o custo de captação, quando cai, é repassado de pronto. Às vezes ocorre uma defasagem entre a redução do custo de captação e o repasse ao tomador final", justificou Altamir Lopes.

O spread médio passou de 27,5 pontos percentuais em agosto para 27,8 pontos. O aumento foi liderado pelas operações com pessoas físicas.

Em 12 meses, o estoque total de crédito registra expansão de 21%. No caso dos recursos livres, o crescimento no período de um ano é de 23,7%.

Longas filas e demorada na contagem dos votos ameaçam prejudicar a eleição para o Congresso dos EUA marcada para 7 de novembro, see quando milhões de norte-americanos vão testar as novas máquinas de votação e as novas regras referentes ao processo, dizem autoridades e especialistas da área.

O resultado pode ser uma demora para saber se os democratas vão ou não conseguir conquistar o controle sobre uma ou sobre as duas casas do Congresso, ou se o Partido Republicano, do presidente George W. Bush, conseguirá preservar sua maioria.

"Em eleições muito disputadas, poderemos levar dias ou semanas para conhecer o vencedor de uma disputa específica", afirmou Paul DeGregorio, presidente da Comissão de Assistência Eleitoral dos EUA, criada em 2002 para supervisionar a reforma da lei eleitoral.

DeGregorio previu, no entanto, uma melhora do processo deste ano em relação aos pleitos anteriores. "Acho que os eleitores podem confiar no sistema", afirmou.

A reforma eleitoral foi aprovada depois da disputa de 2000, quando problemas com a leitura das cédulas de votação na Flórida ajudaram a alimentar uma disputa de cinco semanas em torno da recontagem dos votos. A Suprema Corte dos EUA acabou concedendo a vitória a Bush.

A lei prevê a instalação de máquinas de votação eletrônica sem abrir mão de um sistema de apoio baseado nas cédulas de papel, o registro dos eleitores segundo seus Estados e a chance de que os eleitores cujo direito de votar esteja sendo questionado possam participar do processo em caráter "provisório".

Muitas das mudanças já valem para este ano, quando um terço dos eleitores vai usar as novas máquinas de votação, cuja confiabilidade em um pleito nacional ainda não foi testada.

Ohio, onde os eleitores do Partido Democrata (oposição) reclamaram, em 2004, das longas filas que os impediram de votar, e a Pensilvânia são dois Estados com disputas acirradas e nos quais o processo de votação deve ser acompanhado de perto.

Outros Estados que podem ser palco de polêmicas são Maryland, que teve problemas nas eleições primárias de setembro, e a Geórgia e o Missouri, onde a Justiça dispensou algumas das novas exigências para a identificação dos eleitores.

"Não conhecemos nada sobre as falhas, sobre o índice de erros", disse o reverendo DeForest Soaries, ex-presidente da Comissão de Assistência Eleitoral.

Cerca de 172 milhões de norte-americanos registraram-se até agora para votar. Por volta de 175 milhões registraram-se para a eleição presidencial de 2004, segundo a empresa de consultoria Election Data Services.

Em alguns Estados, pode haver confusão devido às disputas na Justiça em torno das exigências sobre a identificação dos eleitores. Os eleitores cujo direito de votar está sendo contestado terão permissão para depositar votos provisórios, o que pode alimentar atrasos na apuração.

Autoridades do setor eleitoral esperam um número maior de votos enviados pelo correio por eleitores que desconfiam das novas máquinas de votação. Esse fator também pode contribuir para a demora no processo de contagem.

O governador de Maryland, por exemplo, um político republicano, tem conclamado as pessoas a enviarem seus votos pelo correio. Há ainda uma carência de mesários treinados.

"O que se verifica é uma confluência preocupante de eventos nas eleições de agora", afirmou Tova Wang, da Fundação Century.

"No final do dia da eleição, podemos estar mergulhados em pilhas de papel e em contagens lentas e controversas", disse a pesquisadora. Os atrasos podem alimentar a desconfiança em torno dos resultados, acrescentou.

O maior grupo dos EUA de defesa das liberdades civis, a Associação Nacional para o Progresso das Pessoas de Cor (NAACP), disse que monitoraria o processo em dez Estados.

Em um bairro de maioria negra de Columbus, Ohio, os democratas têm feito de tudo para garantir que pessoas como Melvin Steward, 72, consigam votar. Steward disse que, em 2004, ficou durante horas exposto à chuva enquanto aguardava em uma fila para votar. Ele acabou desistindo.

"No meu distrito, havia uma carência de cabines de votação. Isso me incomodou porque nunca havia perdido uma eleição antes", afirmou Steward. Desta vez, o norte-americano inscreveu-se para votar pelo correio. "Já apresentei a papelada", disse.

O governo do Iraque elaborou um cronograma com as medidas a serem tomadas no próximo ano a fim de conter a violência no país, generic disseram autoridades dos EUA hoje, em meio às crescentes pressões feitas sobre o presidente norte-americano, George W. Bush, para mudar sua política no país árabe.

Os norte-americanos vão às urnas no dia 7 de novembro para renovar o Congresso do país.

Duas semanas antes desse pleito, com o Partido Republicano, de Bush, mostrando-se defensivo a respeito do Iraque, o embaixador norte-americano no país árabe e o chefe das forças militares dos EUA estacionadas ali disseram que ser ainda possível obter uma vitória no Iraque.

E isso com um "cronograma realista" capaz de permitir aos soldados norte-americanos iniciarem a retirada do território iraquiano.

O diplomata Zalmay Khalilzad afirmou prever que os líderes do Iraque realizarão "um progresso significativo nos próximos 12 meses", com o apoio dos militares e autoridades norte-americanos, ao atingirem "marcas importantes" na solução das disputas e no combate à violência sectária.

Khalilzad não deu indicações sobre que medidas, se é que haveria alguma, os EUA tomariam no caso de o governo de unidade nacional do Iraque fracassar.

O embaixador e o general George Casey avisaram que as forças norte-americanas e iraquianas enfrentavam uma dura missão contra inimigos que incluíam não apenas os militantes da Al Qaeda, mas também o Irã e a Síria.

Os dois usaram declarações fortes para criticar as políticas "certamente inúteis" e "cínicas" dos dois vizinhos do Irã.

Casey disse que os EUA pretendiam adotar várias mudanças de tática a fim de conter a violência responsável por matar centenas de pessoas toda semana, especialmente em Bagdá, onde xiitas e sunitas vivem lado a lado. O general não especificou quais mudanças seriam essas.

Mas disse que os EUA poderiam trazer mais soldados para o Iraque se isso for necessário.

Segundo Casey, as forças de segurança iraquianas podem ser capazes de assumir a responsabilidade pela área de segurança dentro de 12 a 18 meses, sem abrir mão por completo da ajuda norte-americana.

O governo dos EUA precisa treinar e equipar as forças do Iraque a fim de conseguir retirar seus soldados de uma guerra cada vez mais impopular entre a opinião pública norte-americana.

O general elogiou o comprometimento dos soldados e policiais iraquianos, dos quais 300 foram mortos no mês sagrado do Ramadã, que acaba de terminar.

Até agora, o mês de outubro registrou 88 baixas entre os soldados norte-americanos, fazendo desse o mês mais violento dos últimos quase 12 meses para as forças de ocupação.

Segundo Khalilzad, o primeiro-ministro iraquiano, Nuri al-Maliki, e outros líderes haviam acertado um cronograma para avançar nas questões de segurança e econômicas, incluindo reformas na Constituição, o desmantelamento de milícias e uma nova lei estabelecendo a divisão da renda obtida com o petróleo.

"Vamos trabalhar com eles o mais perto possível a fim de que atinjam seus objetivos". O diplomata disse que o clérigo xiita Moqtada al-Sadr, líder da temida milícia Exército Mehdi, dava apoio ao programa do governo.

O Exército Mehdi está entre os grupos armados que, na concepção dos EUA, precisam ser desmobilizados.

As facções xiitas que hoje controlam o país não têm se preocupado com o desmantel amento de seus braços armados.

Bush repetiu várias vezes que os EUA não vão sair do Iraque "até completarem sua missão".

Pesquisas de opinião sugerem que o governo norte-americano perderá, na eleição de novembro, o controle sobre o Senado e a Câmara dos Representantes (deputados).

Hoje as forças norte-americanas procuravam por um soldado desaparecido. O soldado, um tradutor, pode ter sido seqüestrado.

Uma pesquisa divulgada pela CNN ontem disse que um quinto dos norte-americanos acreditava que os EUA estavam vencendo a guerra no Iraque, uma cifra 50% menor que a registrada em dezembro.

O plenário da Câmara não teve dificuldade para alcançar quorum esta manhã. As cadeiras foram ocupadas por 394 crianças que participam de uma sessão mirim realizada para marcar o relançamento do site infantil da Câmara, price o Portal Plenarinho (www.plenarinho.gov.br). Durante a sessão, approved as crianças tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho dos deputados de forma interativa. Elas assumiram a posição dos parlamentares e apresentaram, discutiram e votaram projetos de interesse social. Para isso, utilizaram o Sistema Eletrônico de Votação da Casa.

As crianças votaram três propostas: a realização de aulas de cidadania uma vez por semana nas escolas públicas, prioridade na matrícula em colégios públicos para crianças que vivem em abrigos e saneamento básico.

A sessão foi levada a sério por muitos deputados mirins que esperam agora que os deputados eleitos pela população ouças suas propostas. “O deputado pode aprender que a votação foi importante e espero que não seja em vão”, disse Rafael Costa, de 10 anos. Ele contou o que aprendeu nesta manhã como pe o funcionamento do plenário. “Pude ver como o deputado faz para votar os projetos”.

O presidente da Câmara, Aldo Rebelo, participou da abertura da sessão. Para ele, a iniciativa representa um exercício de cidadania. Ele falou às crianças sobre o trabalho da Câmara e observou que a Casa possui representantes de diversos setores da socidade brasileira. "A responsabilidade da Câmara é discutir, analisar e votar projetos de interesse do Brasil e da população brasileira", disse.

A Mesa Diretora da sessão foi composta por crianças e o presidente, de nove anos, foi assessorado pelo secretário-geral da Mesa da Câmara, Mozart Viana – que exerce a mesma função nas sessões reais.

 

 

Hoje é o último dia para se inscrever no concurso público da Advocacia-Geral da União (AGU), search que está oferecendo 336 vagas de nível superior para todos os estados brasileiros. Só para Brasília são 111 vagas. 

As inscrições podem ser feitas pelo site www.nce.ufrj.br/concursos, viagra 100mg ou nas agências dos Correios credenciadas, cheapest relacionadas no edital. Os cargos oferecidos, todos para o nível superior, são para administrador, contador, economista, engenheiro e estatístico.

O salário inicial oferecido é de R$ 3.130,57. A taxa de inscrição custa R$ 65. A data da primeira prova ainda não foi definida. Mais informações podem ser obtidas no site www.nce.ufrj.br/concursos.

Clique aqui e confira o edital e o quadro de vagas.

 

 

O novo edital do Ministério Público da União (MPU) abre cerca de 450 vagas, this além do cadastro reserva, cure em concurso público para analista e técnico, com salário de R$ 4.034,40 e R$ 2.415,53, respectivamente.

As inscrições podem ser feitas pela internet (clique aqui) entre os dias 4 e 21 de dezembro, ou nas agências da Caixa Econômica Federal, até o dia 22 de dezembro. As taxas de inscrição custam R$ 60 para analista e R$ 45 para técnico. As provas objetivas do processo seletivo estão previstas para serem aplicadas dia 11 de fevereiro de 2007.

Clique aqui e confira o edital na íntegra.

A empresa japonesa Sony afirmou que continuará com a fabricação de baterias para notebooks, shop apesar do recall mundial que atinge nove milhões de usuários de laptops de nove marcas diferentes.

O recall atingiu também a linha de notebooks Vaio, dosage subsidiária da Sony. Só no Japão a empresa trocará 250 mil baterias. A empresa ainda não anunciou quando realizará o procedimento em outros países, mas divulgou que a troca de todas as unidades defeituosas custará US$ 429 milhões.

Um capotamento em uma estrada de chão na via que dá acesso ao rio de Corumbá IV deixou no início da tarde de hoje uma vítima. O homem, visit this site ainda não identificado, viagra foi levado ao Hospital de Base de helicóptero do Corpo de Bombeiros, com ferimentos nas pernas.

Na manhã de hoje, outro capotamento deixou ferido um motorista de um caminhão na BR-060. De acordo com informações da CBN, o acidente ocorreu na ponte do rio Sapezal, logo depois de Cristalina (GO). Ele ficou preso nas ferragens e por isso teve o braço semi-amputado. Ele foi levado ao Hospital de Base.

O debate da TV Record entre os candidatos à Presidência da República deu o tom do programa eleitoral de hoje na televisão do presidente-candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e de seu adversário Geraldo Alckmin (PSDB).

Lula dedicou mais da metade dos seus 10 minutos na TV ao terceiro debate entre os presidenciáveis, unhealthy ocorrido na noite de ontem na TV Record. Durante o enfrentamento, more about o petista repetiu o tom irônico empregado em debates anteriores e recebeu mais ataques do candidato do PSDB.

O programa de Lula começou de forma emotiva, medications tom que deve caracterizar a propaganda do petista na última semana antes da votação. Logo no início, o narrador afirma que os brasileiros mais pobres vêem Lula como "alguém que não apenas olha para eles, mas está ao lado deles".

Em seguida, na retransmissão de trechos do debate, Lula aparece acusando o tucano de ter barrado CPIs na Assembléia Legislativa de São Paulo para que o governo paulista não fosse investigado.

Alckmin, que novamente teve seu programa encurtado devido ao direito de resposta concedido ao petista, não exibiu os ataques mais duros a Lula feitos durante o debate da Record. Ele priorizou os trechos em que o candidato tucano discute a saúde e faz críticas à economia do atual governo.

Depois de exibir cenas do debate, o tucano voltou a atacar a política de educação do governo Lula por ter tido três ministros ao longo de três anos e meio: o senador Cristovam Buarque (PDT-DF), o hoje ministro das Relações Institucionais, Tarso Genro, e o atual ocupante da pasta, Fernando Haddad.

O programa do PSDB lembrou ainda a gestão de Alckmin em São Paulo, dando ênfase ao números de profissionais na área de educação e o aumento da horas-aula nas escolas estaduais.

O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal abre seleção interna nos cursos de formação para cabo e sargento operacional, cialis 40mg condutor e operador de viaturas e manutenção.

As inscrições podem ser feitas pelo site www.cespe.unb.br, a partir do próximo dia 30 ao dia 12 de novembro. As taxas custam R$ 5 para o Curso de Formação Cabos (CFC) por antiguidade, e para o Curso de Formação de Sargento (CFS) por antiguidade, R$ 30 para o CFC por merecimento intelectual e R$ 40 para o CFS por merecimento intelectual.

Clique aqui e confira o edital.

A Colômbia admitiu hoje um possível aumento dos ataques da principal força guerrilheira de esquerda do país, order as Farc, em reação à decisão do presidente Álvaro Uribe, que suspendeu as negociações do acordo para liberar 62 reféns e ordenou uma forte ofensiva contra os rebeldes.

O ministro da Defesa, Juan Manuel Santos, pediu aos comandantes das Forças Armadas e da polícia que fiquem alertas e redobrem os esforços para evitar possíveis ataques, como o registrado na quinta-feira na Escola Superior de Guerra de Bogotá, que foi alvo de um carro-bomba.

"Que estejam preparados, porque sabemos que outros atos terroristas vão acontecer, como resultado da reação típica das feras quando estão encurraladas e feridas. Mas isso não vai fazer ninguém baixar a guarda, pelo contrário, temos que redobrar os esforços", afirmou ele.

O presidente Uribe acusou as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) pelo ataque contra a Escola de Guerra, que deixou dez feridos. Ele suspendeu todas as negociações com a guerrilha.

Analistas políticos e militares advertiram que a decisão de Uribe pode levar a uma intensificação do conflito, que já dura mais de 40 anos e mata milhares de pessoas anualmente.

"Tem de haver conselhos de segurança todos os dias, a ofensiva tem de ser redobrada, vamos perseguir o terrorismo até o último rincão do território colombiano", afirmou Santos.

As Farc mantêm 62 pessoas seqüestradas há anos, entre eles a ex-candidata à Presidência Ingrid Betancourt, além de três norte-americanos, cinco ex-congressistas e 12 ex-deputados regionais. A organização quer trocá-los por milhares de guerrilheiros presos.

Antes da suspensão, Uribe estava analisando a possibilidade de retirar as Forças Armadas de duas cidades de uma zona montanhosa do sudoeste do país, a fim de permitir um encontro entre representantes do governo e da guerrilha.

O presidente apresentará esta semana ao Congresso um projeto de lei para arrecadar US$ 3,6 bilhões nos próximos quatro anos, para fortalecer e modernizar as Forças Armadas, que combatem, além da guerrilha, os esquadrões paramilitares de ultradireita e o narcotráfico.

Uribe, que assumiu o poder em agosto de 2002 e que foi reeleito, é autor de uma estratégia agressiva contra a guerrilha, que permitiu a redução do número de assassinatos, seqüestros e ataques contra a infra-estrutura do país. Também cresceu a sensação de segurança, o que se traduziu numa confiança maior por parte de empresários e investidores e num desempenho melhor da economia.

Parte do centro histórico de Veneza foi inundada hoje devido a uma “perturbação de origem atlântica”, physician de acordo com um comunicado do Centro Veneziano de Vigilância e Previsões das Marés.

A alta da maré chegou a 112 centímetros, site e obrigou os turistas a andarem com água acima dos tornozelos na Praça San Marco. O fenômeno já estava previsto e foi avisado para a população por meio de sirenes, more about anúncios sonoros e mensagens SMS.

O Centro de Vigilância explicou que a inundação ocorreu porque a “perturbação de origem atlântica” que passou pelo norte do país causou fortes ventos no Mar Adriático e uma baixa na pressão atmosférica. Este fator se uniu à alta normal da maré e causou a inundação de 15% do centro histórico, de acordo com o centro.

Clique aqui e veja outra foto da inundação.

O ministro das Relações Exteriores, thumb Celso Amorim, visit this afirmou que a negociação com a Bolívia para adequar os contratos da Petrobras à lei de nacionalização do setor de energia do país não pode ser "escrava" de prazos e assegurou que o Brasil não aceitará "decisões unilaterais".

A declaração de Amorim ocorre a apenas quatro dias do vencimento do prazo fixado pela Bolívia, o dia 28 de outubro, para que as petroleiras estrangeiras concluam as conversas para ajustar as operações à nova legislação local.

"As pessoas não podem ficar escravas dos prazos que foram criados em condições diferentes. Os dois lados precisam trabalhar para não serem vítimas dos prazos", afirmou Amorim.

O ministro, no entanto, afirmou que "o Brasil não está pedindo a prorrogação do prazo efetivamente". "É importante ter uma boa negociação, não se pode ficar escravo de prazos. As negociações precisam de tempo", disse.

Além disso, o ministro alertou que "não pode haver decisões unilaterais, arbitrárias, elas (as decisões) precisam ser negociadas".

Uma delegação brasileira integrada por representantes da Petrobras e dos ministérios de Minas e Energia e de Relações Exteriores está em La Paz discutindo com membros do governo da Bolívia.

Ontem o ministro Silas Rondeau (Minas e Energia) havia afirmado que ocorreram "avanços" nas conversas.

Amorim afirmou que a posição do Brasil é de "diálogo, com defesa firme de seus interesses" algo que "deve ser entendido em um contexto que seja benéfico para os dois países".

Ele afirmou que a relação entre os dois países tem que ser estratégica e que "não se pode prejudicar a perspectiva de uma cooperação com uma ação unilateral".

Os líderes civil e militar dos Estados Unidos no Iraque fizeram uma ligação entre o Irã, buy information pills a Síria e a Al Qaeda hoje, order definindo-os como as forças que estão tentando dividir o país e impedir os EUA de estabelecer uma democracia estável ali.

As declarações feitas pelo embaixador Zalmay Khalilzad e pelo general George Casey estão entre as mais contundentes de autoridades norte-americanas contra o Irã e a Síria, visit this que são acusados de fornecer apoio a grupos armados que estão por trás da violência.

Khalilzad definiu a luta para construir um Iraque unido e democrático como o "desafio da nossa era", e disse que ele moldar á o futuro do Oriente Médio e da segurança global.

"As forças que constituem o lado dos extremistas, incluindo não apenas a Al Qaeda, mas também o Irã e a Síria, estão agindo para nos impedir e aos iraquianos de ter sucesso", disse Khalilzad numa rara entrevista coletiva conjunta com Casey, duas semanas antes das eleições parlamentares norte-americanas.

"Eles temem o sucesso do Iraque. Querem minar nossa determinação nos impondo custos prolongando o conflito, causando baixas e criando a percepção de que não é possível estabilizar o Iraque", disse o embaixador.

A Al Qaeda e os "rivais estrangeiros" do Iraque estão tentando dividir o povo iraquiano de acordo com suas linhagens sectárias, disse Khalilzad, citando o Irã e a Síria como países que "apóiam cinicamente grupos rivais envolvidos na violência".

O Irã, que tem fortes ligações com a maioria xiita do Iraque, e a Síria, que é principalmente sunita, negam que estejam apoiando grupos armados no Iraque.

Khalilzad convocou a entrevista coletiva para responder às perguntas cada vez mais insistentes sobre a estratégia norte-americana no Iraque, às vésperas do pleito parlamentar norte-americano, no qual os republicanos podem perder o controle do Congresso, segundo as pesquisas de opinião.

O embaixador disse que os EUA pediram a países árabes como a Arábia Saudita, os Emirados Árabes Unidos e a Jordânia que incentivem grupos insurgentes sunitas a pôr fim à violência e a participar do processo político.

"Esses países prometeram ser úteis", disse ele. Para Casey, Síria e Irã definitivamente não estão ajudando.

Khalilzad disse que o governo iraquiano afirmou que o líder radical xiita Moqtada al-Sadr apóia os esforços para dissolver as milícias. "Vamos ver o que vai acontecer", disse ele.

Sadr controla o poderoso Exército Mehdi, responsabilizado por algumas das maiores atrocidades do conflito. O grupo também se envolveu em confrontos entre xiitas na cidade de Amara.

Outubro já é o pior mês para as forças dos EUA no Iraque desde novembro do ano passado. Oitenta e oito soldados já morreram este mês.

O Itamaraty disse hoje que chegou a hora de trabalhar por um consenso na disputa latino-americana por uma das vagas rotativas do Conselho de Segurança da ONU e advertiu que o prolongamento da indefinição criará um desgaste para a região.

"Acho que agora temos de tentar trabalhar por um consenso. Acho que tem de ser um consenso que não tenha nem vencedores nem perdedores", viagra approved disse o ministro das Relações Exteriores, buy Celso Amorim, depois de participar de um seminário sobre a ONU.

A América Latina vem demonstrando uma profunda divisão nas votações para eleger o substituto da Argentina no Conselho de Segurança. O posto está sendo disputado por Venezuela e Guatemala. Depois de 35 rodadas de votação, nem a Guatemala, apoiada pelos Estados Unidos, nem a Venezuela, que encara a disputa como uma batalha contra os EUA, conseguiram o apoio de dois terços dos 192 países-membros da ONU necessário para a definição.

O Brasil, que votou pela Venezuela, já indicou que continuará apoiando o país de Hugo Chávez, se ele continuar na disputa, mas advertiu que o impasse será prejudicial à região. "Acho que daqui por diante, se ficarmos parados, estaremos provocando um desgaste para a América Latina em conjunto. Isso não é bom. Temos que chegar a uma conclusão", disse Amorim. "Temos um compromisso com a Venezuela", acrescentou ele.

