Menu
Brasília

Importância dos animais no desenvolvimento social de crianças

O projeto Fazendinha está em Brasília e o objetivo é aproximar e desmistificar a relação e aproximação entre crianças e animais

Redação Jornal de Brasília

04/10/2019 18h06

Foto: Henrique Kotnick

Paula Beatriz
[email protected]

Você gosta de animais? Tem medo? As crianças que você conhece têm contato com animais? Neste ano o projeto Fazendinha está em Brasília, com sua 3ª edição. O objetivo do projeto é aproximar e desmistificar a relação e aproximação entre crianças e animais. 

Jorciane Lima é a idealizadora do projeto e conta que a ideia surgiu quando viu sua filha brincando com as amigas e todas elas estavam com medo dos animais que passavam próximo à residência. Desde então ela decidiu criar o projeto.

Jorciane mora em uma fazenda próximo ao Gama e decidiu trazer alguns dos seus animais para a Fazendinha. No local as crianças podem tirar o leite da vaca, colher ovos, brincar com os animais, montar nos cavalos e fazer comidas em fogão a lenha. 

Confira entrevista:

Segundo especialistas o convívio das crianças com os animais gera senso de responsabilidade desde cedo, além de facilitar o desenvolvimento social. 

Jorciane explica que muitas crianças altistas foram ao projeto neste ano e tiveram uma experiencia emocionante. “Algumas crianças autistas, que não gostam muito de falar, passaram por aqui e pudemos ver nitidamente uma melhora na abertura para conversar com a presença doa animais”, disse a idealizadora. 

Uma pesquisa realizada pela Revista Crescer conta quais são os principais benefícios de crianças que crescem em contato com animais.

  • Crianças que convivem com animais têm menos probabilidade de sofrer de ansiedade infantil
  • Crianças com cachorros fazem mais exercícios físicos
  • Crianças que têm contato com os animais de desenvolvem melhor as habilidades sociais
  • O contato com animais durante a infância diminui risco de asma e alergias
  • No contato diário, crianças e animais aprendem a controlar impulsos

Esta já é a terceira edição em Brasília e a segunda que acontece no Parque da Cidade. Neste ano a Fazendinha está localizada no estacionamento 6 do Parque. 

Fazendinha 

  • Local: estacionamento 6 do Parque da Cidade 
  • Horário: a partir das 8h 
  • Valor: 10,00 para crianças a partir de 6 meses. Adultos não pagam

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado