fbpx
Siga o Jornal de Brasília

Cidades

IGESDF realizou mais de 89 mil exames radiológicos em três meses

As UPAs realizam exame de raios X. Os hospitais de Base e de Santa Maria fazem, além dos raios X, tomografias, ecografias, mamografias densitometria óssea

Aline Rocha

Publicado

em

Foto: Davidyson Damasceno/IGESDF
PUBLICIDADE

Da Redação
[email protected]

O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IGESDF) ampliou o serviço de uma empresa especializada em radiologia que prestava serviço no Hospital de Base (HB). O serviço está sendo oferecido nas seis Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e no Hospital Regional de Santa Maria (HRSM). Apenas nos três primeiros meses da mudança, completados no último dia 22, foram realizados 89.893 atendimentos. 

Desde então, o IGESDF passou a realizar uma média de 30 mil exames mensalmente. Uma das mudanças foi o investimento em tecnologia, que permite que os médicos tenham acesso aos exames de qualquer unidade por meio de um portal web, ou seja, um exame feito em uma UPA poderá ser consultado no Hospital de Base ou no de Santa Maria e vice-versa. O exame fica no histórico do paciente para que o médico consulte e faça comparativos.

O diretor-presidente do IGESDF, Francisco Araújo, informa que outro benefício alcançado com o novo modelo é a rapidez na conclusão dos exames radiológicos. Os pacientes recebem os resultados e levam os laudos para casa em até três horas depois da realização dos exames. Isso só foi possível porque, segundo ele, “mais profissionais estão reforçando o serviço, e assegurando que 100% dos exames tenham laudo”. Antes, principalmente nas UPAs, nem todos os resultados eram acompanhados do parecer técnico por falta de recursos humanos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A gerente da radiologia do Hospital de Santa Maria, Mariana de Almeida Faria, informa que a prioridade do atendimento da radiologia são os pacientes da emergência e os internados. “Contávamos com 26 vagas por dia, pela manhã e tarde, que eram destinadas a esses atendimentos distribuídos entre ultrassonogragria, tomografia e mamografia; com a chegada da equipe, conseguimos aumentar de imediato o número de vagas diárias para 100”, acrescentou a gerente.

Foto: Davidyson Damasceno/IGESDF

Atualmente, as UPAs realizam exame de raios X. Já os hospitais de Base e de Santa Maria fazem, além dos raios X, tomografias, ecografias, mamografias densitometria óssea. Todos os equipamentos receberam manutenção, feita pelo IGESDF, e estão em perfeito funcionamento. Agora, a empresa vai assegurar a continuidade de vistorias e possíveis reparos necessários para que os equipamentos não fiquem parados.

A empresa é responsável por garantir o efetivo necessário de técnicos em radiologias nas UPAs. Além dos técnicos em radiologia, equipe de enfermagem, auxiliar médico, médico radiologista e recepcionista atuam 24 horas por dia nos dois hospitais e nas seis UPAS do Distrito Federal.




Leia também


Publicidade
Publicidade
Publicidade