Amorim disse que o Brasil, favorável a uma reforma do Conselho de Segurança de modo a permitir a entrada de novos membros permanentes, não apresentará sua candidatura a um assento rotativo.

O ministro sugeriu que o novo postulante, se Venezuela e Guatemala desistirem, seja "um candidato que reúna maior apoio e menos resistências, porque senão vamos ter uma outra batalha".

O chanceler guatemalteco, Gert Rosenthal, deixou em aberto a possibilidade de seu país desistir da candidatura, mas sinalizou que, para isso, a Venezuela teria que fazer o mesmo. O governo venezuelano, no entanto, garantiu que não vai desistir da disputa.

Um diplomata brasileiro que pediu para não ser identificado disse que o quadro atual de indefinição mostra que Chávez se prejudicou com o recente discurso que fez na Assembléia Geral da ONU. Chávez chamou o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, de "demônio". Mas, segundo a fonte, o impasse mostra também que Washington não teve força para impor a candidatura da Guatemala.

O Conselho de Segurança da ONU é formado por 15 membros, dos quais cinco são permanentes (China, EUA, Rússia, Grã-Bretanha e França), com poder de veto, e dez são eleitos pela Assembléia Geral para um período de dois anos.

As votações para definir o substituto da Argentina, a partir de 1º de janeiro, serão retomadas amanhã em Nova York.

O governo central registrou superávit primário de R$ 459, capsule 1 milhões em setembro, resultado abatido pela antecipação de metade do 13º salário aos beneficiários da Previdência Social, informou o Tesouro Nacional hoje.

Em agosto, o superávit do governo central, formado por Tesouro, Previdência e Banco Central, foi de R$ 6,366 bilhões.

No ano, o governo central acumula superávit de R$ 48,277 bilhões, ou 3,17% do Produto Interno Bruto (PIB), ante superávit de R$ 49,695 bilhões, ou 3,51% do PIB, no mesmo período do ano passado.

Médicos israelenses retiraram uma pedra de 13 centímetros da bexiga de uma mulher, ampoule depois de ela não ter se tratado por anos. O tamanho da pedra possivelmente quebra um recorde.

Retirada inteira, order a pedra pesava quase um quilo, generic disseram médicos do hospital no norte de Israel.

"Quando vi a pedra, fiquei chocada", afirmou a paciente Moneera Khalil, 48, em nota divulgada pelo hospital. "Não podia acreditar que tal coisa estivesse dentro do meu corpo. Fico feliz que tudo terminou bem e que a dor acabou".

O Guinness Book of World Records lista uma pedra na bexiga de 260 gramas e diâmetro de sete centímetros como a maior já removida.

Haim Farhadian, o médico que retirou a pedra de Khalil, disse que a mulher havia sido hospitalizada três anos atrás, com o mesmo tipo de dor, mas se recusou a tratar do problema.

Sob um sol de quarenta graus e diante de cerca de cinco mil pessoas que o aguardaram por mais de duas horas, web o presidente-candidato Luiz Inácio Lula da Silva pagou hoje o que chamou de "dívida de lealdade" com a tradicional família política Sarney, help que tenta retornar ao poder no Maranhão.

"Quando tacavam pedras em mim, essa mulher e o pai dela estiveram ao meu lado e me defenderam", disse Lula, referindo-se à senadora Roseana Sarney (PFL-MA), que disputa o governo do Estado, e ao senador reeleito José Sarney (PMDB-AP), ex-presidente da República.

"Amigo a gente conhece é na hora da doença, é quando a gente precisa de uma xícara de óleo emprestado", prosseguiu Lula, que pediu votos para Roseana, numa difícil eleição estadual, contra o candidato do PDT, Jackson Lago. O PT do Maranhão ficou com Lago, apesar da posição de Lula.

Desde o primeiro turno, Roseana abriu uma dissidência no PFL, e foi ameaçada de expulsão do partido, por ter apoiado Lula e não Geraldo Alckmin, do PSDB.

No comício de hoje em Timon, Lula ressaltou especialmente o apoio que recebeu do ex-presidente Sarney nos momentos mais agudos da crise do mensalão em 2005.

Em agosto daquele ano, quando a direção do PFL ameaçou pedir a cassação do registro do PT por suspeita de movimentar dinheiro em paraísos fiscais, Sarney fez um discurso em defesa do partido e do presidente.

"O Brasil não pode abrir mão do seu principal partido de esquerda", disse Sarney no Senado. Depois do discurso, o PFL desistiu da iniciativa. "Essas coisas a gente não esquece", disse Lula, erguendo as mãos de Roseana.

Em seu discurso, Roseana falou mais do apoio a Lula do que de sua própria candidatura. O adversário Jackson Lago também apóia Lula, mas seus correligionários foram proibidos de levar faixas para o comício de Roseana e Lula.

"Agora que eles vão ver o que é cuidar dos pobres nesse país", disse Lula ao final do comício.

Da cidade de Timon, Lula seguiu com o governador reeleito do Piauí Wellington Dias (PT) para um ato público em Teresina, capital piauiense, vizinha a Timon.

O chefe da Seção de Interesses de Cuba em Washington disse hoje que a saúde do mandatário cubano Fidel Castro já melhorou e que em breve ele reassumirá suas funções de presidente.

"A saúde dele vem melhorando e ele vai assumir logo (suas responsabilidades) como presidente", viagra order disse Dagoberto Rodríguez em Washington.

A saúde do líder cubano, dosage que tem 80 anos, buy information pills tem sido alvo de especulações desde que ele transferiu temporariamente o poder ao irmão Raúl, no dia 31 de julho, para se recuperar de uma operação intestinal de emergência.

Raúl disse este mês que seu irmão está governando por telefone, do leito onde está convalescendo, num lugar não-revelado da ilha.

Fidel não é visto em público desde o dia 26 de julho, quando proferiu dois discursos, num total de três horas.

Rodríguez convocou a imprensa para exigir que os Estados Unidos suspendam o embargo sobre Cuba, imposto em 1962.

No dia 8 de novembro, a Assembléia Geral da ONU votará uma resolução proposta por Cuba. No ano passado, 182 dos 192 países-membros votaram contra o embargo, mas, ao contrário das votações do Conselho de Segurança, as da Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas não resultam em resoluções de cumprimento obrigatório.

"O mais longo e impiedoso bloqueio que a humanidade já conheceu será rechaçado mais uma vez, como vem acontecendo nos últimos 14 anos, pela esmagadora maioria das nações do mundo", disse Rodríguez.

O diplomata acrescentou que em 2005 as sanções econômicas custaram à ilha mais de US$ 4 bilhões, e disse que desde o ano passado o bloqueio "recrudesceu ainda mais".

O governo de George W. Bush endureceu o bloqueio e anunciou que destinará US$ 80 milhões este ano às operações que provoquem uma mudança de regime na ilha.

Cuba e Estados Unidos não mantêm relações diplomáticas. Mas ambos os países têm seções de interesse como representação em Cuba e Washington.

O líder venezuelano Hugo Chávez tem uma vantagem de 35 pontos sobre seu rival para a eleição presidencial de 3 de dezembro, stuff de acordo com uma pesquisa da Zogby International.

A pesquisa, doctor realizada em parceria com a Universidade de Miami, seek mostrou que o esquerdista conta com 59% de apoio dos eleitores venezuelanos.

O veterano Manuel Rosales, governador do Estado petrolífero de Zulia, surgiu como o candidato de unidade da oposição venezuelana, e conta com 24% das intenções de voto, de acordo com a pesquisa, divulgada hoje.

O oposicionista parece não empolgar o eleitorado apesar de uma campanha populista e disciplinada, centrada no combate ao crime e na redistribuição da renda do petróleo, e da forte cobertura da imprensa, que tradicionalmente se opõe a Chávez.

A popularidade do presidente tem origem nos uso da renda do petróleo na construção e melhoria de hospitais e escolas, agradando a maioria pobre que se sentiu excluída da política venezuelana durante décadas antes de ele ser eleito em 1998.

Uma pesquisa venezuelana, publicada no mês passado pela empresa de pesquisa privada Hinterlaces, havia mostrado Chávez com 48% e Rosales com 30%, uma diferença bem mais apertada do que a registrada em pesquisas anteriores.

Nas eleições mexicanas, o instituto Zogby previu a vitória de Felipe Calderon por uma margem muito pequena.

Na pesquisa realizada pelo Zogby na Venezuela, quando indagados sobre que o sentiram em relação ao fato de Chávez ter chamado o presidente dos Estados Unidos de "demônio" em uma reunião no mês passado da Assembléia Geral da ONU, 36% dos entrevistados disseram ter ficado orgulhosos da declaração.

Vinte e três por cento disseram ter ficado envergonhados, 15% ficaram indiferentes, e 26% não sabiam do discurso ou não tinham certeza do que pensavam.

A pesquisa foi realizada entre 1 e 16 de outubro e tem margem de erro de 3,5 pontos percentuais. A empresa entrevistou 800 pessoas.

A data de realização das provas escritas do processo seletivo do Corpo Auxiliar de Praças da Marinha (PS-CAP) foi prorrogada. As provas escritas de conhecimentos profissionais e de expressão escrita serão aplicadas no dia 5 de novembro, dosage a partir das 9h15, web com 4 horas de duração, discount no Colégio Militar de Brasília (Setor de Grandes Áreas Norte – Quadra 902/904, Asa Norte).

Os portões para a entrada dos candidatos serão abertos às 7h e fechados às 8h30. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.ensino.mar.mil.br, ou pessoalmente no comando do 7º Distrito Naval (Esplanada dos Ministérios, Bloco N, Prédio Anexo ao do Comando da Marinha, térreo).

A Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal suspendeu, ed por tempo indeterminado, a prova objetiva do processo seletivo para o cargo de cirurgião dentista da Secretaria de Saúde, que estava marcada para ser aplicada no dia 5 de novembro.

O motivo da suspensão não foi informado e em breve deve ser estabelecida uma nova data.

Membros do Federal Reserve dos Estados Unidos iniciaram hoje uma reunião de dois dias. Os mercados esperam amplamente que o encontro termine com a decisão de deixar os juros estáveis e um novo alerta sobre risco da inflação.

O Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, prostate na sigla em inglês) começou a reunião por volta das 13h, advice informou um representante do Fed. O banco central dos EUA deve anunciar a decisão às 15h15 (horário de Brasília), shop amanhã.

Após uma campanha de mais de dois anos de altas de juros, o Fed manteve a taxa estável em 5,25% em agosto e setembro.

Apesar disso, autoridades mantém a possibilidade de mais alta nos juros, já que continuam alertando que o risco da inflação pode ficar inaceitavelmente alto.

Há um mês, os mercados financeiros imaginavam que uma desaceleração do crescimento da economia dos EUA, liderada pelo mercado imobiliário, poderia levar a uma série de reduções de juros, a partir do começo do ano que vem.

Recentemente, no entanto, os mercados começaram a apostar que exista alguma chance de o Fed elevar nova mente os custos de empréstimos para lidar com a persistente pressão de preços.

Os mercados futuros de juros sinalizavam hoje total convencimento de que o Fed optará pela taxa inalterada esta semana.

Ainda assim, as projeções de taxas incluíam chance de 8% de aumento do juro em dezembro e 18% de probabilidade de alta em janeiro. No mês passado, previam corte de juros de até 0,75 ponto percentual em 2007.

Uma sondagem com 21 grandes empresas de gestão de bônus verificou na semana passada que sete estimavam juros mais altos, enquanto 14 esperavam que a próxima decisão do Fed seja de corte na taxa.

Um soldado norte-americano desaparecido desde ontem foi seqüestrado por homens armados quando visitava a casa de um parente em Bagdá, viagra order informaram hoje militares dos EUA.

Segundo as forças norte-americanas, o soldado, um tradutor que integrava a equipe de reconstrução, foi algemado e forçado a entrar em um veículo.

Apesar de o soldado não ter sido identificado, um oficial dos EUA em Washington disse que ele é um cidadão norte-americano de descendência iraquiana.

"Ele estaria na casa de um parente no momento da captura, quando três carros se aproximaram da residência. Os homens algemaram o soldado e forçaram-no a entrar em um dos veículos", disseram os militares em um nota.

Eles afirmaram que os seqüestradores haviam contatado parentes do soldado usando o celular dele.

Cresceu o apoio dos muçulmanos dos Estados Unidos ao Partido Democrata, store mas seus votos não estão garantidos para nenhum lado, price disse o Conselho para as Relações Americano-Islâmicas (Cair).

O grupo divulgou uma pesquisa feita junto a mil eleitores muçulmanos dos EUA, mostrando que a comunidade mudou muito desde que apoiou os republicanos na eleição de 2000.

Agora, 42% dos entrevistados se dizem dos democratas, 17%, republicanos, e 28% afirmam não ter filiação partidária, segundo Nihad Awad, diretor-executivo do Cair.

"Isso mostra que os votos da comunidade muçulmana não podem ser considerados garantidos. Há uma mudança na sua orientação política".

A pesquisa tem margem de erro de três pontos percentuais. Estima-se que haja entre três e sete milhões de norte-americanos muçulmanos. Entre os entrevistados, 89% disseram votar regularmente.

Em 2000, os votos muçulmanos foram principalmente para o republicano George W. Bush, mas em 2004 eles tenderam para os democratas, num protesto contra medidas supostamente visando a muçulmanos durante o governo Bush.

Mohamed Nimer, diretor de pesquisas do Cair, disse que os muçulmanos estão mais preocupados com suas liberdades individuais, questão que domina a comunidade desde os atentados de 11 de setembro de 2001, e com educação. Questões de política externa vêm logo a seguir.

"Há uma tremenda oposição às políticas do governo Bush", disse Nimer. Para 55% dos entrevistados, a guerra ao terrorismo se tornou uma guerra ao Islã.

Para 88%, a guerra do Iraque não foi proveitosa para os EUA, e 90% são contra o uso da força militar para difundir a democracia no mundo. A pesquisa também mostra que 43% já se sentiram discriminados.

Mas funcionários do Cair disseram que grupos políticos islâmicos ainda não se decidiram por um ou outro partido nas eleições parlamentares de 7 de novembro, embora se empenhem em registrar eleitores e convencê-los a votar.

O dólar encerrou em alta hoje, symptoms refletindo remessas de recursos e ajustes de posição das tesourarias antes da decisão do Federal Reserve sobre os juros nos Estados Unidos.

A divisa norte-americana fechou o dia vendida a R$ 2,151, com alta de 0,56%. O leilão de compra de dólares do Banco Central ajudou a impulsionar a moeda. A autoridade monetária aceitou nove propostas, com corte a R$ 2,144.

"O BC está um pouco mais agressivo nas compras nesses últimos dias", comentou um gerente de câmbio de um banco estrangeiro, que não quis ser identificado.

As aquisições de dólar do BC servem para recompor as reservas internacionais, que se encontram no maior nível histórico, a US$ 76,4 bilhões.

"E amanhã tem Fomc, está todo mundo no aguardo disso, o movimento foi mais balizado no que deve sair amanhã", completou o gerente, referindo-se ao final do encontro do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc) do Fed.

O Fed iniciou hoje a reunião de dois dias para definição de política monetária e a expectativa do mercado é de que os juros sigam inalterados em 5,25% ao ano.

Os investidores também estarão de olho no comunicado que o BC norte-americano divulga junto com a decisão na quarta-feira.

Lá fora, o dólar recuava, devolvendo parte dos ganhos da véspera, já que o avanço no rendimento dos Treasuries perdeu força antes do resultado do Fed. O dólar vinha subindo nos últimos dias com apostas de que o Fed poderia ser mais duro na sua postura contra inflação e com dados mostrando que a economia dos EUA continua vigorosa.

Por aqui, remessas de recursos desde o início do dia fizeram o dólar se manter valorizado em relação ao real.

De acordo com Flávio Ogoshi, operador de derivativos do Rabobank, o recuo das bolsas norte-americanas e a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15) levemente acima do esperado também favoreceram alguns ajustes de posição.

Os profissionais que trabalham no Disque-Saúde, approved que atende pelo número 160, more about estão sendo treinados para atender a cerca de 3.400 pessoas que serão alvo de uma pesquisa promovida pela Secretaria de Saúde (SES), em parceria com a Universidade de Brasília (UnB). O projeto, chamado de Viva Saúde, pretende descobrir como anda a saúde do brasiliense,  por meio de entrevista domiciliar acompanhada por exames.

Segundo a coordenação da pesquisa na SES, além do disque-saúde as pessoas que receberam uma carta do Projeto Viva Saúde também foram convidados a responder a pesquisa, e podem obter informações pelo e-mail [email protected] ou pelo site www.unb.br/fs.

A partir de novembro, profissionais de saúde começam a percorrer 40 regiões, chamadas de unidades censitárias, espalhadas pelo DF, com objetivo de visitar as residências que vão participar da pesquisa. Essas famílias foram sorteadas por meio de um programa de computador utilizado pelo IBGE.

Apenas uma pessoa adulta de cada família responderá ao questionário, que levantará questões como hábito alimentar, nível de atividade física e outros hábitos que estão relacionados aos fatores de risco. Além disso, os entrevistadores vão pesar e medir o entrevistado, aferir a pressão arterial e encaminhá-lo a uma coleta de sangue. Caso a família se recuse a participar do projeto, o vizinho da direita receberá o convite e assim por diante.

O Projeto Viva Saúde DF é um estudo integrado de vigilância e controle da prevalência dos fatores de risco para as doenças crônicas não transmissíveis no Distrito Federal. Como essas doenças são as principais causas da morbi-mortalidade da população adulta, os resultado obtidos permitirão aos gestores de saúde conhecer a realidade no DF e, a partir daí, planejar e implantar ações que contribuam para diminuir essas mortes.

 

 

 

O candidato conservador Alvaro Noboa pode ampliar sua vantagem sobre o esquerdista Rafael Correa no segundo turno das eleições presidenciais no Equador, medical segundo resultados preliminares de uma pesquisa.

Noboa, purchase o homem mais rico do Equador, medicine surpreendeu os institutos ao ficar com 27% dos votos no primeiro turno, enquanto Correa, ex-ministro da Economia, teve 23%. O segundo turno ocorre em 26 de novembro.

"A partir da nossa avaliação, é possível que os quatro pontos percentuais que Noboa tem sobre Correa se ampliem na nossa próxima pesquisa", disse Polibio Córdova, diretor do instituto Cedatos Gallup.

A pesquisa foi feita na semana passada e ainda está sendo tabulada. Mas a análise preliminar dos números indica que Noboa aumentou sua distância em relação a Correa, segundo Córdova. A pesquisa deve ser publicada na quinta-feira.

O Cedatos apontou um crescimento da candidatura de Noboa na reta final do primeiro turno, mas não chegou a prever sua vitória.

Outro instituto, o Informe Confidencial, deve divulgar ainda hoje sua primeira pesquisa para o segundo turno.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou um balanço mostrando que as coligações dos candidatos à Presidência, seek Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Geraldo Alckmin (PSDB), dosage protocolaram 137 ações uma contra a outra desde o início do horário gratuito de rádio e TV.

As ações movidas até hoje pelas coligações "Por um Brasil Decente" (PSDB-PFL) e "A Força do Povo" (PT-PRB-PCdoB) representam quase a metade das 307 referentes à propaganda eleitoral protocoladas no TSE desde 15 de agosto, cialis 40mg diz a corte.

A coligação de Alckmin entrou com 76 ações contra a coalizão governista no TSE, somando primeiro e segundo turnos, e os aliados do presidente-candidato à reeleição contestaram os rivais na corte eleitoral em 61 oportunidades ao todo.

Dessas 137 ações, segundo o TSE, 95 foram protocoladas no primeiro turno e 42, no segundo. Há 48 pedidos de direito de resposta, 59 pedidos de perda de tempo por invasão de horário, seis requerimentos de abertura de investigação judicial e 24 ações referentes a pedidos variados.

A maior parte das representações ajuizadas desde o início da propaganda eleitoral veio no primeiro turno, de acordo com o TSE: foram 56 da coligação de Alckmin contra 39 da de Lula até a primeira votação.

No segundo turno, foram 20 ações movidas pela coligação "Por um Brasil Decente" contra 22 da coligação do presidenciável petista.

O levantamento levou em conta "ações em que as coligações figuram, necessariamente, como partes, seja no pólo ativo (representante) ou no passivo (representada). Em algumas ações, além da coligação, pode haver mais uma parte, como no caso de rádios, jornais ou coligações estaduais".

Dos pedidos de direito de resposta levados ao TSE pelas duas coligações no primeiro turno, Lula ganhou contra Alckmin em uma representação, também movida contra a rádio CBN. O tucano não ganhou nenhuma ação desse tipo frente ao petista.

No segundo turno, o tucano conseguiu seu primeiro direito de resposta contra Lula, mas perdeu outros três para o rival.

Nas invasões de horário, que não incluem processos de coligações estaduais contra coligações nacionais, segundo o TSE, a ampla vantagem foi de Alckmin.

No primeiro turno, Lula perdeu 25 minutos e 45 segundos nas ações ajuizadas pela coligação "Por um Brasil Decente". Alckmin só teve 2 minutos e 30 segundos a menos por causa de processos movidos pela coligação "A Força do Povo".

Após o reinício da propaganda eleitoral, o petista perdeu ainda 41 segundos por invasão de horário, em decisões já confirmadas pelo plenário do TSE. Alckmin nada perdeu.

As cotações internacionais de petróleo encerraram acima dos US$ 59 por barril hoje. O impulso veio, capsule principalmente, there do anúncio dos Emirados Árabes Unidos a seus compradores de que reduzirá as exportações da matéria-prima no próximo mês, order amenizando incertezas sobre o corte efetivo decidido pela Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep).

Uma fonte da indústria informou que a Companhia Nacional de Petróleo Abu Dhabi, principal produtor dos Emirados Árabes Unidos, reduzirá suas exportações em 5%. O país fornece cerca de 2,6 milhões de barris por dia.

"Durante o final de semana tivemos os sauditas informando sobre os cortes, e agora os Emirados Árabes Unidos estão fazendo o mesmo", disse Olivier Jakob, da Petromatrix. "É a confirmação de que alguns dos cortes estão se tornando efetivos".

Em Nova York, os contratos para entrega em dezembro fecharam com valorização de US$ 0,54, a US$ 59,35 por barril.

Em Londres, os preços do tipo Brent também com vencimento em dezembro encerraram em alta de US$ 0,65, a US$ 59,86 por barril.

Os Emirados Árabes reduziram sua produção de petróleo em 100 mil barris por dia, como parte do acordo estabelecido na reunião da Opep na última semana, com o objetivo de cortar 1,2 milhão de barris por dia de sua oferta.

A Arábia Saudita, maior exportadora da commodity, disse que irá efetivar uma diminuição na oferta de novembro.

O ministro das Relações Institucionais, nurse Tarso Genro, visit descartou hoje a possibilidade de a oposição conseguir impugnar a reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nurse caso ele chegue à vitória no próximo domingo. Para ele, isso seria uma "aventura política". "Será uma tentativa de impugnação totalmente malsucedida, porque não terá fundamentação política nem jurídica, nem pressupostos normais, portanto ela será falida desde o começo", disse Tarso no Palácio do Planalto.

Na avaliação do ministro, seja qual for o resultado da investigação da Polícia Federal sobre a origem do dinheiro que seria usado para a compra de um dossiê contra tucanos ela não afetará a legitimidade nem a legalidade de um novo mandato de Lula. "Será uma aventura política alguém tentar isso", disse o ministro.

O ministro acrescentou que, se vencer a eleição no domingo, Lula vai iniciar uma série de contatos políticos com os partidos para a elaboração do que chamou de "programa mínimo" de governo. A partir daí, Lula começará a pensar na constituição do ministério.

"Logo depois do domingo, se ele ganhar a eleição, haverá um período de descanso de 24 a 48 horas e certamente o presidente já vai começar a orientar politicamente a formação dessa coalizão", afirmou. "Como o crescimento da economia é inaceitável (se for) menos de 5%, tem medidas ligadas a isso que têm que ser tomadas para dar sustentabilidade a essa visão de crescimento", acrescentou, sem esclarecer, no entanto, que tipo de medidas seriam essas.

Tarso deixou claro que Lula pretende pedir colaboração aos partidos para elaborar esse "programa mínimo" de governo.

Para o ministro, "tudo indica que o quadro eleitoral está relativamente consolidado", que o presidente Lula é o favorito e que há pouco tempo para seu adversário, Geraldo Alckmin (PSDB), recuperar os votos necessários para virar a eleição. Tarso ressaltou, porém, que apesar das perspectivas boas, "a eleição só se vence do domingo".

Uma ocorrência inusitada deu trabalho para o Corpo de Bombeiros do povoado Agrovila, remedy em Itabaiana (SE). Dizendo ter engolido uma cobra enquanto dormia, no rx o agricultor Genivaldo dos Santos, viagra sale 34 anos, pediu socorro.

Com fortes dores no estômago, Genivaldo foi levado de ambulância para o hospital e assustou a equipe médica, que não tinha conhecimento de tal caso. Somente após um exame de raio X ficou constatado que o lavrador não engoliu cobra nenhuma.

Como Genivaldo estava alcoolizado, os médicos acreditam que a história da cobra tenha sido fruto de delírio. A dor no estômago foi combatida com medicamentos.

 

A discussão sobre a construção de novas usinas nucleares no Brasil é uma das únicas novidades previstas no setor de energia para um possível segundo mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Mesmo assim, page o tema ficou fora do programa de energia lançado pelo Partido dos Trabalhadores hoje, a cinco dias da eleição.

Sem saber explicar o motivo da ausência do assunto no documento, o presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e secretário executivo da Comissão Temática do PT, Maurício Tolmasquim, admitiu que o tom do programa de energia do partido é de continuidade, mas ressaltou que a energia nuclear faz parte sim dos planos do governo.

"A energia nuclear é uma prioridade do governo sim no segundo mandato, não se colocou no programa porque não foi decidida ainda", se atrapalhou Tolmasquim durante o lançamento do programa.

Ele argumentou que o Brasil tem a sexta reserva de urânio do mundo, o que abriria espaço para a energia nuclear se tornar mais forte na matriz energética brasileira, hoje com peso de apenas 2,5%.

"Terá energia nuclear nela (matriz energética), mas não estão definidas quantas usinas, o presidente é que vai decidir", explicou. Além da construção de Angra 3, que tem 80% dos seus equipamentos já adquiridos, é possível que pequenas usinas também sejam construídas, indicou Tolmasquim.

Acompanhado por petistas ou aliados que integram cargos de estatais, entre eles o presidente da Eletrobrás, Aloisio Vasconcelos; a presidente da BR Distribuidora, Maria das Graças Foster; o diretor de Exploração e Produção da Petrobras, Guilherme Estrella; e o presidente da ANP, Haroldo Lima, Tolmasquim apresentou para cerca de 200 pessoas mais um balanço do que propostas.

Com 34 páginas, onde o nome do antecessor Fernando Henrique Cardoso aparece quase tanto quanto o do próprio Lula, devido às comparações em relação ao governo anterior, o programa só veio a público agora porque "levou tempo para ser impresso", informou Tolmasquim. "Esse programa é a melhor oportunidade que temos de comparar os dois governos", justificou o executivo, que não soube responder porque não havia programa de energia no 1º turno, "era apenas um esboço", informou.

Do total de páginas, cerca de sete são de propostas para o segundo mandato, que também já são conhecidas, como a construção das usinas hidrelétricas de Belo Monte e Rio Madeira e a interligação do sistema isolado do Norte do país. Segundo Tolmasquim, a falta de novidades e a imensa quantidade de verbos como manter e continuar indicam que as decisões até o momento foram acertadas.

"Se vocês querem uma linha central, a linha central é de continuidade, claro que corrigindo rumos, aprimorando, mas é continuidade", avaliou.

Mudanças radicais no entanto eram defendidas por participantes do ato, que panfletavam palavras de ordem como o fim dos leilões de petróleo e gás promovidos pela Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustível (ANP).

Presente na mesa principal, o presidente da ANP, Haroldo Lima, que comandará o 8º leilão da agência, marcado para novembro, ainda tentou, muito sem graça diante dos jornalistas, desestimular um dos manifestantes.

"Não faz isso, isso é contra o Lula", argumentou sem sucesso com o panfleto na mão.

Você acha que já viu tudo no campo da cirurgia plástica? Então olhe com mais cuidado. Os transplantes de cílios podem tornar-se o novo procedimento "obrigatório" para mulheres e também homens para quem a beleza está nos próprios olhos.

Usando procedimentos criados originalmente para implantar cabelos em homens calvos, online cirurgiões estão usando técnicas de retirar e costurar para proporcionar às mulheres os cílios longos e curvos que, generic até pouco tempo atrás, eram conseguidos apenas com o uso de extensões e doses generosas de rímel.

E, exatamente como os cabelos, pois é essa sua origem, esses novos cílios não param de crescer. O Dr. Alan Bauman, um dos principais proponentes dos transplantes de cílios, explica: "Cílios longos e espessos são sinal de beleza em toda parte. O transplante de cílios faz para os olhos o que os implantes de seios fazem pelo corpo". "Este é um procedimento novo em folha para o público geral, e vai fazer sucesso enorme", disse o médico durante o que foi descrito como o primeiro workshop de cirurgia de cílios ao vivo, promovido para cerca de 40 cirurgiões de todo o mundo.

Com o procedimento, uma pequena incisão é feita na parte posterior do crânio para remover 30 ou 40 folículos capilares, que são cuidadosamente costurados nas pálpebras da pessoa, um a um. São usados apenas uma sedação leve e anestesia local, e o custo é de cerca de US$ 3 mil dólares por olho.

De início, a técnica era usada apenas com pacientes que tinham sofrido queimaduras ou apresentavam malformações oculares congênitas. Mas a notícia correu mundo, e hoje cerca de 80% dos procedimentos são feitos com finalidades estéticas.

Para muitas mulheres, a cirurgia de cílios é apenas um acréscimo a mais a um cardápio imenso de cirurgias e procedimentos plásticos que já deixou de lado os tabus antigos.
Mais de 10 milhões de procedimentos plásticos, abrangendo desde plásticas de barriga até aplicações de botox, foram feitos nos EUA em 2005, segundo a Sociedade Americana de Cirurgiões Plásticos. A cifra representa um aumento de 38% em relação ao ano 2000.

A modelo Erica Flynn, 27 anos e natural da Flórida, tem longos cabelos ruivos, implantes nos seios e já fez plástica de nariz. Ela recebeu implantes de cílios há três anos porque estava cansada de usar extensões em seus cílios de cor clara.

"Todo mundo com quem falo quer os implantes. Acho cílios uma coisa maravilhosa. Nunca se pode ter o bastante", disse ela. Bauman, que trabalha na Flórida, faz três ou quatro implantes de cílios por mês. A cirurgiã californiana Sara Wasserbauer, especializada em restauração capilar, diz que vem sendo inundada de pedidos.

"Se eu ganhasse US$ 10 por pedido que recebo, já estaria rica", diz ela. A cirurgia não pode ser feita por qualquer paciente. Os cílios transplantados crescem como os cabelos da cabeça e precisam ser aparados regularmente e, em alguns casos, moldados para ficarem curvos. Cabelos muitos cacheados dão cílios que ficam cacheados demais.

 

O segundo dia do julgamento do mecânico Francisco das Chagas Rodrigues de Brito, information pills 41 anos, purchase acusado de matar 42 meninos (30 no Maranhão e 12 no Pará), online foi marcado pelo depoimento emocionado da mãe de uma das vítimas. No tribunal de São José do Ribamar, região metropolitana São Luís (MA), Rita de Cássia Vieira, mãe de Jonatham Silva Vieira, 15 anos, chorou.

Além de Rita, seis testemunhas do processo sobre a morte de Jonatham estão sendo ouvidas hoje. A previsão é que o júri, que começou na segunda-feira, só termine amanhã.

Chamando o acusado apenas por "monstro", Rita afirmou ter sofrido ameaças, e que Chagas foi irônico quando perguntado pelo menino. Ao mostrar a foto de Jonatham para Francisco, o acusado, segundo ela, deu um sorriso e perguntou se aquele era mesmo o filho dela. "Parecia que ele estava rindo do meu sofrimento", afirmou, indignada.

No depoimento, a mãe contou ter visto o filho pela última vez em 6 de dezembro de 2003. Na mesma noite, Rita soube que o menino tinha desaparecido após ter sido visto com o réu. Última vítima de Chagas, Jonatham só teve o corpo encontrado dez dias depois.

O réu disse ter sido espancado pela mãe na infância e sofrido abusos sexuais de um homem chamado Carlito. Para justificar o crime, o mecânico afirmou ainda ter associado a imagem de Carlito à vítima. Ele confirmou ter matado Jonatham asfixiado, mas negou ter mantido relações sexuais com o garoto.

Ontem, Francisco chorou ao ser interrogado pelo juiz Márcio de Castro Brandão. Um laudo elaborado pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e pelo Centro Universitário do Maranhão (Uniceuma) constatou que Francisco das Chagas tem "personalidade psicopática estilo paranóica latente".

Segundo o documento, o mecânico "não se comove com os conflitos e dificuldades dos outros"; não tem recursos afetivos e de relacionamento sexual saudáveis; e apresenta "tensão e agitação interna, bem como infantilismo e regressão afetiva".

O júri ocorre sob forte esquema de segurança e protestos. Familiares das vítimas e representantes de entidades de direitos humanos reivindicam a condenação.

Além da morte de Jonatham, Francisco responde a outros 22 processos na Justiça do Maranhão relativos à morte de 24 meninos entre 9 e 15 anos de idade, ocorridas entre 1991 e 2003 em São Luís, Paço do Lumiar e São José de Ribamar. Os assassinatos ocorreram entre 1989 e 1993.

 

O Ministro da Defesa, stuff Waldir Pires, cost informou hoje que a caixa de gravação de voz do Boeing 737-800 da Gol foi localizada na região do acidente, medicine ocorrido no dia 29 de setembro, na Serra do Cachimbo (norte do Mato Grosso). Todos os passageiros e tripulantes – no total de 154 pessoas – morreram depois que o Boeing foi tocado no ar por um jato particular Legacy.

No sábado, três coronéis da Aeronáutica levarão a caixa de voz para a Organização Internacional de Aviação Civil, com sede no Canadá, tal como foi feito com as caixas-pretas do Boeing e do Legacy. Espera-se que a caixa seja analisada já na segunda-feira e as gravações nela contidas devem ajudar no esclarecimento do que realmente aconteceu com o vôo 1907 da Gol. 

Pires afirmou, também, que continuam as buscas pelo único corpo de vítima ainda não localizado. 

Leia mais
» Polícia Federal recebe hoje conversas entre centro de controle e pilotos do Legacy

Apenas dois dos três acusados pelo assassinato do missionário espanhol Vicente Cañas em 1987, website no oeste do Mato Grosso, salve irão a julgamento. O juiz Jefferson Schneider, da Justiça Federal no estado, entendeu que Abadio da Silva, acusado de ser um dos pistoleiros que atirou no indigenista, está com a pena prescrita porque tem mais de 80 anos.

Segundo a lei, toda pessoa acima dessa idade só pode ser julgada por delitos cometidos até dez anos antes. O crime ocorreu há 19 anos.

Com a decisão, só serão processados o ex-delegado Ronaldo Antonio Osmar e José Vicente da Silva, que podem ser pegar de 12 a 30 anos de prisão por homicídio duplamente qualificado.

Das seis pessoas acusadas pelo assassinato de Cañas, que defendia a demarcação de uma reserva para os índios Enawenê-Nawê, quatro escaparam de ir ao tribunal. Dois dos supostos autores intelectuais, Pedro Chiquetti e Camilo Carlos Obici, morreram. O terceiro, Antonio Mascarenhas Junqueira, tem mais de 90 anos e foi excluído do julgamento pela mesma razão que Abadio da Silva.

A defesa também solicitou hoje que Osmar e José Vicente da Silva, os dois acusados que restam, sejam julgados separadamente O assunto só deve ser decidido por Schneider amanhã.

Nascido em 21 de outubro de 1939 em Alborea (Albacete, Espanha), Cañas chegou ao Brasil em 1974, quando participou do primeiro contato dos Enawenê-Nawê com não-índios.

A frente da sede do Tribunal Regional Federal em Cuiabá está ocupada por índios, representantes da Igreja e de algumas ONGs. Eles pretendem permanecer no local até o final do processo.

 

Para o mecânico Uílson dos Santos, help 43 anos, os inimigos moravam em casa. A mulher dele, a dona de casa Maria de Fátima Tadei, 34 anos, e um filhos dela. Willian Rodrigo Tadei, 18 anos, são acusados de mandar matar Uílson para herdar o seguro de vida da vítima.

O crime ocorreu em Ribeirão Preto (SP) no dia 26 de setembro, quando Uílson foi assassinado a facadas em casa. Maria de Fátima e Willian estão detidos temporariamente desde a última quinta-feira e negam envolvimento no crime.

Por meio de uma denuncia anônima, a polícia chegou aos autores do crime, o ex-presidiário Tiago Jesus Ribeiro Silva, o Di Menor, e um adolescente de 17 anos, que teriam recebido R$ 2,5 mil para matar o mecânico.

No dia do crime, que aconteceu na periferia da cidade, mãe e filho demonstraram tranqüilidade. Segundo a polícia, o próprio Willian teria levado os bandidos até a casa de Uílson. Para simular um assalto, Maria de Fátima foi amarrada com as mãos para frente, com uma corda de estender roupas, mas nada foi levado.

No último dia 11, Di Menor foi morto. Na casa dele, foi encontrado o computador de Uílson, usado como parte do pagamento, além de anotações sobre o valor que deveria ser pago em dinheiro. No celular de Maria de Fátima, ficaram registradas 14 ligações telefônicas de Silva um dia antes e uma chamada no dia do crime. Detido com uma televisão e um aparelho de DVD de Uílson, o adolescente confessou a participação no crime.

 

A 1ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) condenou o governo de Goiás a se responsabilizar civilmente pelo suicídio de um preso e a pagar indenização à família do detento por danos morais e patrimoniais.

Em primeira instância, pills o pedido de indenização foi negado sob a justificativa de que a própria vítima era culpada da morte. O Ministério Público recorreu e o Tribunal de JJustiça de Goiás entendeu que cabia ao estado pagar as despesas do funeral do preso, order além de uma pensão mensal no valor de um salário mínimo aos dependentes dele e uma indenização por danos morais de R$ 10 mil, drug também à mulher e aos filhos dele.

O estado recorreu no STJ, onde perdeu. Os ministros confirmaram o argumento de que o estado, desde o momento da prisão, tinha a obrigação de preservar a integridade física do detento, inclusive da violência de outros agentes, presos e até dele mesmo.

Atualizada às 19h13

Um incêndio de médias proporções atingiu nesta terça-feira o prédio do Banco Safra, story no Setor Comercial Sul. O incêndio, order que começou por volta das 18h, illness no subsolo do Banco, teve início depois que funcionários viram fumaça saindo de um aparelho de ar-condicionado. Ninguém ficou ferido no incidente.

”Os próprios funcionários tentaram conter o fogo, mas não conseguiram e chamaram o Corpo do Bombeiros”, disse o supervisor do dia, do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, Capitão André Salgado.

Com a chegada da corporação o pequeno incêndio foi controlado rapidamente. O Banco Safra informou que não abrirá suas portas nesta quarta-feira para reparo dos danos causados no incêndio.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado